sábado, 28 de setembro de 2013

A LIBERDADE






Liberdade é a coisa mais importante na nossa vida
Sem a liberdade o homem se bestifica.

"Liberdade,  Liberdade abra as asas sobre nós
E que a voz  da igualdade seja feita entre nós."

Liberdade!. Nós também somos livres e temos o livre arbítrio de fazermos e pensarmos no que queremos.
Temos ao nosso alcance aquilo que desejamos e sonhamos. Podemos desfrutar da nossa vida como bem quisermos.
Liberdade!  Liberdade em irmos e virmos. Liberdade em podermos amar, em  poder sorrir, em poder gritar, em poder  chorar, em poder sonhar, em poder  viver. É assim, conforme vão passando  os dias, carregamos em nossos desejos a vontade de vivermos cada vez mais livres
Um vôo de um pássaro, o  desabrochar de uma flor, o cair do orvalho. Detalhes que não percebemos, mas que deixa nossa vida mais graciosa  e cheia de vida, cheia de liberdade.
Imaginemos se vivêssemos em um lugar  em que tudo fosse artificial? Se vivêssemos em um lugar  que ao querermos olhar uma abelha  voando teríamos de ligar a televisão? Que graça teria? Nenhuma. 
Não saberíamos que cheiro tem o perfume de uma rosa, ou como nasce um pé de laranja, ou ainda  como é o brilho do sol. Que graça teria em viver assim?
Quando ao levantar-se pela manhã e escutar o barulho da chuva  caindo lá fora e não reclame que está chovendo, de um sorriso e abra as janelas para  ver cada gota cair no chão. Ou ainda perceba o caminhar das formigas que  estão embaixo dos seus pés. Tudo são detalhes que fingimos não ver . E se começarmos  a perceber esses detalhes que estão em nossa vida, aprenderemos a ver um mundo melhor.
São nos pequenos detalhes que deixamos nossa vida com o gostinho de que apesar  dos problemas que enfrentamos, no final tudo vale a pena.
Felizmente liberdade para tudo isso que foi dito você tem.

                        A Liberdade
A perda da liberdade é sem dúvida um dos piores males para a natureza humana. Pouca coisa é mais detestável do que a obrigação de praticar eternamente ações contrárias a nossa vontade. Liberdade  é assim:
Quanto mais você tem, mais difícil viver sem ela. A liberdade é indispensável, tanto quanto o ar que respiramos.

Tem um escritor de nome Juan Arias  que tem um texto onde ele fala  assim sobre a liberdade:


Liberdade!
Sou livre quando..

amo o que faço
amo as coisas e os homens porque o amor os faz mais livres e eu menos escravo.
aceito e defendo a liberdade dos outros.
a minha liberdade vale mais do que o dinheiro.
consigo em tudo  descobrir bondade.
aceito que o mais importante é a minha consciência.
me sei dar sem  exigir possuir.
sei que na hora do fracasso, é sempre tempo de começar outra vez.
creio  firmemente num homem como eu que , depois de ter morrido, continua a viver para sempre.
sou capaz de amar o instante da vida que  tenho nas mãos.
acorrentado, continuo a gritar o direito a minha liberdade.
sou capaz de aceitar o que os outros me oferecem.
reconheço as minhas limitações.
tenho a capacidade de me transformar.
quando tento fazer do meu trabalho um ato de criação.

Bem aventurados os livres, porque possuirão  a Terra!
______________________________________

Vejam agora o que disseram mais sobre a liberdade:

"A liberdade não se conquista com flores"     (Karl Marx)

"Renunciar a liberdade é renunciar a qualidade de homem, aos direitos da humanidade, e até os próprios deveres"             Jean Jacques Rousseau)

"O que ganhamos em autoridade, perdemos em liberdade"     (Marques de Maricá). 

"Liberdade não se compra, dignidade não se vende"

"A prisão não são as grades e a liberdade não é a rua. Existem homens livres, na prisão, e homens presos na rua. È uma questão de consciência"       (Neimar Barros)



Nenhum comentário:

Postar um comentário