segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

O RECOMEÇO




                   A vida é um constante recomeço. Não se dê por derrotado e siga adiante. As pedras
                   que hoje atrapalham sua caminhada,  amanhã enfeitarão a sua estrada.

             
         CICLO DA VIDA
Tentar, cair, levantar, recomeçar.
Nunca desistir


Foi realizado em Marília um Concurso de Poesia, com 3 categorias- para jovens de 12 à 17 anos, categoria 1, 18 à 30 anos categoria 2, e maiores de 31 anos categoria 3, tendo como objetivo, fomentar o desenvolvimento cultural voltado especificamente para a área de literatura.
O concurso de poema teve mais de 50 poesias inscritas, das quais foram selecionadas 15 (5 de cada categoria).
A vencedora da categoria 3 foi a  Wilma Cândido, cuja poesia foi a seguinte:

             Recomeço
Esta imagem como a de um espelho
É somente a aparência
Procuro o meu próprio eu
Procuro a minha essência
A força que me torna humano
Ação verso potência

O presente deixa escapar
A criação da realidade
O eu se perde no tempo
Buscando dignidade
Perdi o belo da estética
Mas não a capacidade

O desejo é libertador
A  intensidade é construída
Me coloca em movimento
Buscando uma saída
O eu se torna potência
E dono da própria vida

O mundo é um todo aberto
O novo devemos fazer
A construção de instantes
Que justifica o viver
Não é a deficiência
Que limita o meu ser

O espaço que me é proposto
Eu posso não aceitar
A distância do horizonte
Sou eu que vou calcular
E a potência que eu disponho
Me permite alcançar

O encontro que eu procuro
Não é um encontro qualquer
É um encontro comigo mesmo
E com a vida como ela é
Porque a felicidade
É tudo que a gente quer

Conhecendo a mim mesmo
Sabendo o que quero buscar
O outro se torna um apoio
Na hora de caminhar
A ação é individual
É de forma singular

A potência de existir
Dentro da realidade
Dá-me como adversário
A própria temporalidade
O tic-tac do relógio
E a minha capacidade

Esta nova identidade
Precisa de confirmação
A base é um equilíbrio
Cabeça e coração
Um controla os afetos
O outro controla a razão

Portanto minha essência
Eu penso ter encontrado
O limite do ser humano
É por ele colocado
Esta apresentação por exemplo
É um desejo realizado

Por que o encontro com a essência?
Porque se a vida é a potência dentro do
tempo presente
Porque sou mulher, mãe, estudante,
profissional, humana
E a capacidade de articular a vida
Está na mente não na perna deficiente.

_____________________________________________________________

Vejam o que disseram mais sobre recomeço:

"O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência" (Henry Ford)

"Recomeça... se puderes, sem angustia e sem pressa e os passos que deres, nesse caminho duro do futuro, dê-os em liberdade, enquanto não alcances não descanses, de nenhum fruto queiras só metade."  (Miguel Torga)

"Tudo tem começo e meio. O fim só existe para quem não percebe o recomeço" (Luiz Gasparetto)

"Novas folhas, novas flores, na infinita benção do recomeço."  (Chico Xavier)

"Hoje desaprendo o que tinha aprendido até ontem e que amanhã recomeçarei a aprender."
                                                                                                      (Cecilia Meireles)

"Seja como as ondas do mar, que mesmo quebrando contra os obstáculos encontram força para recomeçar."      (Frases para facebook).

"As vezes o coração, rasgado pela dor vira retalho. Recomenda-se nestes casos, costurá-lo com uma linha chamada recomeço"   (Cora Coralina)




Nenhum comentário:

Postar um comentário