Na oficina, no laboratório, nas estradas, nos campos e nas escolas, o homem aperfeiçoa, ao longo dos tempos, sua capacidade de transformar a natureza e extrair dela os recursos essenciais para garantir a vida. Entre a primitiva atividade de caça e coleta e as gigantescas industrias modernas, há sempre um ponto em comum: por meio do trabalho, o homem obtém condições para sobreviver e progredir.
Sem trabalho eu não sou nada
Não tenho dignidade
Não sinto meu valor
Não tenho identidade
(Legião Urbana)
Todo dia lº de maio é comemorado no Brasil e em todo o mundo o Dia do Trabalho.
Podemos definir trabalho como toda atividade realizada pelo homem civilizado que transforma a natureza pela inteligência. Há mediação entre o homem e a natureza: domando-a ele a seu desejo, visa extrair dela sua subsistência.
Laboriosas formigas correm de um lado para o outro, transportam gigantescas folhas, grãos de terra e migalhas, constroem sua casa e alimentam sua rainha. Parecem gente! É o primeiro comentário de quem se detém a observa-las. Mas entre a atividade da formiga e a do homem há uma distância incomparável. As formigas de hoje executam exatamente as mesmas tarefas e da mesma forma que sempre.
As que viviam na antiga Grécia desempenhavam funções iguais as das que trabalham num laboratório moderno, dentro de estufas criadas para observar seu "curioso" comportamento.
Uma das diferenças essenciais entre o homem e os outros animais encontra-se no método de trabalho para transformar cada vez mais profundamente a natureza que os rodeia.
Servindo-se de sua capacidade, ele se distancia dos companheiros do reino animal: ele progride, aperfeiçoa seus recursos. Assim, o homem de hoje executa as tarefas vitais, como seus ancestrais dos tempos clássicos, porém com maior facilidade e menor esforço. Ele aperfeiçoou os instrumentos e meios de trabalhos, inventou novos caminhos e descobriu novos recursos. O progresso marca a civilização humana através dos tempos.
Vejam agora o que mentes brilhantes disseram mais sobre o trabalho:
"Foi pelo trabalho que a mulher transpôs em grande parte a distância que a separava do homem; só o trabalho pode garantir-lhe liberdade concreta." (Simone de Beauvoir)
"Na divisão do trabalho, está a alienação do operário, ele perde a noção do conjunto do processo produtivo." (Karl Marx)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário." (Albert Einstein)
"Não ensinar o filho a trabalhar é a mesma coisa que ensiná-lo a roubar" (Prov. Italiano)
"O trabalho é o amor que se tornou visível" (Khalil Gibran)
_______________________________________________________
Lendo a Aprendendo:
As Rosas da Resistência
As rosas da resistência nascem no asfalto.
A gente recebe rosas, mas vamos estar com o punho cerrado falando
de nossa existência contra os mandos e desmandos que afetam nossas
vidas. (Marielle Franco, sociologa, política, defensora dos Direitos Humanos, ativista feminina, foi assassinada no Rio de Janeiro em 14 de março de 2018 e até agora não falaram quem é o assassino.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário