segunda-feira, 8 de abril de 2019

O RABO DE GALO




A CACHAÇA TAMBÉM É CONHECIDA  COMO ÁGUA 
QUE PASSARINHO NÃO  BEBE



Antigamente no Brasil, para se ter melado, os escravos colocavam o caldo de cana em um tacho e levavam ao fogo. Não podiam parar de mexer até que tivesse uma consistência.
Porém um dia , cansados de tanto mexer e com serviços ainda por terminar, os escravos simplesmente pararam e o melado desandou.
O que fazer agora?
A saída que encontraram foi guardar o melado longe das vistas do feitor. No dia seguinte encontraram o melado azedo fermentado.
Não pensaram duas vezes e misturaram o tal  melado azedo com o novo e levaram os dois ao fogo..
Resultado: o "azedo" do melado antigo era álcool que aos poucos foi evaporandoe formou no teto do engenho umas goteiras que pingavam constantemente.
Era a cachaça já formada que pingava. Daí  o nome de "pinga". Quando a pinga batia nas suas costas marcadas com a chibata dos feitores ardia muito, por isso deram o nome  de  AGUARDENTE.
Caindo em seus rostos, escorrendo até na boca, os escravos perceberam que,  com tal goteira, ficavam alegres com vontade de dançar. E sempre que queriam ficar alegres repetiam o processo.
Não basta somente beber ela, tem de conhecer também a sua história. (História contada no Museu do Homem Nordestino)
É sabido que a cachaça é uma bebida tipicamente brasileira. Especialistas estão  pleiteando a inclusão do cocktail na lista da IBA (Internacional Bartenders Association), na qual todos os bartenders (garçons) do mundo terão que conhecer a saber fazer a bebida  à base de cachaça. Um dos  drinks mais famosos do mundo é a Caipirinha, verdadeiro orgulho nacional.
Com 100 anos de história atualmente compõe as melhores cartas de restaurantes e sua receita tradicional está na  mente dos mais importantes bartenders.
Agora chegou a vez do Brasil revelar para o mundo mais uma explosão de saber e tradição com o drink a base de cachaça mais consumido no país, o Rabo de Galo Para se ter uma ideia do consumo dos l,3 bilhão de  litros de cachaças consumidos  nos estados brasileiros, cerca de 70% é de Rabo de Galo.

_______________________________________________________________-

Lendo e Aprendendo:

        Eternidade

Se é eterno aquele que faz  um filho, planta uma árvore e escreve um livro, eu como educador semeei vida e plantei conhecimentos na alma humana, escrevi livros e fiz 4 filhas e plantei também muitas árvores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário