sábado, 18 de janeiro de 2014

MEU LIVRO







               Este livro eu escrevi porque era um sonho meu, algo que faltava para mim.


Livro é uma publicação que reúne  páginas ou cadernos de papel com textos impressos, obra em prosa ou em verso, sobre qualquer  assunto , registros de endereços, assinaturas, operações comerciais, essa é uma definição  gramatical, um tanto aureliana.
Não se esqueçam que dia 23 de abril é o Dia Mundial . do Livro e dia 29 de outubro é o Dia Nacional do Livro e dia 7 de janeiro é o Dia do Leitor.
O Caetano Veloso tem um música cujos versos estão logo abaixo e que fala sobre livro:

           Livros.
Tropeçavas nos astros desastrado
Quase não tínhamos  livros em casa
E a cidade não tinha livraria
Mas os livros que em nossa vida entraram
São como radiação de um corpo negro
Apontando pra expansão do universo
Porque a frase, o conceito, o enredo, o verso
(E sem dúvida, sobretudo o verso)
É o que pode lançar mundos no mundo


Hoje estou escrevendo para as pessoas que acompanham este blog sobre o livro que escrevi e já foi editado em dezembro/2013 de nome  O Blog que Virou Livro, como vocês estão vendo na foto acima.
A capa foi elaborada pela minha filha mais velha formada em educação artística  de nome Simone Amoroso. Quer  pessoa mais indicada para o  assunto?.
O prefácio do meu livro  é de meu neto Rafael Amoroso,   que estuda o 4º ano  de Medicina  que disse assim em seu prefácio:
Atribuida ao poeta cubano José Marti, recordo a frase:

"Há três coisas que um homem deveria fazer em sua vida; plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro"
E para mim faltava este último quesito. Sonho realizado.
O meu livro é composto de 22 capítulos, sendo que cada capítulo corresponde a uma postagem do blog, dispostos na seguinte ordem:

O Tempo: o tempo não existe, o que existe são folhinhas, calendários, relógios.

2º  O Trabalho: é toda atividade realizada pelo homem civilizado que transforma a natureza pela inteligência

 Saudade:  palavra triste, quando se perde um grande amor. É a lembrança  triste e suave de um bem            passado.

4º  A Emigração Japonesa no Brasil:  texto foi extraído da minha monografia quando cursava o 4º ano da           Universidade.

 O Dinheiro: aprendi que a felicidade do homem é medida pelas coisas  que o dinheiro não pode comprar (amizade, amor, afeição, carinho, raios de sol, gotas de chuva e nem a canção do vento que passa sibilando  pelo tronco oco  de uma árvore e nem o colar que seu filho faz  quando abraça o seu pescoço)

6º  A Infância:  porque não se pode explicar os seres de seus vícios, mas sim partindo daquilo que conservam intactos de puro, do que lhes resta da Infância.

7º  A Mulher: foi um tributo que eu fiz a mulher, já que eu saí  de dentro de uma. Cortaram o cordão umbilical mas não cortaram o cordão sentimental

8º   O Livro: escrevi sobre o livro porque sempre achei que nenhuma sala de aula pode dar-nos o que aproveitamos lendo um bom livro. Você nunca mais será o mesmo depois de ler um livro.

9º  A Cidade: mostrei que a cidade como ela é hoje, só surgiu por volta de 1780 com o advento da Revolução Industrial Inglesa

10º  A Felicidade:  será que a gente merece a felicidade? Alguém já a encontrou?  Se encontrou só resta agradecer.

11º  As Rosas: porque elas são as rainhas das flores e que os espinhos afiados da rosa representa o seu ciúme, por isso o cravo saiu ferido na Cantiga Infantil.

12º  Os Amigos:  mostrei que o destino faz os parentes, a escolha faz os amigos. Hoje amigo é um tesouro desvalorizado pelo mundo.

13º  O Professor: porque eu fui um professor e que para mim nenhuma tecnologia  substitui um bom professor.

14º  A Água: mostrei que temos que cuidar dela porque é um recurso esgotável e está presente nos menores movimentos de nosso corpo e até em nossas tristezas em forma de lágrimas.

15º  O Circo: porque ele exerce um fascínio e lembra a nossa infância.

16º  O Beijo: ele é a menor distância entre dois apaixonados. Falei também da origem do beijo.

17º  O Amor:  falei que o amor não conhece lógica, porque  lógica é da cabeça e o amor é do coração.

18º  A Pizza:  escrevi porque Marília,  a cidade onde resido é denominada a capital da Pizza.

19º  Qual a sua Experiência? :  Foi o tema de um teste aplicado por uma grande fábrica de carros em São Bernardo do Campo-sp. Publiquei as resposta  do que passou em primeiro lugar.

20º  O Animal Humano e a Monogamia:  como surgiu a monogamia entre os humanos (casamento monogâmico)

21º  Café Filosófico:  citei frases  que são pérolas de sabedoria, para o leitor fazer reflexões que podem  ajudar no cotidiano das nossas vidas.

22º  A Música de Minha Vida:  porque todo mundo tem uma música que que fala de sua vida.A minha música é " Epitáfio" dos Titãs

Fiz um mini resumo dos capítulos  para os leitores deste blog.

_________________________________________
Vejam agora o que disseram mais sobre livro:

"O livro fala e a alma responde. Nenhuma sala de aula pode dar-nos o que aproveitamos lendo um bom livro, porque a leitura de um bom livro é um diálogo incessante. Embrenhe-se em bons livros e leia-os muitas vezes, torne-se sequioso de tinta de impressão e sacie-se a ler, pois dos livros emana a fonte de juventude descoberta por poucos"     (Larry T. Mcgchee)

"Nosso século é menos leitor que o passado.... é  mais um século de andar, correr, de ouvir, de ver ou de falar e menos de ler"     (Alceu Amoroso  Lima)









Nenhum comentário:

Postar um comentário