Tem boi no pasto
e de presépio...
Primeiramente é preciso fazermos uma diferenciação:
Boi: mamífero ruminante bovídeo utilizado pelo homem no trabalho de carga e alimentação.
Touro: boi em condições de ser reprodutor, boi não castrado, boi bravo.
O touro ou boi (bos taurus) juntamente com sua fêmea a vaca, e a forma jovem da espécie, chamada bezerro, formam o gado bovino, termo que, em sentido amplo, dá nome aos animais mamíferos ruminantes, artiodáctilos, com par de chifres não ramificados, ocos e permanentes, do gênero Bos em que se incluem as variedades domesticadas pelo homem.
O gado doméstico descendente do auroque na Europa e do gauro na Ásia. Foi domesticado pelo homem há mais de 5.000 e 6.000 anos atrás.
Domesticado, os bovinos tinham várias serventias para o ser humano:
- como animal de carga e a produção de leite em vida e
- carne e couro após o abate.
No Brasil a criação de gado foi iniciada no século XVI, com a implantação dos primeiros engenhos de cana de açúcar no nordeste
O BOI ÁPIS - O boi egípcio da mitologia, alha ele aí
O mais venerado e o mais célebre dos animais sagrados é sem dúvida nenhuma o boi Ápis (Hep em egípcio). Os antigos egípcios consideravam-no como a expressão mais completa da divindade sob a forma animal e representaram-no muitas vezes como por exemplo uma estátua. Diferentemente de outras divindades era sempre representado na forma animal e nunca na forma humana com cabeça animal. Ele encarnava ao mesmo tempo, os deuses Osíris e Ptah.
O culto do touro Ápis em Menphis (antiga capital do Egito) existia desde a primeira dinastia pelo menos.
Sua mãe, um animal também reverenciado, era sua esposa legítima, mas tinha também as vacas concubinas "cuidadosamente escolhidas"
Ao morrer o boi Ápis era mumificado, fechado num sarcófago, submetido a ritos funerários que se estendiam por 60 dias, tomava lugar numa tumba ao lado de seus predecessores, enfim era enterrado como se fosse um príncipe. Na antiga religião egípcia, o boi Ápis é a personificação da Terra.
,
O MINOTAURO - O boi grego, olha ele aí na foto
O Minotauro é um dos personagens mais conhecidos da mitologia grega. Segundo o mito, ele era um ser com cabeça e cauda de touro e corpo de homem que habitava um labirinto na Ilha de Creta, cujo governante era o Rei Minos.
Minos mandou construir o labirinto debaixo do seu Castelo e prendeu o Minotauro, que nasceu da paixão da Mulher de Minos a Pasifae com um touro.
Sua filha Ariadne, se apaixonou por um jovem chamado Teseu, e entregou a ele uma espada mágica para matar o Minotauro e também um novelo de lã para ele não se perder e encontrar o caminho de volta dentro do labirinto.
Quando ele avistou o Minotauro atacando um dos atenienses, apunhalou-o pelas costas matando -o. Após isso Teseu voltou pelo caminho do novelo de lã para encontrar com sua amada.
Sendo o Minotauro uma das figuras mais conhecidas, foi contado de geração em geração para as crianças gregas.
O BOI BUMBÁ
Bumba meu boi ou boi bumbá é uma dança do folclore popular brasileiro, com personagens humanos e animais fantásticos, que gira em torno de uma lenda sobre a morte e ressurreição de um boi.
Em diversas cidades do Brasil, especialmente no Norte e Nordeste, mas também em algumas cidades do Sudeste como Campos dos Goitacazes-RJ, existem agremiações chamadas boi, que realizam cortejos utilizando a figura do boi tendo muitas vezes caráter competitivo.
Típico do Maranhão, o Bumba meu boi, é registrado como patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Ao espalhar-se pelo país o bumba meu boi adquire nomes, rítmos, formas de apresentação, indumentárias, personagens, instrumentos, adereços e temas diferentes.Enquanto em Pernambuco é chamado de boi-calemba ou bumbá, no Maranhão, Rio Grande do Norte, Alagoas e Piauí é chamado de bumba meu boi e no Ceará é Boi de Reis ou boi Zumbi
Boi Garantido e Boi Caprichoso
Esses dois bois são do Festival de Parintins, que é uma festa popular realizada anualmente no último fim de semana de junho na cidade de Parintins no Estado do Amazonas.
É uma apresentação a céu aberto de diversas associações folclóricas, tendo o ponto mais alto do evento atualmente a disputa entre dois bois folclóricos, O Boi Caprichoso de cor azul e o Boi Garantido de cor vermelha, esse evento ocorrer no Bumbódromo durante 3 dias e 3 noites. Os dois exploram as temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos, através de encenações.
O BOI DA CARA PRETA
Quantas pessoas que hoje estão já estão na Terceira Idade ou Idade da Colheita não foram ninadas e também ninaram seus filhos com a cantiga popular do Boi da Cara Preta?
O Boi da Cara Preta originou-se no Brasil, mais especificamente no Estado do Maranhão. Essa cantiga é até hoje conhecida por assustar crianças.
Tal boi tem a cara preta por motivos desconhecidos, mas registros primitivos de homens da caverna explicam o motivo e a existência de tal boi.
Há cerca de 10.000 a.C existia um boizinho feliz que andava pelo mato sempre alegre.
Seu nome era Gostrigtein-Road, ele era um pequeno boi aqui no Brasil pelas regiões remotas do Maranhão.
O Minotauro tinha uma estreita ligação com o Boi da cara preta, porque em todas as fotos ele aparece com a cara preta, marca registrada de tal boi.
O Boi da cara preta até hoje exerce sua função assustando crianças, mas nas horas vagas ele sai para curtir uma balada, ele ainda não conseguiu entrar nos Dia das Bruxas (mas o tribunal animal e seus bovino advogados estão resolvendo o caso.
Os compositores Djalma Branco e Caruso em 1988 fizeram uma composição onde eles tentaram falar tudo e acho que conseguiram sobre o boi que diz assim:
Boi Bumbá
A onda que me levou
Me embalou
De lá pra cá numa legal
E o vento que soprou
Me avisou que tinha boi no Carnaval
Procurei
E achei o Boi Ápis, o boi dourado
A minha fantasia
E também o Minotauro
O boi grego da mitologia
Lá no Norte dancei
O boi Bumbá
Bumba-meu--boi
Lá pras bandas do Ceará
Em Pernambuco...
Ouvi contar que Maurício de Nassau
Por uma ponte fez o boi voar
Foi 171 que enganou o pessoal
No compasso
Joguei o laço pra pegar o boi
Que fracasso
Não sei pra onde o mandigueiro foi
Se matar esse boi
O mocotó é meu
Pra pagar a corrida
Que esse boi me deu
Tem boi no pasto e de presépio
Boicote em qualquer lugar
E o boi da cara preta
Que fez careta pra me assustar
O boi de corte virou vaca
A carne é fra, é isso aí
O boi da bode na Sapucaí
Notem que nessa composição foi falado tudo sobre o boi inclusive eles falaram do boicote(recusa sistemática)
Vejam o que falaram mais sobre o boi:
"Existem dois tipos de homem:
O que tem papo pra boi dormir e o que tem papo pra dormir com a vaca" (Tati Bernardi)
"De que me adianta cincoenta mulheres peladas,
cincoenta camionetes turbinadas,
Vinte mil bois gordos na invernada
se eu não tenho o beijo da mulher amada." (Otávio)
""O machismo começa quando o valor doi boi é o dobro do valor da vaca" (Amanda Emilia)
"O que segura o boi no pasto não é a cerca , é o capim que ele come" (Eduardo Costa)
"O facebook é como uma briga: você dá um boi pra não entrar, mas uma vez lá, negocia o resto da boiada" (Edson Rossato)
____________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário