segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

AS JOANINHAS





A Joaninha é  um inseto de asas coloridas, útil a lavoura

As joaninhas são predadores no mundo dos insetos e alimentam-se de Afídeos, mosca da fruta, pulgões, piolhos da folha e outros tipos de insetos, a maioria deles nocivos para as  plantas.
Uma vez que, a maioria das  suas presas causa estragos às colheitas e plantações, as joaninhas são consideradas benéficas pelos agricultores. Apesar da grande utilidade, estes insetos sofrem ameaça dos Agrotóxicos utilizados pelos agricultores em suas  plantações, embora a maioria das espécies não seja considerada como  ameaçadas.
Dia desses, ao  sair para trabalhar, como estava frio, parei em uma pequena rua para colocar agasalho e qual não foi minha surpresa quando vi, pousada no meu  sapato, uma  joaninha.
Minha filha perguntou
"Será que isso é sinal de sorte?"
Sem pensar muito respondi que devia ser mesmo...
No caminho, fui refletindo sobre  isso  e as lembranças invadiram minha mente, remetendo-me à  minha meninice.
Embora morasse numa grande cidade, encontrava com facilidade, nos "matinhos" perto de casa, joaninhas com suas bolinhas coloridas a enfeitar os ramos das maravilhas, plantas que cresciam  à vontade nos terrenos baldios, não se furtavam a nos presentear com suas lindas flores, também nasciam aos borbotões e que não precisavam de nenhum trato especial.
Apenas a água da chuva e nossa  admiração em ver tanta beleza lhes bastavam.
Além das joaninhas, cigarrinhas das pastagens e borboletas multicoloridas que sobrevoavam os arbustos, sem falar naqueles pontinhos luminosos, os vaga- lumes (ou pirilampos) como queiram que transformavam qualquer árvore comum em árvore de Natal em qualquer época do ano.
O tempo passou...   o asfalto chegou, eu cresci sem me dar conta de que eram aquelas  pequenas coisas que nos deixavam cheias de alegrias, a mim e as outras crianças do bairro.
Hoje, onde estarão as joaninhas?
Onde estarão os vaga- lumes das noites de verão?
Onde viverão as cigarrinhas das pastagens e borboletas de todas as cores?
Talvez em pequenas cidades, onde o progresso ainda não chegou.
Talvez alegrando  outras crianças que hoje ainda não se dão conta, mas que como eu vão encontrar uma joaninha por acaso, uma sobrevivente, que as remeterá a um passado distante, cheio de lembranças e que infelizmente, não volta mais...

                                             Source  Alice Juliani

_______________________________________________________
Lendo a Aprendendo

1- A mais conhecida das joaninhas tem 7 pintas nas costas

2- Sua cor viva sobressai  à visão do pássaro mas sua defesa é o mau cheiro que exala.

3- Ela se alimenta  de pulgões , cochonilhas.

4- Existem cerca de 5.000 espécies de joaninhas.

5- Tem meio centímetro de comprimento, menor que uma unha.

6- É muito comilona, come entre 40  e 75 pulgões por dia.

7- Durante seu voo  bate as asas 85 vezes por segundo.

8- Tem duas antenas, que servem para ela sentir o cheiro e o  gosto

9- Ela coloca de 3 a 50 ovos

10- A fêmea é sempre maior que o macho.
                                                                 Source: (  Guia dos Curiosos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário