domingo, 17 de maio de 2015

PELOS BARES DA VIDA





E como um par
O vento e a madrugada
Iluminavam a fada
Do meu botequim
            (Osvaldo Montenegro)

O Bar é tido como um estabelecimento que vende bebidas quentes e frias, cigarros e café, balas e doces. Pode também ser entendido com balcão onde servem bebidas, local onde se encontra tal balcão. Mas bar é muito mais que a definição ortográfica.
Beber bem e bater um papo são duas artes que tem afinidades entre si, e não  existe lugar melhor para exercitá-las que o bar.
Mas o bar tem também uma função social que é liberar os espíritos e fazer aflorar as identidades, para facilitar a conversa.
Conversa-se de tudo um pouco, de política, futebol, discos- voadores do melhor chopp da cidade, de pescaria, tudo é discutido.
Por falar em bar, no caminho para à minha casa eu passo por uma academia de nome Vitória Fitness e por uma bar que tem o nome de fantasia, Bar do Jô-Jô. Nesse bar , acontece nos primeiros instantes da noite a reunião entre eu e meus colegas, onde fazemos nossa Happy Hour, onde a gente conversa de tudo, pondo  as novidades e acontecimentos em ordem. É lá que se reúnem caçadores, pescadores e outros  mentirosos. E nunca se mente tanto como depois de uma pescaria.
Eu sempre notei que todos os dias tem mais gente no bar, do que na  academia
Por que será que é mais fácil frequentar um bar do que uma academia ?
Eu descobri que existem 10 razões para explicar isso, cujas razões, vocês verão logo abaixo:

Ambiente:- No bar, todo mundo está alegre. É o lugar onde a dureza do dia a dia desaparece após o primeiro gole de cerveja gelada com um espetinho bem temperado. Na academia, todo mundo fica ofegante, suado e fazendo cara de  poucos amigos.

Amizade:   No bar ninguém fica  reparando se você está usando o tênis da moda . Eles reparam se o seu copo está cheio ou vazio.

Compaixão: Você já ganhou alguma "saideira" na academia? Alguém já te deu uma semana de ginástica de graça?
No bar com certeza, você já ganhou uma cerveja  "na faixa"

Periodicidade:  Quantas vezes você vê a  mesma pessoa na academia ? Com certeza, no bar, você vê bem mais.

Liberdade: Você pode fumar na academia?

Libertinagem: No bar, você pode dividir um banco com outra pessoa. Na academia, você não pode dividir um  aparelho.

Saúde:  Você já viu um  barista (frequentador de bar) com pedra no rim?

Saudosismo:  Alguém já tocou a sua música preferida na academia ?

Emoção:  Onde você comemora a vitória do seu time do coração? No bar ou na academia.

Memória:  Você já aprontou algo na  academia digno de contar para os seus netos? E no bar?


Logo abaixo virão  frases que tentam justificar o velho jargão que bar  é cultura.

1- Fiado só para maiores de 90 anos acompanhados dos pais.

2- Bebo porque sou egocêntrico. Gosto que o  mundo gire ao meu redor.

3- Nóis só num bebe acetona porque tira o esmalte dos dentes.

4- Os maiores inimigos do homem são a cachaça e o cigarro. Mas o homem que foge de seus            inimigos é um covarde.

5- Podem me chamar de bêbado, pois vou  negar até a última dose.

6- Nunca fiz amigos bebendo leite. Comecei  a beber por causa de uma mulher. Nunca  tive a oportunidade de agradecê-la.

7-  Eu não bebo muito, mas quando começo a beber me transformo em outra pessoa...
     e essa sim bebe pra caramba!

8- Bebo para ficar bêbado. Beber socialmente é coisa de pequeno burguês.

9- Se for dirigir, não beba. Se for beber, me convide.

10- Gastei 90% do meu dinheiro em cerveja.
       Os outros 10% dei de gorjeta pro garçom.

11- Se for morrer de batida, que seja de limão.

12- Homem é igual a caixa de isopor, é só encher de cerveja que você leva para qualquer lugar.

13- Não beba dirigindo. Você pode derrubar a cerveja no banco do carro.

14- Mulher desquitada e cana de engenho, só fica o bagaço.

15- Mulher feia e cheque sem fundos eu protesto.

16- Minha sogra caiu do céu...  Quebrou a vassoura.

17- Homem é igual a menstruação:  Quando chega incomoda, quando atrasa preocupa

18- Galinha velha dá bom caldo, mas são as frangas novas que fazem o galo cantar.

19- O álcool não resolve seus problemas, mas o leite também não.

20- O álcool é o pior inimigo do homem. Mas a Bíblia diz que devemos amar nossos inimigos.

21- Minissaia é como arame farpado: protege a propriedade, mas não tira a visão.

22- Muito trago, sempre dá estrago.

23- Troque seu coração por um fígado, assim você se apaixona menos e bebe mais.

24- Se passando álcool nas mãos você fica imune à várias bactérias, bebendo estão...
       você fica quase imortal.

25- Não  tenho dinheiro para comprar  felicidade, mas tenho para comprar cerveja que é mais ou
       menos  a mesma coisa.

26- Mais vale um mau dia de pescaria do que um bom dia de trabalho.

27- Marido de mulher feia tem raiva de feriado.

28- Já cheirei coca. É igual a pepsi.

29- Eu queria ser pobre só por um dia, porque ser pobre todo dia é difícil.

30- Não é a política que faz o candidato virar ladrão, é o seu voto que faz o ladrão virar político. (sa-
      bedoria da roça)

31- Troco minha sogra por cascavel, volto a diferença.

32- Quem trabalha muito, erra muito. Quem trabalha pouco, erra pouco. Quem não trabalha não erra.
       E quem não erra é promovido.

33- Com oito anos ganhei minha primeira mesada... foi na testa, tenho a cicatriz até hoje.

34- Pardal que acompanha João de Barro, vira servente de pedreiro.

35- Vi essa frase num bar em Maringá em 1973, quando lá trabalhei no Banco Commércio Industria:
        "Fizemos um acordo com os bancos. Eles não vendem piga e nós não trocamos cheques."

36- Mulher grávida chora de barriga cheia.

Agora eu pergunto, bar é ou não é cultura? 


Para finalizar, para mim o bar é um dos estabelecimentos mais democráticos que existe no país, porque no bar todo mundo é igual. Ficam nivelados socialmente o rico fazendeiro, o médico, o professor e o trabalhador braçal.





Nenhum comentário:

Postar um comentário