quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012
I E M A N J Á
Salve o povo da Luanda
Salve meu pai Oxalá
Salve Oxossi , salve os guias
Salve Ogum beira mar
_________________________
Quem é o cavaleiro que vem lá da Aruanda/È oxóssi em seu cavalo com seu chapéu de banda/ Quem é esse cacique glorioso e guerreiro/ Vem montado em seu cavalo descer no meu terreiro/ Vem de Aruanda uê /Vem de Aruanda uá/ Ele é filho do verde , ele é filho da mata/Saravá Senhor Oxóssi, a sua flecha mata/Vem de Aruanda uê / Vem de Aruanda uá.
( Ronnie Von)
Venus para os romanos, ou Afrodite para os gregos, era uma das principais deusas do panteão mitológico, filha de Urano, o céu, Afrodite nasceu da castração que Urano sofreu pelas mãos de seu filho Cronos ou Saturno, e foi com o sêmen de seu pai caído no mar, que Afrodite foi gerada. Ela é portanto, filha do céu e do mar.
Seu nome em grego significa "espuma", "nascida das espumas" ou ainda , "a que surge das ondas do mar".. Saída das aguas da Ilha de Chipre, Afrodite foi promovendo o desabrochar de tudo onde passava. Acolhida pelas Horas, deusas do tempo, foi vestida, ornamentada e conduzida a mansão dos Olímpicos, onde habitavam os deuses. Assim que, chegou admirada e invejada por sua beleza, que seduziu, a todos exceto à Palas Athena, a deusa da sabedoria e da honra, a Artemis, deusa Junar e das artes e a Héstia, deusa do lar e da espiritualidade. Para, acalmar essas deusas e aplacar o desejo dos deuses ,Zeus obrigou-a a casar-se, com Hefesto, o artesão dos metais, deus coxo e feio. Mas isso em nada freou os apetites de Afrodite que manteve um caso de amor eterno com Ares, o deus da guerra, além de muitos outros casos com deuses e heróis. Afrodite ou Venus teve poucos filho e aparecia sempre acompanhada de um deles. Eros, os deus do amor que fazia apaixonar-se todo aquele que fosse flechado por ele.
Enquanto deusa do amor e rainha dos prazeres també é chamada de aquela que ama o gozo e a alegria e seu culto se associava às prostituições sagradas:
sacerdotizas que serviam em seu templo eram encarregadas de iniciar os homens jovens nos prazeres do amor.
Desde as eras mais primitivas, Venus/Afrodite está associada a estrela das doces confidências, a primeira das belezas celestes, que inspirava apaixonados com a impressão de seu brilho suave sobre a alma contemplativa.
Em todas as mitologias, a divindade representa os mais belos atrativos e não há quem possa rivalizar com ela. Sob seu manto de proteção estão a alegria de viver, a embriaguez dos sentidos, o prazer da estética, o reino da ternura e das carícias, o desejo amoroso de fusão sensual , a busca eterna pela harmonia e pela paz no coração, ou a tudo aquilo que chamamos de felicidade, Na mitologia afro-brasileira Afrodite é a nossa querida Iemanjá.
Africa berço das religiões que cultuam orixás e da tradição de fazer oferendas à Rainha do Mar- Iemanjá.
____________________________________________________
Vinius e Toquinho cantam assim:
Maria era uma boa moça
Pra turma lá do Gantois
Era Maria vai com as outras
Maria de cozer, Maria de casar
Porém o que ninguém sabia
É que tinha um particular
Além de cozer, além de reza
Também era Maria de pecar
Tumba é caboclo
Tumba lá e cá
Tumba é guerreiroTumba lá e cá
Tumba é meu pai
Tumba lá e cá
Não me deixe só
Maria que não foi com as outras
Maria que não foi pro mar
No dia 02 de Fevereiro
Maria não brincou na festa de Iemanjá
Não foi jogar água de cheiro
Nem flores pra sua Orixá
A Iemanjá pegou e levou
O moço de Maria para o mar
Tumba é caboclo
Tumba lá e cá
Tumba e guerreiro
Tumba lá e cá
Tumba é meu pai
Tumba lá e cá
Não me deixe só
Até hoje ainda se fala
das rodas lá do Gantois
Que triste era de ver Maria
na sala onde ela ia
pra se manifestar
A gente ainda se admira
seu gira-gira sem parar
Maria girou! Deixaram girar
E a turma não parava de cantar
Tumba é caboclo ..............
Assinar:
Postar comentários (Atom)
muito bom ,não sabia disso td sobre Iemanjá.
ResponderExcluirGostei!!!!
ass.Simone