terça-feira, 26 de março de 2013

THEOBROMA - CACAU






                 Esses frutos  da foto é o cacau, matéria prima do chocolate

                           

                                Todo dia 26 de março é comemorado no Brasil do Dia do Cacau

Você sabe o que é  "Teobroma" ?
Pois este é o nome   dado pelos gregos ao   "alimento dos deuses",  o chocolate. " Teobroma cacao" é o nome científico  dessa gostosura chamada chocolate.
Quem batizou assim foi  botânico Linneu, em 1753. Mas  foi com os Maias  e os  Astecas  que essa história toda  começou.
O chocolate era considerado  sagrado por essas duas  civilizações, tal qual o ouro. Em meados do  século XVI,  acreditava-se que, além  de possuir poderes  afrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor  aos que bebiam. Por isso , era  reservado apenas  aos governantes e soldados.
O chocolate já foi  considerado um pecado, remédio, ora sagrado , ora alimento profano.
Os Astecas chegaram a usa-lo como moeda, tal o valor  que o alimento possuía .
Chega o século XX,  os bombons e os ovos de Pascoa são criados, como mais  uma  forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro.
É tradicionalmente um presente recheado de significados. É altamente nutritivo, um rico complemento e repositor de energia.

______________________________________________
                                        
                                         Benefícios do Chocolate

Uma pesquisa americana afirma que mulheres que comem  chocolate amargo uma ou duas  vezes por semana podem  reduzir o risco de doenças cardíacas em até 32%. No entanto , as que comem todos os dias  não tem  o mesmo benefício. A pesquisa  foi publicada  em uma  revista  científica da Sociedade Americana  do Coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário