A Galinha Magricela
A galinha magricela
E bota dez e bota cem e bota mil
A galinha magricela
Bota ovo, bota banca
De mais bela do Brasil (Turma do Balão Mágico)
Todo dia 05 de outubro é comemorado em todo território nacional o Dia da Ave, por isso vou escrever sobre uma ave doméstica conhecida por todos -
a galinha.
Galinha é o nome popular da ave Gallus
gallus. É um dos animais mais domesticados do mundo. Acredita-se que o costume tenha começado, na Ásia, mais precisamente na Índia, há cerca de 4 mil anos.
Cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, em St. Louis- Estados Unidos, divulgaram em 10 de dezembro de 2004 que 60% dos genes da galinha são iguais aos dos humanos. Ou seja isso indica que tivemos um ancestral comum.
As galinhas criadas soltas utilizam o bico para ciscar o chão à procura de vegetais, insetos e minhocas, além dos grãos de milho e outros alimentos que recebem do criador. Com o hábito de ciscar a ave acaba também comendo pequenas pedrinhas que ajudam na digestão do alimento.
Você pode perguntar: se a galinha tem asas, por que é que não consegue voar?. Na verdade, a galinha voa, mas os seus voos são rasantes e curtos, atingindo cerca de 10 metros. Durante a evolução da espécie, a galinha foi domesticada e perdeu a necessidade de voar, para fugir de predadores; ficar no solo era seguro para essa ave.
Assim, ela também não tem muito desenvolvidos os ossos pneumáticos, os sacos aéreos e a musculatura peitoral e das asas, que auxiliam nos voos das aves migratórias, por exemplo:
A galinha choca é a que está pronta para chocar os ovos. Quer ficar o tempo todo no ninho. Fica muito valente e pode bicar doido quem quer que tente tirá-la do ninho. Você pode perguntar: por que as galinhas não quebram os ovos quando vão chocar? Na realidade, na hora de chocar os ovos a galinha não põe o peso dela sobre os ovos. O seu corpo contorna os ovos, mantendo-os quentes e protegidos.
Os pintinho quando nascem são muitos sensíveis ao frio, por isso devem ser aquecidos. Essa tarefa é feita na natureza pela própria galinha ou na criação comercial pelo homem com o uso de aquecedores (chocadeiras). Quando a ave cresce acontece o contrário, já com o corpo todo coberto de penas ela sofre com o calor nos dias mais quentes, parando de comer e tomando mais água para se refrescar.
Curiosidades sobre o ovo.
1- A cor da casca do ovo indica apenas a cor da galinha, ou seja ovos brancos são originários de galinhas brncas e os vermelhos de galinhas vermelha
2- O ovo contém tudo o que a vida necessita, menos vitamina C
3- Não existem diferenças nutricionais significativas entre os ovos caipira e de granja.
Fonte: Sergio Puppin- Revista Boa Forma, agosto-2007.
Quem veio primeiro?
O ovo ou a galinha.
Apesar de o senso comum dizer que o ovo veio primeiro, há cientistas que afirmam que foi a galinha que surgiu antes de botar ovo..
Segundo Charles Darwin, em seu livro A Origem das Espécies, um clássico científico, tem uma teoria que diz que uma espécie evoluiu de outra, mais primitiva. As aves, galinha inclusive vieram dos dinossauros que já colocavam ovos (aparece no filme Jurassic Parque). Os animais cujo embrião se desenvolve dentro de um ovo são chamados de ovíparos- no grupo também estão os peixes, anfíbios, répteis, insetos, moluscos e aracnídeos.
Já por outra linha de raciocíneo, uma pesquisa das universidades inglesas Sheffield e Warwich, de 2010, afirmam que a formação da casca do ovo da galinha depende de uma proteína que só é encontrada nos ovários desse tipo de ave. Desse jeito, o ovo da galinha só poderia ter vindo depois da galinha
Vejam citações sobre as galinhas e ovos:
"de grão em grão a galinha enche o papo." (ditado popular)
"Galinha = O procedimento de que se vale um ovo para produzir outro ovo."
"Eu crio cães, galinhas, crio até vermes no meu lixo, só não crio espectativas"
'Temos uma chance em um bilhão. Então temos uma chance." (do filme A fuga das galinhas)
"As galinhas que botam os menores ovos, são as que mais fazem barulho no terreiro" (Janicello)
"A diferença entre a galinha e o político é que o político cacareja e não bota ovo." (Millôr Fernandes)
"A ave sai do ovo; O ovo é o mundo. Quem quiser nascer precisa destruir um mundo" (Hermann Hesse, escritor do livro O Lobo da Estepe)
"A galinha que persegue pato morre afogada." (Arnaldo Jabor)
"Há amizades que valem a pena, mas a tua vale a galinha inteira." (desconhecido)
"A riqueza endurece mais rapidamente um coração do que a água a ferver endurece um ovo." (Ludwig Borne)
___________________________________________________
Postado por Professor Augusto Amoroso de Lima
Prof. de Sociologia, História e func. público estadual na Pesquisa Científica e Tecnológica aposentado.Tenho dois livros editados.