sexta-feira, 30 de junho de 2017
FESTA JUNINA
Veja aí um arraial todo enfeitado
As festas mais populares no Brasil são as festas juninas: São João (24 de junho), Santo Antônio (13 de junho coincide com o dia dos namorados), São Pedro (29 de junho que é também Dia do Pescador). Junho mês das quermesses por todo o Brasil. Realizam-se as festas diferentes em cada região, segundo suas tradições culturais e costumes, mas todas promovem quermesses.Na maioria das festas, principalmente no Norte e Nordeste, o que mais se destaca são as brincadeiras. A brincadeira mais popular é o pau de sebo.
Essa festa inicialmente era chamada de Festa Joanina em referência a São João, mas no Brasil recebeu o nome de "junina", porque acontece no mês de junho. Além de Portugal, a tradição veio de outros países europeus, chegados a partir de meados do século XIX. Também foi incorporado aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.
Em razão da época propícia para a colheita do milho, as comidas feitas de milho integram a tradição como canjica, a pamonha, o curau, o milho cozido, a pipoca, e o bolo de milho.
Outros pratos típicos são o arroz-doce, a broa de milho, a cocada, o bom bocado, o quentão, o vinho quente, o pé de moleque, a batata-doce, o bolo de amendoim, o bolo de pinhão, etc.
O local onde ocorre a maioria dos festejos juninos é chamado de arraial, um largo espaço ao ar livre, onde barracas são erguidas para o evento, ou um galpão já existente e adaptado para a festa.
Geralmente, o arraial é decorado com bandeirinhas de papel colorido e balões.
Nos arraiais acontecem as quadrilhas, os forrós, leilões e os casamentos caipiras.
A Quadrilha
A quadrilha é uma dança em que tomam parte várias turmas de pares; É também chamada a música para essa dança.
Os principais personagens da quadrilha tradicional são:
O marcador da quadrilha (narrador da dança)
Casal de noivos
O padre
O delegado
Os padrinhos
E os casais convidados para festa.
A quadrilha surgiu nos salões da corte francesa recebendo o nome de "quadrille", mas tem origem inglesa, numa dança de camponeses chamada "Campesine"
Através da Guerra dos Cem Anos (1337-1453) a França assimilou alguns elementos culturais ingleses, adotando a quadrilha e tornando-a uma dança nobre que rapidamente se espalhou por toda a Europa.
Na época da Colonização do Brasil os portugueses trouxeram essa dança para o Brasil, bem como seus principais elementos: os vestidos lindos e rodados (que representavam as riquezas da corte), os passos puxados na língua francesa (anarriê, avancê, tour, etc.) e os agradecimentos aos santos pela boa colheita.
Esta dança típica chegou ao Brasil durante o período regencial e fez grande sucesso na Corte do Rio de Janeiro caindo depois no gosto popular. A sanfona, a viola, o violão, o triângulo são instrumentos muitos utilizados para acompanhar a quadrilha. Source: Enciclopédia Trópico
As Fogueiras
As fogueiras tradicionais das festas juninas são herdadas das culturas greco-romanas e dos celtas. Esses povos cultuavam as fogueiras como forma de agradecimento aos deuses pelas boas colheitas.Essa prática também foi aderida no Brasil, fazendo com que esse item se tornasse mais um símbolo forte da festividade. Em nossos país, muitos acreditam que a fogueira seja uma forma de purificação e proteção contra maus fluidos, além de símbolo da reunião de familiares e amigos durante a festa.
Vejam o que disseram mais sobre festas juninas:
Lembranças
Se lembra da fogueira
Se lembra dos balões
Se lembra dos luares dos sertões
A roupa no varal
Feriado nacional
E as estrelas salpicadas nas canções. (Chico Buarque)
No arraial
Manhã de dia de festa de santo
quando o arraial se adornava com
arcos de bambu e bandeirolas, e o
povo se espalhava contente calçado
e no trinque, vestido cada um com a
sua melhor roupa. (Guimarães Rosa)
Fogueiras e balões
Chegou a hora da fogueira
É noite de São João
O céu fica todo iluminado
Fica o céu todo estrelado
Pintadinho de balão
Pensando na cabocla a noite inteira
També, fica uma foqueira
Dentro do meu coração (Lamartine Babo)
Dia de Festa
Fagulhas pontas de agulhas
Brilham estrelas de São João
Babados, xotes e xaxados
Segura as pontas, meu coração. (Abel Silva)
Noites de Frio
Noite fria, tão fria de junho
Os balões para o céu vão subindo
Entre nuvens aos poucos sumindo
Envoltos num tênue véu. (Alberto Ribeiro e João de Barro)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário