sábado, 18 de outubro de 2014

DIA DO MÉDICO



         O médico é um profissional comprometido com a vida

Todo dia 18 de outubro é comemorado em todo território nacional como o Dia do Médico.
Médico é aquele que se formou em medicina, por isso ele é um profissional comprometido com a vida dos seres humanos.
Medicina: é a ciência que tem por fim  prevenir, atenuar ou curar as doenças, o que remedeia um mal. Mas antes de mais nada, é conhecimento humano
                                  A Medicina

O animal busca na água fria um alívio, ainda que momentâneo, para a febre que o incomoda; quando a dor das feridas o angustia, lambe-as:
a seu modo está praticando medicina.
Essa atitude é tão instintiva  quanto foi a medicina dos primeiros tempos da humanidade. E para que passasse desse nível primitivo de intuição e  instinto à condição de ciência foi necessária toda uma evolução paralela à dos demais ramos do conhecimento.
O curandeiro, "médico" primitivo, trocou as veste e mascaras coloridas por outras brancas e  esterilizadas. O espírito de intuição que o orientava cedeu lugar ao espírito científico. A tribo transformou-se em grandes sociedades industriais e urbanas, com doenças específicas como o câncer.
E a rudimentar arte de curar ramificou-se em inúmeras especializações, todas com o mesmo objetivo: prolongar a vida.

                  Etimologia da palavra

A palavra médico vem do latim médicus
O médico antigamente também chamado de físico, é o profissional autorizado pelo Estado para exercer a Medicina; ocupa-se da saúde humana e/ou animal,  prevenindo, diagnosticando, tratando e curando doenças, o que requer conhecimento detalhado de disciplinas acadêmicas (anatomia e fisiologia)

Agora vejam o que disseram mais sobre o médico:

"O médico procura decifrar todo o conhecimento humano para realizar o seu trabalho com responsabilidade. Afinal de contas, ele é o guardião da vida."

"Médico você é o profissional que não escolhe dia para exercer a sua profissão. Para você todo dia é dia de salvar vidas, por  isso seremos sempre gratos".

"Há médicos do corpo e "médicos de alma".
Felizes são aqueles que como você, conseguem reunir as duas profissões."

"A presença essencial, a ética no exercício diário e na pratica da medicina.
Médico, saiba que sua dedicação é a essência de nossa comunidade. Sem você não haveria o amanhã para muitos, a esperança de cura para tantos e a tão necessária qualidade de vida de todos"

"Quando nascemos, recebemos diferentes missões. A sua missão é de salvar  vidas"

"O médico trata, a natureza cura"     (Hipócrates)

"O médico do futuro não tratará mais o organismo humano com remédios. Ele curará e prevenirá doenças com a nutrição"     (Thomas Alva Edison- inventor da lâmpada disse essa frase em 1902)

Nenhum comentário:

Postar um comentário