segunda-feira, 18 de junho de 2018

A IMIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL




 Olha aí japoneses cuidando da plantação de café


Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida  (Vinicius de Moraes)


Todo dia 18 de junho é comemorado em todo Brasil o aniversário da chegada da Imigração japonesa no Brasil. Hoje  estamos comemorando 110 anos.
Em Marília as primeiras famílias chegaram por volta de 1926, três anos antes da fundação do município, que se deu em 04 de abril de 1929. Deram grande contribuição para o desenvolvimento da cidade, sendo reconhecidos até os dias atuais.
Que tenham paz  e saúde para seguir a linha do  trevo de 4 folhas que representa a esperança e o renascimento da vida.
Esta frase faz referência à primeira planta que brotou após a destruição atômica de Hiroshima e Nagasaki em 1945, d alto significado para os japoneses.

Logo abaixo vem frases que eu li e passo para vocês:

"As dificuldades são como as montanhas.
Elas só se aplainam quando avançamos sobre elas" Esse provérbio explica bem a saga japonesa na imigração para o Brasil.
E aqui arraigaram, muito fazendo por este país"

"Há 110 anos o Kasato Maru presenteou o Brasil com um povo ordeiro, trabalhador e empreendedor. O país ganhou os japoneses e os imigrantes japoneses ganharam uma casa nova."

"O nosso agradecimento pelo trabalho dos japoneses que aqui chegaram há 110 anos e ajudaram o Brasil a crescer."

"Marília e toda região são  gratas pelo comércio e indústria conduzidas especialmente pelas mãos e a visão do povo japones."

"Parabenizamos toda a comunidade japonesa pela passagem dos 110 anos da presença no Brasil. Anos que representam desbravamento, superação, dedicação, integrção e crescimento."

"Que o povo japones continue a nos ensinar por  muitos  séculos!"

"Para aqueles japoneses que ficaram na história, nossos maiores agradecimentos por terem decidido vir ao  Brasil crescer perante as dificuldades e firmar os conceitos de honra, dedicação e respeito."

"No dia 18 de junho de 1908 chegou ao Brasil, no porto de Santos, o navio Kasato Maru trazendo as primeiras 165 famílias japonesas que vislumbraram o sonho de uma vida melhor. E aqui ajudaram a transformar o Brasil num país  muito melhor. Parabéns à Colônia Nipônica!"

"Isso tudo se deve ao fato da grande história de recuperação e superação que o Japão tem e que são seguidas pelos seus filho em qualquer parte do mundo. Mesmo depois da Segunda Grande Guerra Mundial, o Japão se reergue. Essa superação, assim como a política daquele país, deve servir de exemplo para o Brasil."

________________________________________________________________

Postado pelo Prof. Augusto Amoroso de Lima.
Prof. de História e Sociologia aposentado e Fyncionário público estadual da Pesquisa Cientifica e Tecnologica da Secretaria da Agricultura.







Nenhum comentário:

Postar um comentário