quinta-feira, 20 de março de 2014

OVOS DE PÁSCOA






                                               Olha aí o coelho da Páscoa

Coelhinho da Páscoa
Traga para mim
Um ovo, dois ovos, três ovos ...



Como está se aproximando o mês de abril, mês da  Páscoa, resolvi escrever este texto
Se você que está lendo esta postagem não sabe, ovos de Páscoa tem origem na China e na França.
O que muita gente não sabe é como surgiu essa tradição e de onde são as raízes do ovo de Páscoa.
O ovo em si, simboliza a vida, o nascimento e ressurreição. E, diferente do que muita gente pensa ele carrega esse significado de outras culturas e povos também como romanos, gauleses, chineses e egípcios. Para eles, o ovo representa a forma do Universo.
Há muito tempo, antes de se pensar na ideia  de trocar ovos de chocolate na Páscoa, a tradição girava em torno de  ovos de galinha pintados a mão. Alguns historiadores acreditam que o costume de presentear com ovos coloridos surgiu entre os egípcios antigos, persas e alguns povos germânicos.
Atualmente essa tradição é atribuída  aos chineses, que davam ovos decorados nas festas de primavera explica Marcelo Duarte, jornalista e autor da série de livros "O Guia dos Curiosos".
O símbolo, porém só começou a fazer parte da comemoração de Páscoa no século 12. Quando Luis VII voltou para a França depois da Segunda Cruzada, apesar do fracasso da expedição contra os muculmanos, foi recebido com festas. A data costumava coincidir com o Jejum da Quaresma conta Marcelo
Nos Estados Unidos e na França, a tradição de ovos de galinha coloridos ainda é forte. As crianças costumavam participar de uma caça de ovos. Na Bélgica  as crianças escondem ninhos de palha na grama para que o coelho da Páscoa os encha de ovos.

_______________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário