quarta-feira, 20 de novembro de 2013

DITADOS POPULARES





Você vai me dizer que nunca bateu aquela dúvida do porquê de falarem alguns ditados populares?
Então vamos ver logo abaixo a origem de alguns deles:

1-Vai  Tomar  Banho

Em " Casa Grande e Sensala"  Gilberto Freire analisa os hábitos de higiene dos índios versus os do colonizador português. Depois das Cruzadas, como corolário dos contatos comerciais, o europeu se contagiou de sífilis e de outras doenças transmissíveis e desenvolveu medo ao banho e horror à nudez, o que muito  agradou a Igreja. Ora, o índio não conhecia a sífilis e se lavava da cabeça aos pés nos banhos de rio, além de usar folhas de árvores para limpar os bebês e lavar no rio  as redes nas quais dormiam. Ora, o cheiro exalado pelo corpo dos portugueses, abafado em roupas que não eram trocadas com frequência e raramente lavadas, aliado à falta de banho, causava repugnância aos índios, quando estavam fartos de  receber ordens dos portugueses, mandavam que fossem tomar banho.

2- Pensando na morte da Bezerra

A história mais aceitável, para explicar a origem do termo é proveniente das tradições hebraicas, onde os bezerros eram sacrificados pra Deus como forma de redenção dos pecados. Um filho  do rei  Absalão  tinha grande apego a uma bezerra que foi sacrificada. Assim  após o animal  morrer ele ficou se lamentando e pensando na morte  da Bezerra. Após alguns meses o garoto morreu.

3- Pra Inglês  Ver

A expressão surgiu  por volta de 1830, quando a  Inglaterra exigiu que o Brasil aprovasse  leis que impedissem  o tráfico de escravos. No entanto todos sabiam que essas leis não seriam cumpridas, assim essas  leis eram criadas apenas  "pra inglês ver". Dai surgiu o termo.

4- Anda à Toa.

Toa é a corda com que uma embarcação reboca a outra. Um navio que está a toa, é o que não tem leme nem rumo, indo pra onde o navio que o reboca determinar.

5- Quem não tem cão caça com gato

Na verdade, a expressão, com o passar dos  anos, se adulterou. Inicialmente se dizia quem não tem cão caça como  gato, ou seja sozinho, se esgueirando, astutamente, traiçoeiramente, como fazem os gatos.

6- Água  mole em Pedra Dura tanto bate até que fura

Um de seus primeiros registros  literário  foi feito pelo escritor latino  Ovídio  (43 a.C- 18 a.C) autor de celebres livros como A arte de Amar e Metamorfoses, que foi exilado sem que soubesse o motivo. Escreveu o poeta:"A água mole cava a pedra dura". É  tradição das culturas dos países em que a  escrita não é muito difundida formar rimas nesse tipo de frase, pra que sua memorização seja facilitada. Foi o que fizeram com o provérbio portugueses e brasileiros.

7- Da pá  Virada

A origem do ditado é em relação ao instrumento, a pá. Quando a pá está virada para baixo, voltada para o solo, está inútil, abandonada, decorrentemente pelo homem vagabundo, irresponsável, parasita.

8- NHENHENHÉM

Nheê em tupi, quer dizer falar. Quando os portugueses chegaram ao Brasil os indígenas não entendiam  aquela falação estranha e diziam que os portugueses ficavam a dizer "nhen-nhen-nhen. ( o presidente Fernando Henrique Cardoso é  que gosta de usar esse termo).

9- A Dar Com o Pau.

O substantivo "pau" figura  em várias expressões brasileiras. Esta expressão teve origem nos navios negreiros. Os negros  capturados preferiam morrer durante a travessia, e para isso  deixavam de comer.Então , criou-se o  "pau de comer" que era atravessado na boca dos escravos e os marinheiros jogavam sopa e angu pro estomago dos infelizes, a dar com o pau. O povo brasileiro incorporou a expressão.

                                                           Fonte:  O Sabidão

_____________________________________________________




Nenhum comentário:

Postar um comentário