Quem foi Maomé?
Maomé fundou o islamismo de modo dramático: Atacou Meca a sua cidade natal (hoje, por isso mesmo, cidade considerada sagrada por seus seguidores) em aliança com os judeus (hoje curiosamente, inimigos mortais dos mesmos muculmanos.
Havia 622 anos, Jesus tinha nascido, Maomé tinha 52 anos e seis filhos - todos de sua única mulher Cadíja, morta 3 anos antes.
Foi um homm monogâmico em uma cultura que lhe dava o direito de ter uma companheira e mais 20 concubinas.
Meca não chegava a ser uma capital porque o mundo árabe se organizava em tribos independentes. Muitos árabes eram cristãos, a maioria seguia doutrinas antigas, vindas do Egito e da Persia. A confusão espiritual era tão grande que, só em Meca, se adoravam 360 deuses.
Aí Maomé viu uma oportunidade e tratou de vender entre os árabes uma postura contrária ao politeismo
( adoração de vários deuses)
Aí fundou o Islamismo, inspirado no cristianismo e no judaismo, cuja idéia central era a crença em um só Deus (monoteismo)
Em árabe a palavra I S L Ã quer dizer " submissão".
Maomé era fã de Jesus Cristo e fundou uma religião que hoje só perde para o proprio Cristianismo em número de fiéis.
O cerco e as adversidades sofridas em virtude daquelas idéias sobre o monoteísmo (adoração de um só deus), esgotaram a saúde de sua mulher Cadija, levando-a à morte , conta a historiadora americana Karen Armstrong, biógrafa de Maomé, pouco antes do grupo dele fugir da Meca em 622 ( ano que começa o calendário MUculmano. Essa fuga recebeu o nome de Hégira.
Vinte anos depois da sua morte aos 62 anos, o novo Estado já havia crescido e derrotado os dois maiores impérios, o bizantino e o persa.
Menos de 100 anos depois de fundar o Islã, o território muculmano tinha 4.000 quilometros de extensão - os seguidores de Maomé, se estendiam da Libia, no Mediterraneo, até o Irã , na Asia.
__________________________________________
Lendo e Aprendendo
Assim como tem uma lenda brasileira que diz que a mandioca nasceu na cova onde foi enterrada a india chamada Mani. Os muculmanos tem uma lenda que diz que o arroz nasceu de uma gota do suor de Maomé.
Nenhum comentário:
Postar um comentário