sábado, 15 de junho de 2019

A PROPINA





"O Dinheiro é a essência alienada do trabalho e da 
existência do homem; a essência domina-o e ele adora-a"
(Karl Marx)


A palavra propina vem da Grécia antiga, onde identificava o ato de pagar um copo ou garrafa de bebida para a pessoa que apresentava bom rendimento em suas funções.
Aplicada à língua portuguesa, teve o significado de "pequena gratificação" ou "gorjeta", logicamente dada por alguém satisfeito com o serviço ou favor recebido. Em Portugal  serve para referenciar o valor pago pelo ano escolar.
Isto é algo normal e muito próprio das relações humanas e sociais. Mas, no Brasil. a propina é conhecida desde a República Velha (1889-1930), ela  terminou com a deposição do presidente Washington Luis através da Revolução de 1930, como método ilícito para o enriquecimento através da função pública, o que nos leva a concluir, sem qualquer pesquisa histórica, que a corrupção está presente na administração pública local há pelo menos um século.
Temos conhecimentos escalabrosos  na área dos esportes, onde o dinheiro fácil sepultou o conceito da "mente sã em corpo são", no funcionalismo, na competição empresarial e praticamente em todo lugar onde há relação entre o homem, o poder e o lucro (característica do modo de produção capitalista).
Ninguém é capaz de ter certeza de que em uma obra, por menor que seja, está isenta de alguém auferindo vantagem indevida mesmo que  seja aquele modesto litrinho de cachaça para o fiscal fazer vistas grossas a uma suposta irregularidade de execução ou para o atendente furar a fila  na tramitação do processo de autorização ou vistoria.


Vejam agora o mentes prodigiosas falaram sobre o dinheiro:

"Se um amigo te pede dinheiro emprestado, pense bem qual dos dois preferes perder; o amigo ou o dinheiro" (Mark Twain)

"O cofre do banco contém apenas dinheiro. Frustrar-se-á quem pensar que nele encontrará riqueza." (Carlos Drummond de Andrade)

Para concluir agora eu digo:
Uma coisa eu aprendi desde pequeno, que a parte mais sensível do corpo humano é o bolso. O governo sabe disso, por isso qualquer erro ele aplica multa, mexe na parte mais sensível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário