sexta-feira, 19 de junho de 2015

O DESTINO




                                             A cigana leu o meu destino
                                             O que será o amanhã?

A vida passa depressa
Quando vemos já chegamos
A algum destino
Que antes era distante
E hoje já é passado
                (Pamela T. Amorim)


Destino- é o conjunto de fatos supostamente inevitáveis e que constituem a vida do homem; fatalidade, fado, sorte, fim para que se reserva ou designa alguma coisa, direção. Essa é uma definição ortográfica.

Eu particularmente não acredito  em destino. Senão para que então o livre-arbítrio ?
Lembre-se que livre-arbítrio não é você fazer o que bem entende e jogar a culpa no destino
Não acredite em destino, sabe porque ?
Pois somos nós que traçamos nossos próprios caminhos. aquilo que somos é uma consequência de nossas escolhas e nem sempre essas escolhas são fáceis. Nós somos sempre reféns de nossas escolhas.
É certo que temos escuridão e luz em  nossos corações, mas o que importa é o lado pelo qual decidimos agir.
Solimar de Oliveira em seu livro Paisagem Interior e Outras Paisagens, tem um poema que diz assim:

                     Destino

Eis que há dez lustros quase estou lavrando o torrão desta vida
que me coube limpando eitos, trabalhando a seara,
Mas os grãos recolhidos são escassos.

Evitei os conflitos que eram muitos;
competições que, ai de mim, deixei-as,
porque os interesses dos vizinhos
me ofereciam guerras que eu odeio.

Mas ficou-me a certeza que me basta:
- no pobre campo que lavrei sozinho
aos meus vizinhos nenhum mal causei...

Pude com eles partilhar do pouco
que recolhi... Isto é destino, dizem!
- Não creio no destino, creio em mim.


A palavra destino vem do latim intensificador, mais  stanare, derivado de stare.
Destinare era "fixar, afirmar,  estabelecer"
Passou a ser usado como " aquilo que é firmemente estabelecido para uma pessoa".
As vezes, apelar para o destino é uma maneira confortável de levar a vida sem lutar muito.

Vejam agora o que disseram mais sobre o destino:

"Sofrimento é o destino inevitável, porque é fruto do processo que nos torna humanos. O grande desafio é identificar o sofrimento que vale a pena ser sofrido." (Pe. Fábio Mello)

"Morrer na primeira fila, lutar pela pátria.
É o destino mais bonito e digno de um  bom guerreiro"     (Tirteu)

"Por vezes o destino é como uma pequena tempestade de areia que não para de  mudar a direção.
Tu mudas de rumo, mas a tempestade de areia vai atrás de ti"   (Haruki Murakami)

"Chega a ser engraçado como o destino as vezes põe à prova sentimentos que  achávamos estarem desapercebidos. Acontece que depois de tantos anos não passa por nossas cabeças que todas aquelas primeiras sensações sentidas podiam simplesmente, de uma hora para outra, voltar e mexer conosco de  uma forma única e .... verdadeira."   (Helvio Caldeira tem 14 anos e escreveu esse texto)

"Se a longo prazo, somos criadores do nosso destino, de imediato somos escravos das ideias que criamos."        ( Friedrich Hayek)

"O destino é feito de estações, mas somos nós que determinamos o clima da  nossa alma" (Renan Carvalho)

"Dizem que não existe destino.
O destino são os seres humanos que o fazem"      (Linda Ceriz)

"Eu sou o meu destino
O meu destino, quem faz sou eu
A escolha é minha
É sim ou não, é bem ou mal, é verdade ou  mentira...
Eu tenho o livre-arbítrio, ou melhor a liberdade
Sei que posso todas as coisas, porém
nem todas me convêm"        (Renata Menezes)

"Você tem de tomar as rédeas do destino nas mãos"

"Não poucas vezes esbarramos com o nosso destino pelos caminhos que escolhemos para fugir dele"
(La Fontaine (1621-16950) considerado o pai da fábula moderna.)

"O destino não é uma questão de sorte, é uma questão de escolha"

Com aquela cara de quem diz
Eu, tentei
Juntar vocês dois
O destino deve estar nos olhando
Decepcionado
Que pena, que pena...

A Lídia Vasconcelos tem um verso que diz assim:

Presta atenção, menino
No segredo que vou te contar
Estava escrito no meu destino
Nascer e viver só pra te amar.

"Tudo aquilo que não enfrentamos em vida, acaba se tornando o nosso destino" (Carl Jung)

"O destino é igual a impressão digital, cada um tem o seu"     (Paulo Coelho)

"O destino une e separa as pessoas, mas mesmo ele sendo tão forte, é incapaz de fazer com que esqueçamos, pessoas que  por algum momento nos fizeram felizes" (Teresa Santos)

"Eu já quis que o destino me surpreendesse
Quis muito!
Hoje eu só espero que ele não me decepcione"

Para Erico Veríssimo, destino é o nome que damos a vontade  de Deus"

________________________________________________________

Postado por  Prof. Augusto Amoroso de Lima
Lecionei História, Geografia e Sociologia, hoje aposentado.
Fui Func. Público Estadual da Pesquisa Cientifica e Tecnológica- aposentado.
Escrevi  e editei dois livros:
1- O Blog que virou Livro
2- Borboletrando o Saber...




Nenhum comentário:

Postar um comentário