terça-feira, 21 de dezembro de 2010

A ÁRVORE DE NATAL


No mundo milhões de famílias celebram o Natal ao redor de uma árvore.
A árvore ,simbolo da vida, é uma tradição mais antiga do que o próprio Cristianismo, e não é exclusiva de uma só  religião.
Muito antes  de existir natal, os egípcios  traziam galhos  verdes de palmeiras  para dentro de suas casas no dia mais curto do ano em dezembro como um  símbolo de triunfo da vida sobre a morte.
Já o costume de ornamentar a árvore  pode ter surgido  do hábito que os druidas(sacerdotes gauleses) tinham de decorar  velhos carvalhos com maçãs douradas para as festividades deste mesmo dia do ano.A primeira referência a uma " Àrvore de Natal" é do século XVI. Na Alemanha , famílias  ricas e pobres  decoravam  árvores com papel colorido, frutas e doces.
Esta tradição se espalhou pela Europa e chegou aos Estados Unidos pelos colonizadores  ingleses.
Logo a árvore de Natal passou ser popular em todo mundo.
Foi escolhido o pinheiro pelas suas folhas  sempre verdes, simbolizando a vida  renovada de Jesus Cristo.
Mas pelo mundo todo várias culturas decoram a árvore  de  formas diferentes, como os poloneses , que enfeitavam com papel e, velas , enquanto nos Estados Unidos os famosos doces  em formato de bengala decoravam as arvores americanas.
Nos países nórdicos eram usadas  pequenas redes de pescaria e bandeirinhas.

Em tempo: A árvore da foto acima foi em mesmo quem  a decorou.



Omar Sharif, o ator disse:
"Eu acredito em tudo e em nada . A primeira coisa que  me ensinaram no catecismo é que Deus é justiça e eu não vejo  justiça no mundo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário