segunda-feira, 29 de maio de 2017
PESSOA MAIS FELIZ DO MUNDO
Essa foto do templo tibetano foi tirada pelo fotógrafo Colin Miller
Te procurei nas melodias de um piano
Nas aventuras de um voraz amor cigano
Meu coração tornou-se um monge tibetano
E nem assim tive silêncio para dormir. (Nana Caymmi- Bolero de Neblina)
Aos 70 anos, o monge budista tibetano Mathieu Ricard é considerado a "pessoa mais feliz do mundo", por cientistas, da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, que estudaram seu cérebro.
Eles descobriram que o monge tibetano produz um nível de ondas cerebrais de gama sem precedentes na literatura científica. Essas ondas estão ligadas à capacidade de atenção, consciência, aprendizado e memória.
Além disso, Ricard manifesta um nível de atividade no seu cortex pré-frontal esquerdo bem acima do direito, o que reduz sua propensão a negatividade, explicaram os pesquisadores.
"Felicidade não é a busca infinita por uma série de experiências prazerosas. Isto é uma receita para a exaustão", diz o monge tibetano. Mas qual é na visão dele, o segredo para tanta felicidade? Aos 70 anos, Ricard dá cinco conselhos:
1- Defina o que é felicidade.
"Felicidade é um jeito de ser. É um estado mental ótimo, excepcionalmente saudável, que dá a você os recursos para lidar com os altos e baixos da vida."
2- Seja paciente.
"Não seja como uma criança que faz pirraça. 'Eu quero ser feliz agora', isso não funciona. A fruta amadurece com paciência e vira uma fruta e uma geleia deliciosa. Você não pode fazer isso com uma fruta verde. Leva tempo cultivar todas aquelas qualidades humanas fundamentais que geram bem estar."
3- Saiba que você pode treinar sua mente.
"O que você fizer vai mudar seu cérebro. Se você aprender malabarismo, a mergulhar ou esquiar, seu cérebro vai mudar. Da mesma forma, se você treinar sua concentração, se você treinar para ter mais compaixão, se você treinar para ser altruista, seu cérebro vai mudar, você será uma pessoa diferente. Todas essas habilidades podem ser aprendidas, assim como tocar piano ou jogar xadrez."
4-Pratique pouco e com frequência.
"É como quando você rega as plantas em sua casa ou no seu apartamento. Você precisa regar um pouco todos os dias. Se você derramar um balde uma vez por mês, a planta vai morrer. É melhor fazer sessões curtas de meditação com frequência do que uma muito longa de tempos em tempos, porque o processo de neuroplasticidade não será ativado ou mantido.
5- Não deixe o tédio desencorajá-lo.
"Devemos perseverar, porque, às vezes quando está certo é que uma mudança de verdade ocorre. A regularidade é uma das grandes dicas de meditação e treinamento mental para se tornar uma pessoa melhor, mais feliz e mais altruísta."
Em tempo: O primeiro monge tibetano surgiu em Madagascar no início do século XVI com o nome de Da Lá A Lama, aos 50 anos de idade
Fonte: Jornal da Manhã de 26.05.2017
Vejam agora o que disseram sobre a felicidade:
"Na plenitude da felicidade, cada dia é uma vida inteira." (Goethe)
"Há duas épocas na vida, infância e velhice, em que a felicidade está numa caixa de bombom." (Carlos Drummond Andrade)
"Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente" (Érico Veríssimo)
"A felicidade às vezes é uma benção - mas geralmente é uma conquista." (Paulo Coelho)
"As ideias das pessoas são pedaços da sua felicidade." (desconhecido)
"É muito melhor viver sem felicidade do que sem amor." (Shekespeare)
"A Constituição Brasileira (carta magna) diz que "Ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão pela lei"
Então teria que ter uma lei obrigando, a gente a ser feliz. Aí todo mundo era obrigado a ser feliz.
(O autor papiiamoroso)
Um fundamento do budismo tibetano:
"Não acredite em tudo que você ouve, não gaste tudo o que você tem, durma como se não houvesse amanhã."
_______________________________________________
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário