sexta-feira, 20 de novembro de 2015

O VIZINHO






Oi, Oi, Oi
Olha aquela bola
A bola pela bem no pé
No pé do menino
Quem é esse menino?
Esse menino é meu vizinho

O que é um vizinho?
Vizinho é aquele que está perto, próximo, que reside perto de outra pessoa- confinante, limítrofe. Cada um dos moradores que habitam o mesmo prédio, ou a mesma rua em relação aos demais. Eis aí uma definição gramatical, meio aureliana.
Todo dia 23 de  dezembro é comemorado em todo Brasil o Dia do Vizinho.
                          Etimologia da Palavra

A palavra vizinho apesar de sua terminação em  inho, não se trata de um diminutivo.
Essa palavra vem do latim Vicinus, quer dizer  "próximo", o que mora perto, de Vicus, aldeia, vila
Notem que muitas palavras tem uma  terminação desse tipo e também não são diminutivos, como vinho, linho, farinha, cozinha.
Os vizinhos são as pessoas que por mero acaso, moram na mesma rua, na casa ao lado separada por um  quintal ou até pares-meias.
Os vizinhos são vizinhos, por nada especial. São vizinhos por coincidência, são esses como poderia ser outros, na verdade são pessoas estranhas que na maioria dos casos nada tem a ver uma com as outras.
Por isso na minha leitura, este fato por si só, não é motivo suficiente e capaz de conferir um status especial a  essas pessoas.
Na maioria das vezes vizinhos destilam montes de inveja. Mas pode nascer e desenvolver-se e  fortalecer-se uma grande amizade entre vizinhos. Mas quando isso  acontecer não é por serem vizinhos é porque se tornaram grandes amigos.
Existem vizinhos de todos os tipos, senão vejamos:

Oh! aquele lá do fundo já tem um carro novo
Rica vida. O dinheiro dá pra tudo. Só o meu que não dá.
Os do lado, não sei que vida é a deles. Ela vai duas vezes por semana no cabeleireiro, ele anda sempre engravatado. Ali  os do meio andam sempre reformando a casa.
E também os vizinhos que tem dias que cumprimentam todos sorridentes, outros dias nem olham, como pode entender esses tipos de pessoas.

A  Martha Medeiros tem um texto que diz assim:

Tive um vizinho que gritava com a  namorada ao telefone sem se importar que o prédio inteiro ouvisse:  Não sei o que fazer fico mal contigo e fico mal sentigo. Sempre achei essa situação desoladora, e nem estou falando do português  do sujeito. É dura ter apenas duas alternativas (ficar ou ir embora) e ambas serem terríveis.

Chico Buarque de Holanda tem um verso que diz assim:

Eu quero fazer silêncio
Um silêncio tão doente
Do vizinho reclamar
E chamar polícia e médico
E o síndico do meu tédio
Pedindo pra eu cantar.

Vejam agora o que disseram mais sobre vizinho:

"Quando a casa do vizinho está pegando fogo, a minha casa está em perigo"

"Não se queixe da neve no telhado da casa do seu vizinho, quando a soleira da sua porta não está limpa"  (Confúcio)

Recessão é quando o seu vizinho perde o emprego; depressão é quando você perde o seu"(Truman)

"Se ofenderes o teu vizinho, é melhor não o fazeres pela metade" ( Bernard Shaw)

"Não devo servir vizinhos estranhos em detrimento dos mais próximos"  Gandhi)

"... o gramado do vizinho pode até ser mais verde que o seu, mas não encaixa no seu quintal" 

"Eu não sou da sua rua
eu não sou seu vizinho
eu moro muito longe, sozinho   (Arnaldo Antunes)

"Quando a grama do vizinho parecer-lhe mais verde, lembre-se que ele provavelmente, pensa o mesmo da sua"

"Nunca namore no portão, o amor é cego, mas o vizinho não"

"Nós fazemos nossos amigos e inimigos, mas o acaso faz o nosso vizinho"

" O  invejoso adoece quando seu vizinho passa bem" (Prov. Oriental)

"Liguei sem querer para os bombeiros, aí com vergonha de dizer que era engano,  botei fogo na casa do vizinho"  (Jean Castro)

"Não perca tempo invejando as flores que cresceram no quintal do vizinho...
... Plante seu jardim!"    (Simone Monteiro)

"O medo quase sempre é vizinho da coragem"

"Vou falar as 4 coisas que todo vizinho gosta:  treta, tumulto, briga e fofoca"

"As felicitações do ano novo já terminaram. Já podem voltar a odiar o vizinho"

"Você fala mal de vizinho, mas nem passa pela sua cabeça que você também é um"

"Evitei os conflitos que eram muitos;
competições que , ai de mim deixei-as
porque os interesses dos vizinhos
me ofereciam guerras que eu odeio" (esse texto é de Solimar de Oliveira de 
seu livro Paisagem Interior e Outras paisagens)

"Se a grama do vizinho parece mais verde, talvez você esteja olhando demais a dele e 
esquecendo de regar a sua"  (Desconhecido)
______________________________________________
Postado por Prof. Augusto Amoroso de Lima.
Lecionei História e Geografia, hoje estou aposentado.
Trabalhei na Pesquisa Cientifica e Tecnológica da Secretaria da Agricultura
hoje aposentado. Tenho dois livros editados:
1- O Blog que virou Livro
2- Borboletrando o Saber...




Nenhum comentário:

Postar um comentário