sábado, 25 de julho de 2015

O DESTINO




                                              A cigana leu o meu destino
                                              O que será o amanhã?


A vida passa depressa
Quando vemos, já chegamos
A algum destino
Que antes era distante
E hoje já é passado
       (Pamela Tailine Amorim)

Destino:   é o conjunto de fatos supostamente inevitáveis e  que constituem a vida do homem; fatalidade, fado, sorte, fim para que se reserva ou designa alguma coisa, direção.

Eu particularmente não acredito em destino. Senão para que então serve o livre-arbítrio?
E lembre-se que livre-arbítrio não é você fazer o que bem entende e depois jogar a culpa no destino.
Não acredite em destino, sabe porque?
Pois somos nós que traçamos nossos próprios caminhos, aquilo que somos é uma consequência de nossas escolhas e nem sempre essas escolhas são fáceis. Nós somos sempre reféns de nossas escolhas.
É certo que temos escuridão e luz em nossos corações, mas o que importa é o lado pelo qual decidimos agir
As vezes apelar para o destino é uma maneira confortável de levar a vida sem  lutar muito.
Solimar de Oliveira em seu livro Paisagem Interior e Outras Paisagens, tem um poema que diz assim:

                                    D E S T I N O
Eis que há dez lustros quase estou lavrando
o torrão desta vida que me coube
limpando eitos, trabalhando a seara,
Mas os grãos recolhidos são escassos

Evitei conflitos, que eram muitos;
competições que, ai de mim, deixei-as
porque os interesses dos vizinhos
Me ofereciam guerras que eu odeio

Mas ficou-me a certeza que me basta:
-  no pobre campo que lavrei sozinho
aos meus vizinhos nenhum mal causei...

Pude com eles partilhar do pouco
que recolhi... Isto é destino, dizem!
- Não creio no destino, creio em mim.

                   Origem da Palavra,

A palavra destino vem do latim intensificador, mais stanare, derivado de stare.
Destinare era  "fixar, afirmar, estabelecer"
Passou a ser usado como "aquilo  que é firmemente estabelecido para uma pessoa"

Chico Xavier, um dos  maiores médiuns brasileiro, diz assim:
"Tudo tem seu apogeu e seu destino.
É natural que seja assim, todavia quando tudo parece convergir para o que propomos
o nada, eis que a vida ressurge, triunfante e bela!
Novas folhas, novas flores, na infinita benção do recomeço"

Vejam o que disseram mais sobre o destino:

"Sofrimento é o destino inevitável porque é fruto do processo que nos torna humanos. O  grande desafio é identificar o sofrimento que vale a pena ser sofrido"  (Padre Fábio Mello)

"Morrer na primeira fila, lutar pela pátria.
É o destino mais bonito e digno de um bom guerreiro"    (Tirteu)

"Por vezes o destino é como uma pequena tempestade de areia que não para de  mudar de direção. Tu mudas de rumo , mas  a tempestade de areia vai atrás de ti" (Haruki Murakami)

"Chega a ser  engraçado como o destino as vezes põe à prova sentimentos que achávamos estarem desapercebidos. Acontece que depois de tantos anos não passa por nossas cabeças que todas aquelas primeiras sensações sentidas podiam simplesmente, de uma hora para outra, voltar e mexer conosco de uma forma única e .... verdadeira"  (Hélvio Caldeira-  menino que escreveu , tem apenas 14 anos)

"Se a longo prazo, somos somos criadores do nosso destino, de imediato somos escravos das ideias que criamos"  Friedrich Hayek)

"O destino é feito de estações, mas somos nós que determinamos o clima da nossa alma" (Rhenan Carvalho)

"Dizem que não existe destino
O destino são os seres humanos que o fazem"      (Linda Ceriz)

"Eu sou o meu destino
O meu destino, quem faz sou eu
A escolha é minha
É sim ou não, é bem ou mal, é verdade ou mentira...
Eu tenho o livre arbítrio, ou melhor a liberdade
Sei que posso todas as coisas, porém nem
todas me convêm."     (Renata Menezes)

"Você tem de tomar as rédeas do destino nas mãos"

"Não poucas vezes esbarramos com o nosso destino pelos caminhos que escolhemos para fugir dele"
                                            (La Fontaine- (1621-1695), considerado pai da fabula moderna)

"O destino não é uma questão de sorte,  é uma questão de escolha"

"Presta bem atenção, menino
No segredo que vou te contar
Estava escrito no meu destino
Nascer e viver só pra te amar"       (Lídia Vasconcelos)

"Tudo aquilo que não enfrentamos em vida, acaba se tornando o nosso destino" (Carl Jung)

"O destino é igual a impressão digital, cada um tem o seu"  (Paulo Coelho)

"A vida é uma combinação de destino e livre-arbítrio. A chuva é o destino, a possibilidade de se molhar ou não é escolha sua"

"O destino define quem vamos encontrar na vida. As atitudes definem que fica"

"O destino une e separa as pessoas, mas mesmo ele sendo tão forte, é incapaz de  fazer com que esqueçamos, pessoas que por algum momento nos fizeram felizes..."  (Teresa Santos)

______________________________________________________________

Postado por Prof. Augusto Amoroso de Lima, que foi funcionário público estadual da Pesquisa Cientifica e Tecnológica e Prof. de História, Geografia e Sociologia.
Tenho dois livros editados:
1- O blog que Virou Livro
2- Borboletrando o Saber...


Nenhum comentário:

Postar um comentário