segunda-feira, 26 de março de 2018

A MAÇÃ



                               A Maçã  o fruto que teve influência na história da humanidade


Estava lendo outro dia o Livro de Luis Fernando Veríssimo ," Mesa Voadora" no capítulo da página 53 onde ele diz:


                                                        A MAÇÃ

"No outro dia eu estava traindo o meu médico com um  apfelstrudel quando comecei a pensar seriamente na maçã. Na  importância da maçã na historia do mundo e nos seus significados para a humanidade, nunca muito bem explicados. Dois pontos.
A Bíblia não especifica qual era o fruto proibido que Adão   e Eva comeram naquele dia fatídico em que, desobedecendo a Deus, perderam o Paraíso e em troca ganhamos a mortalidade, o sexo e a indústria do vestuário. Pensando bem,  a única fruta que era certo que havia no Paraíso era o figo, pois foi com folhas de  figueira que cobritam a nossa protonudez.  Só muito mais tarde convencionou-se que, para provocar tanto estrago de uma só vez, a fruta proibida do Paraíso tinha que ser uma maçã. Como a maçã não tem propriedades afrodisíacas nem, que  se saiba, estimula a inteligência ou o desrespeito à autoridade, conclui-se que sua reputação se deve à sua aparência. ao seu rubor lustroso e a  rigidez das suas formas que de algum modo  simbolizam rebeldia e luxúria. A maçã é um triunfo da sugestão spbre a verdade. Existem frutas muito mais lúbricas, como o próprio figo e a escandalosa romã, enquanto a maçã é recomendada para crianças e convalecentes (no erótico  "Cântico dos cânticos" ela só entra como terapia: Confortai-me com  maçãs, pois desfaleço de amor"), e mesmo assim a sua fama de  provocadora persiste. Também não se sabe ao certo que fruta caiu na cabeça de Newton para que ele descobrisse a gravidade, mas na história ficou que era a maçã. A maçã parece que está sempre querendo nos dizer alguma coisa.
E, no meu caso pessoal, continua induzindo à desobediência e ao pecado. A fruta não me seduz, mas não resisto a nenhum doce feito com maçã, que é a maçã com ainda mais culpa. Não tem sido fácil conciliar a necessidade da dieta e do combate ao colesterol com a minha busca do apfelstrudel perfeito. Mas todos temos uma missão a cumprir neste mundo."



___________________________________________________________

Lendo e Aprendendo


"Aeroportos já viram mais beijos sinceros do que  casamentos. Paredes de hospitais já ouviram preces mais honestas do que igrejas. A verdade absoluta  das pessoas, na maioria das vezes, só aparece no momento  da dor ou da  ameaça da perda. Portanto não deixe para depois o que pode ser feito ou dito agora.  (Frase do Lobo da Estepe)

Nenhum comentário:

Postar um comentário