terça-feira, 20 de novembro de 2018

FLOR DE MAIO





A Flor de Maio é delicada e translúcida.





Ela é nativa do Brasil onde permanece florida até agosto se a temperatura ambiente estiver baixa.
É cultivada em todo o mundo em  estufas. Deve ser plantada em vaso de fibra ou de barro bem drenado numa mistura de lascas de  madeira ou fibras vegetais e terra comum. O vaso deve  permanecer todo o  tempo na sombra de  uma varanda e ser  regado apenas uma  vez por semana ou quando estiver  seco.
Não é aconselhável adubação, pois é uma  planta cactácea e epífita pouco exigente em nutrientes. É importante para se ter uma planta saudável normas acima descritas.
Para a flor de maio florescer é necessário que a intensidade luminosa (luz solar indireta) diminua no mês de abril e que haja um repentino decréscimo na  temperatura ambiente, é preciso também encharcar o vaso uma única vez molhando os galhos e folhas das plantas deixando-o permanecer de  10  à 15 minutos sob a luz intensa do sol para que "acorde" e então se deve pendurá-lo à sombra de uma varanda. Retire galhos secos, ervas daninhas, folhas pequenas ou de extremidades avermelhadas. Terá  dificuldades para florescer se estiver no  interior de  residências, varandas fechadas e  ensolaradas ou muito iluminadas por luzes artificiais.
Pulverize água gelada e pura nos galhos da planta na noite em que a temperatura ambiente cair drasticamente, desta forma os botões aparecerão já na  manhã seguinte.
As cores comuns são vermelha, lilás e branca, há também cores raríssimas (foto) como as que obtive por cruzamentos. É uma planta encantada que alegra os ambientes e uma das poucas que floresce em vasos.       Fonte: ( Valter Eugenio Saia- zootecnista,    filho do locutor Valter Saia)


___________________________________________________

Lendo e aprendendo:

"A flor e até mesmo o fruto são apenas o começo.
Na semente está a vida e o futuro. E o que eu sou dever escondido, como a flor está escondida dentro da semente."    (anônimo)

Uma Frase:

"A ocasião em que a inteligência do homem mais cresce, sua bondade alcança limites insuspeitados e seu caráter uma pureza inimaginável é nas primeiras 24 horas depois da sua morte." (Millôr Fernandes)

___________________________________________________________________

Postado por : Prof. Augusto Amoroso de Lima- prof. de história e sociologia aposentado.
Funcionário  Público Estafual da Pesquisa Científica e Tecnológica aposentado.
Tenho 3 livros editados que se encontram na Biblioteca Municipal de Marília.

1º  O Blog que virou livro
2º  Borboletrando o Saber...
3- Os Sentimentos Humanos     

Nenhum comentário:

Postar um comentário