OS VILÕES DO MAR- o grande predador
Os tubarões, em sua maioria, são animais exotérmicos pois a temperatura do seu sangue varia e depende do ambiente externo. Muitos tubarões, apresentam um menor metabolismo, sendo mais lentos e com menores necessidades energéticas. Os tubarões gastam muita energia em seus deslocamentos natatoriais, consequentemente necessitam se alimentar constantemente.
Devido a essa voracidade natural, algumas espécies limpam os oceanos comendo animais feridos ou mortos, mesmo que em elevado estágio de decomposição.
Nos hábitos alimentares, seguem uma dieta regular de peixes, crustáceos, lulas, polvos, tartarugas, raias e outros tubarões, sendo o canibalismo uma prática muito comum. A prática da caça é guiada pela combinação dos seus sentidos.
A sua boca, em posição ventral, possui uma grande abertura, graças a inexistência de contato rígido com o crânio. Os dentes são triangulares, afiados e extremamente eficientes para agarrar e cortar, não possuem raiz. São fileiras de dentes de reposição, usadas após a fileira que está em uso.
Quando um dente é perdido , o posterior move-se para ocupar o seu lugar. Alguns tubarões não possuem os afiados dentes triangulares, que são essenciais , isso por terem se adaptado a outras formas de alimentação.
Os tubarões exercem duas funções primordiais no ambiente marinho: como predadores no topo da cadeia alimentar, mantém o controle populacional das aguas, além de predar os mais lentos e os mais fracos, portanto ajudando a selecionar a espécie.
Ao contrário da cadeia alimentar terrestre, na qual os herbivoros podem apresentar um porte maior que os canívoros, a hierarquia dos oceanos é determinada pelo tamanho.
______________________________________________
CURIOSIDADES MARINHAS
1- Um atum é capaz de nadar 170 km num só dia.
2- Alguns peixes são tão venenosos quanto cobras, caso do peixe-homicida (o nome já diz tudo!)
Outros peixes venenosos são: peixe-escorpião, baiacu e algumas espécies de raias.
3- O maior peixe de agua doce é o Pirarucu. Um exemplar pode chegar a dois metros e pesar por volta
de 200 kg.
4- O peixe mais rápido do mundo é o agulhão-vela. Ele alcança a incrível velocidade de 115 km. por
hora. Fonte: ( O Sabidão )
Nenhum comentário:
Postar um comentário