Entrada do Bosque Municipal de Marília
última reserva de Mata Atlantica da região.
Todo dia 04 de abril é comemorado o aniversário de Marília. Hoje 4 de abril Marília completa 90 anos de lutas e glórias.
Marília é a cidade onde nasci, passei toda a minha infância, foi onde feliz eu vivi, desde os meus tempos de criança, onde tive nesta vida os primeiros sonhos meus.
Tem um texto que diz assim sobre Marília:
Marília, bela fonte e guia da paz mundial
Em 1923, Antonio Pereira da Silva "Pereirinha" e seu filho José Pereira da Silva no Brasil foram os pioneiros em um maravilhoso lugar, no Distrito de Cafelândia; terra firme, com grandes bosques, próxima dos rios Feio e Peixe, foi nomeada poeticamente por "Alto Cafezal" para sua cultura do café. Bento de Abreu Sampaio Vidal, em 1926, adquiriu uma grande área desta bela e fecunda terra que, ao longo do tempo, deu origem a um legado de migração de famílias com valores de empreendedorismo, união, esperança, simplicidade e progresso.
As estradas da via férrea de responsabilidade da então Companhia Paulista de Estradas de Ferro, eram designadas em ordem alfabética; no Distrito de Cafelândia, próxima extensão a ser nominada haveria de ter nome com a letra 'M". "Marathona" "Mongúcio" e "Macau" Foram alguns nomes sugeridos. Todavia, o empresário eminente Bento de Abreu, não satisfeito com qualquer dessas propostas e em uma longa viagem para a Europa por barco, lendo apaixonadamente o livro de Thomas Antonio Gonzaga, "Marília de Dirceu", foi inspirado pelo belo trabalho e decidiu nominar "Marília", que para os cristãos evoca o santíssimo nome da Virgem Maria. De outro lado Dirceu etimologicamente significa fonte de água e Marília belo guia. Ou seja, a cidade-campo é um belo guia para uma fonte de água viva.
A cidade foi reconhecida pela Lei do Estado n. 2161, de 22 de dezembro de 1926, com o nome de Marília, todavia como um distrito de Cafelândia. Em 1928 foi elevada à categoria de Município Lei do Estado n. 2320, de 24 de dezembro de 1928. Sua instalação oficial teve lugar em 4 de abril de 1929, dia em que se celebra o aniversário da cidade.
Cerca de 90 anos após esses eventos, de 19 a 22 de maio de 2016 o Univem e a Universidade Estadual do Norte do Paraná com o apoio da Universidade Católica Sede Sapientae do Peru, além de outras instituições, levam a efeito a organização em Marília do Primeiro Congresso Latino-americano de Paz.
O congresso tem como objetivo controbuir para a paz mundial, com a difusão,inspiração e implementação da "Carta de Marília", que será fonte e guia para orientar a paz os Estados, as Nações dos cinco continentes e todas as pessoas.
É justo e necessário agradecer a todos os organizadores na pesoa dos magníficos reitores da Univem Dr. Luiz Carlos de Macedo Soares e da UENP Dra Fátima Aparecida da Cruz Padoan. Também ao Exmo Juiz Federal Rogério Cangussu, além de maravilhosa equipe universitária de autoridades, professores e alunos que os apoiaram, com as bençãos e orações apostólicas de muitas pessoas de paz e bem, representadas pelo Exmo Monsenhor Lino Paniza, Chanceler da Universidade Católica Sede Sapientae. Muito obrigado!.
Fonte: Jornal da Manhã
__________________________________________________________________
"A maior atração de uma cidade é a qualidade de vida de seus moradores" (Jaime Lerner)
"Marília de Dirceu, Marília de todos nós"
Parabéns Marília pelos seus 90 anos de crescimento político e administrativo, que está se transformando em uma das principais cidades do Estado de São Paulo
______________________________________________________________
Em tempo:
Quem nasce em Marília o gentílico é mariliense.
_____________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário