terça-feira, 9 de maio de 2017

O GATO 3º



                                     OLHA AÍ O GATO FELIX


Existem cerca de 100 raças de gatos.

                                 

                                     Curiosidades sobre gatos



Homens e gatos possuem a mesma região do cérebro responsável pelas emoções. O cérebro do gato é mais similar ao do homem do que ao do cão.

O gato possui mais ossos do que os humanos. Enquanto o homem possui 206, os gatos possuem 245 ossos. Os gatos possuem 30 vértebras, 5 a mais que os humanos.

A audição dos gatos é muito mais sensível do que a dos homens e caes. Seus  ouvidos afunilados canalizam e amplificam os sons como um megafone. Os gatos ouvem até 65 khz (kilohertz), enquanto que os homens ouvem 20 khz.

Em proporção ao corpo, os gatos são os mamíferos que possuem os maiores olhos. Um gato enxerga 6 vezes melhor do que um humano à noite, porque  necessita de 1/6 da quantidade de luz necessária ao homem para enxergar. O campo de  visão de um gato é de 185 graus.

O gato possui um total de 24 bigodes agrupados de 4 em 4. Seus bigodes são usados para medir distâncias.

As patas do gato possuem receptores muito sensíveis que levam informações, na velocidade da corrente elétrica, até o cérebro: exploram coisas novas, sentem os  alimentos, a velocidade do que passa sobre elas

                                                  
 Quando o gato está assustado, seu pelo se eriça  por todo o corpo. Quando ele vai atacar o pelo eriça somente numa estreita faixa sobre a coluna vertebral (dorso)

Gatos esfregam o rosto em objetos e pessoas para marcar com seu cheiro, como uma assinatura. O odor é deixado por glândulas que possuem na parte anterior do rosto.

O ronronar nem sempre é por alegria e prazer. Alguns gatos ronronam alto quando estão muito assustados ou com dor.

O gato sempre cai de pé. desde que o tempo de queda seja suficiente para que ele gire seu corpo e se defenda da queda, amortecendo o impacto.

A expectativa de vida de um gato de rua (sem dono) é cerca de 3 anos. Um gato com dono e dentro de casa, pode chegar até 16 anos. Uma fêmea chamada "Ma" viveu por 34 anos, sendo o gato que viveu por mais tempo, que se tenha registro até hoje.

Para cacular a idade do seu gato, considere que o primeiro ano de vida equivale a 15 anos humanos. Adicione 4 (anos) a cada ano a mais de vida que ele tiver

                                                    Fonte:  Jornal da Manhã- Marília-sp.

________________________________________

Clarice Lispector(1920-1977), considerada uma das maiores escritoras do século XX, tem uma frase sobre gatos, que diz assim:

"Como um gato de dorso arrepiado, arrepio-me diante de mim"




Nenhum comentário:

Postar um comentário