sábado, 17 de setembro de 2016

DIA DA ÁRVORE






                                                  Olha aí uma árvore com orquídeas
                                                  Eu quem fiz isso nesta árvore

Verde que te quero ver!


O desejo, é uma árvore com folhas
A esperança, uma árvore com flores
O prazer, uma árvore com frutos.     (Guilherme Massuen)

                                  A árvore é um vegetal lenhoso cujo tronco só se ramifica bem acima  do nível do solo. Todo dia 21 de setembro(semana que vem) é comemorado em todo território brasileiro o  Dia da Árvore . Essa data ficou conhecida em razão do início da primavera, estação das flores, época em que as cidades ficam mais alegres, devido as lindas cores das flores.
É comum vermos árvores totalmente cheias de flores, como os Ipês e suas variadas cores, como amarelo. (o ipê amarelo é a árvore simbolo do Brasil, e não o pau-brasil, como muita gente pensa), o rosa e o branco e o roxo.


Esse é o Ipê rosa, eu fotografei na frente do Aeroporto de Marília

A árvore é citada há muitos e muitos anos. Ela é citada na Bíblia, no livro Gênesis, a árvore da vida que é uma das duas árvores especiais que foi  colocada no centro do Jardim    , chamado de Éden.
A outra é a árvore do conhecimento do Bem e do Mal de cujo fruto Eva e depois Adão, acabaram por comer, por influência de uma serpente. Em resposta a desobediência eles foram  expulsos do Paraíso. Depois dessa expulsão  tiveram de viver miseravelmente trabalhando de manhã até à noite, segundo Wassily Leontief- prêmio nobel de economia.
É uma pena que com  o interesse em aumentar seus recursos financeiros, o homem tem extraído árvores de forma ilegal, sem autorização do  governo, vendendo-as de forma clandestina, para obter mais lucro.
Já existiam várias espécies que se  encontram em extinção, como o mogno, jacarandá, pau-brasil e o pinheiro. Existe um provérbio que se constitui na sabedoria indígena e que diz:

"Somente quando for cortada a última árvore, poluído o  último rio, pescado o último peixe, é que o homem vai perceber que não se pode comer o  dinheiro"  (Sabedoria indígena)


Esse é o Ipê amarelo, fotografei no Bairro Novo Horizonte


Preste bem atenção, você que está lendo este blog, no que eu vou dizer:
No segundo domingo do mês de maio, você dá presente para a sua mãe. Quando  você planta uma árvore, você está dando um presente para a mãe natureza.
Eu fiz a minha parte , em frente a minha casa eu plantei duas árvores.
Eu li outro dia na Internet, que no Brasil, a árvore mais antiga é um jequitibá rosa de 3.020 anos, localizado em Santa Rita do Passa Quatro-sp, no  Parque Estadual de Vassununga. Sua copa chega a 39 metros de diâmetro, onde vivem tucanos, macacos e outro animais.

A Cora Coralina (1889-1985) conhecida como a grande poetisa de Goiás, era doceira de profissão, tem uma poesia que fala de árvore e diz assim:

                              Meu Epitáfio

Morta... serei árvore
serei tronco, serei fronde
e minhas raízes
enlaçadas as pedras, de meu berço
são as cordas que brotam de uma lira

Enfeitei de folhas verdes
a pedra de meu túmulo
num simbolismo
de vida vegetal.

Não morre aquele
que deixou na terra
a melodia de seu cântico
na música de seus versos.

Vejam agora as citações sobre árvore:

"Árvore que não dá fruto, ninguém atira pedras"  (ditado popular)

"Se não houver frutos, valeu a beleza das flores, se não houver flores, valeu a sombra das folhas, se não houver folhas valeu a intensão da  semente"    (Henfil)

"A árvore por maior que ela seja, teve origem numa minúscula sementinha."

"Segue o teu destino...
Rega as tuas plantas;
Ama as tuas rosas
O resto é sombra
de árvores alheias."     (Fernando Pessoa)

"Pode contar seus segredos ao vento, mas depois não vá culpa-lo por contar tudo às árvores." (Khalil Gibran)

"Nunca tive os olhos tão claros e o sorriso em tanta loucura. Sinto-me toda igual as árvores: solitária, perfeita e pura."     (Cecília Meireles)

"A natureza é sábia e justa. O vento sacode as árvores, move os galhos, para que todas as folhas tenham o seu momento de ver o sol"   (Humberto de Campos)

"Se alguém está sentado na sombra hoje é porque alguém plantou uma árvore há muito tempo." (Warrem Bufett)

"Não existe árvore nesse mundo que o vento não tenha balançado."   (desconhecido)


___________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário