segunda-feira, 22 de janeiro de 2018
O ESPORTE
Vejam vocês um esporte radical
"Um mundo mais pacífico e melhor
por meio do esporte"(Rio 2016)
Todo dia 19 de fevereiro é comemorado em todo território brasileiro o Dia do Esporte.
"O importante não é vencer mas participar"
Esse lema apareceu pela primeira vez durante os Jogos Olímpicos de 1908 em Londres.
Desde então encaramos o esporte como uma prática sem perdedores. Aos vencedores, os louros da vitória. Aos derrotados o aprendizado, lições como disciplina, determinação, espírito de equipe. Daí a missão das Olimpíadas: Um mundo mais pacífico e melhor por meio do esporte (com o qual o Rio de Janeiro foi encarregado de colaborar em 2016)
A tese soa inspiradora, mas nem para todo mundo. Caso de ídolos, como o canadense Ben Johnson, que se entupiu de anabolizantes para bater o recorde dos 100 metros rasos na Olimpíada de Seul em 1988. E de desconhecidos como espanhóis que fingiram ter deficiência mental para competir com vantagem nos jogos de basquete da Paralimpíadas de Sydney em 2000. Focados no pódio, eles trapacearam. E isso não é tão incomum. Como diz a teoria, o esporte ajuda a moldar o caráter de uma pessoa. Mas, como diz a prática, pode ser para pior. Fonte:( Revista Super Interessante.)
Vejam citações agora sobre o esporte:
"Na hora que você pega na bola, se você não sabe o que fazer com ela tente outro esporte." (Julus Borus)
"No esporte, existem campeões e existem heróis. Campeões vencem porque são bons no que fazem e tiram proveito particular de suas vitórias.
Heróis vencem quando menos se espera, superam seus próprios limites, e quando recebem os louros da glória, dividem suas vitórias com uma nação." (Augusto Branco)
"Alguém me disse um dia que eu não gosto de esportes radicais.
Respondi: Como não? Viver é tão seguro assim ? (Murilo Leal)
"A partida de futebol é mais disputada por torcedores do que por atletas em campo." (Carlos Drumond de Andrade)
______________________________________________________
Postado por Prof. Augusto Amoroso de Lima- prof. de História e Sociologia, aposentado e funcionário público estadual pela Pesquisa Científica e Tecnológica aposentado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário