sábado, 13 de maio de 2017

A TECNOLOGIA




                            O Fogo é considerado um marco na evolução tecnológica


A palavra tecnologia pode ser definida ortograficamente como o conjunto de princípios científicos que se aplicam aos diversos ramos de atividades.
É também um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas. É uma aplicação do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa.
As tecnologias    primitivas ou clássicas envolve a descoberta do fogo, a invenção da roda, a escrita, dentre outras.
Na pré-história o homem não possuía um centésimo das necessidades que hoje os aflige. Não precisavam do controle remoto, pois não tinham TV e nem precisavam de TV, pois não tinham energia e nem precisavam de energia pois não tinham consciência de sua existência. Mas espere aí, não precisavam de energia até a descoberta do fogo.
O fogo pode ser considerado um marco na evolução tecnológica , pode ser considerado o maior avanço tecnológico, porque  foi a partir de sua descoberta que ocorreu o maior aproveitamento de recursos naturais que precisam de calor para serem úteis.
A ideia do combustível foi ganhando espaço através do tratamento dos recursos naturais como argila para a produção de cerâmica, a queima da madeira para a  produção de carvão, a fornalha (8 mil anos a.C) utilizada para forjar metal e criar armas, as ligas como o bronze, o ferro, o aço (1.400 anos a.C)
A Revolução Agrícola, ocorrida na Grécia 6.000 a.C foi outro ponto chave na evolução tecnológica, transformou o modo de produção  da vida material dos homens que eram nômades e  viviam da caça e pesca, da coleta de  cereais que encontravam no caminho. O homem transformou-se em sedentário.
Já na Idade Média, onde o Modo de Produção era o Feudalismo, as  tecnologias medievais englobam invenções como a prensa móvel, tecnologias militares (criação de armas) tecnologia das Grandes Navegações.
Na Idade Contemporânea (século XVIII) surge as invenções tecnológicas da Revolução Industrial, provocaram profundas transformações no processo produtivo. Criou a relação entre o homem e a máquina.
A palavra  "Tecnologia", apesar de  ter sido inventada em 1829 não fazia parte do vocabulário geral.
E, no entanto, a maior revolução jamais vivida pela humanidade, já estava em curso. Já sabíamos que tudo pode mudar num pescar de olhos; só não sabíamos ainda que piscávamos tão depressa. - Os Computadores. 
Em meros  50 anos, a tecnologia alterou radicalmente o modo como vivemos. Nenhum aspecto do cotidiano ficou intocado, nenhuma  pessoa escapou à sua influência. Se este impacto é para melhor ou pior é discussão apenas filosófica. Não há volta no caminho, porque não podemos ignorar hoje o que antes não tínhamos.

                                        A INTERNET

Como é que conseguíamos viver antes da  Internet?
Como todo mundo, eu também perdi a  conta do número de vezes em que ouvi ou formulei essa pergunta.
Como encontrávamos telefones e endereços?
Como sabíamos quais os filmes que estavam em cartaz? Como descobríamos os horários dos voos, a temperatura em Lisboa, o valor da rúpia? (unidade monetária e moeda da Índia, Nepal, Indonésia).
Onde estavam informações como a data da estreia de Casablancaa idade da Brigitte Bardot (primeira atriz a pousar nua no cinema) os recordes dos 50 metros de nado de peito?.
Como ou a quem recorríamos para saber como se tiram manchas? Como conseguíamos esperar meses por uma carta? Como fazíamos quando precisávamos da letra de uma música ou  trecho de um filme? Como elaborávamos o trajeto de casa para uma rua que não conhecíamos?
A resposta para essas questões e tantas e tantas outras como elas torna-se cada vez mais remota. É provável que, em breve torna-se tema de trabalho escolar, alguma tese e objeto da arqueologia urbana. E poderiam , desde já virar um joguinho engraçado de vídeo game.
Quem sabe como...?
O fato é que, de 50 anos para cá, passamos a ser muito bem informados, porque antigamente, a medida da curiosidade de uma criança restringia-se ao que sabiam os adultos, aos eventuais livros de casa ou de uma possível biblioteca nas proximidades. ( as enciclopédias era o google de hoje)
Hoje não mais. Com um pouco de curiosidade e uma conexão a Internet, o velho ditado italiano, passa enfim a realidade:  Tutto il mondo é paese. (O mundo é uma aldeia)
E para terminar eu digo que os avanços da tecnologia provocam grande impacto na sociedade. Pelo lado positivo, a tecnologia resulta em inovações que proporcionam melhor nível de vida ao homem. Como fatores negativos surgem questões sociais preocupantes como o desemprego, devido a substituição do homem pela máquina ou a poluição ambiental que exige um continuo e rigoroso controle.

Vejam agora o que mentes brilhantes disseram sobre o assunto:

"Os computadores vieram ao mundo para resolver todos os problemas que a gente não tinha"  (Woody Allen- ator americano)

"A Internet é a ferramenta mais poderosa já inventada no que diz respeito a amizade." (Camila Costa)

"Antigamente as enciclopédias, eram o Google de hoje. Os estudantes, como eu usavam para pesquisas escolares." (do autor)

"Antigamente o homem usava a tecnologia como fonte de subsistência, hoje só pensamos em usá-la como fonte de consumo"   (Isabela Luiza)

"Realmente, a tempos atrás, a necessidade era mãe da tecnologia, hoje em dia é a tecnologia que é mãe da necessidade" (Jandir Lucas F. Serra )

"O verdadeiro perigo não é que computadores começarão a pensar como homens, mas que homens começarão a pensar como computadores"    (Iara Giovanini)

____________________________________________________



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário