terça-feira, 30 de janeiro de 2018

QUE BICHO VOCÊ TEM?






                             Um puxa-saco parece-se com um amigo,
                             Como um lobo se parece com um cão (Anônimo)


O lobo sempre será mau se você ouvir apenas a versão da Chapeuzinho Vermelho.

A nossa identificação com os  animais é mais próxima do que pensamos. Isto pode ser observado, por exemplo ao empregarmos algumas expressões como:
filho de peixe, peixinho é
este tem sangue de barata
lágrimas de crocodilo, etc...

Não é difícil imaginar-nos como animais.
É como se tivéssemos os mesmos instintos. Os animais fornecem a base de nossos traços comportamentais:

a agressividade de um cão
a feminilidade de uma gata
o ludibrio do macaco
a moleza da preguiça
a camuflagem do camaleão
a força do touro
a astúcia da raposa
o veneno e/ou curativo da cobra
o arroubo dos pássaros
a rapinagem do gavião
a ligeireza do jumento, imortalizado na música "Apologia do Jumento" de Luiz Gonzaga o rei do baião.
a determinação do lobo

As  Sagradas Escrituras nos lembram: "Eu  estou enviando vocês como ovelhas entre lobos.
Sejam cautelosos como as serpentes e inofensivos como as pombas. Mas cuidado" (Evangelho São Mateus 10:16)  Que bicho você tem? Somos todos.

O lobo é dono de uma determinação fria e inflexível, graças a essa raiva oculta,  trapaceiro no conto  "Chapeuzinho Vermelho"  foi capaz de se camuflar na vovó sendo assim, o feminino devorador e obscuro; vorazmente faminto, sua inteligência pode levá-lo à morte; ressentido por não possuir tudo o que quer, ataca a todos que cruzam em seus caminhos, mesmo sabendo que pode perder até aquilo que tem, por julgar-se esperto e malandro. Do lobo se formos determinados como ele, podemos fazer valer a inteligência estratégica e prevalecer os valores corretos sobre o mal de outros lobos. (este texto é de Silvio Lopes Peres- psicólogo clínico)

Vejam agora frases sobre lobos:

"Se lobo compreendesse os cordeiros, morreria de fome" (Henry Michaux)

!Sim garota eu sou um lobo
mas não tenha medo
porque eu não mordo
Só mordo se você deixar..."   (Augusto Branco)

"Se o príncipe não aparecer, tiro ele da história e vou ser feliz com o lobo mau."  (Leilane Soares)

"Mas saiba que eu não sou boba.
Debaixo da pele de gata eu escondo uma loba." (Juninho Peralva/Paulinho Resende )

"Quem poupa o lobo, sacrifica a ovelha"     (Victor Hugo)

"De domingo a quinta-feira eu espero o príncipe encantado, sexta e sábado saio a procura do lobo mau" "Carolina Bensino)

"Eu vi o que neguinho é capaz por dinheiro. Eu conheci o próprio lobo na pele de cordeiro." (Charlie Brow Jr.)

____________________________________________________
Postado por Prof.  Augusto Amoroso de Lima. Prof. de História , Geografia e Sociologia
aposentado. Funcionário Público Estadual da Pesquisa Científica e Tecnológica aposentado




Nenhum comentário:

Postar um comentário