"Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leêm". Assim falou Mario Quintana.
"Quem mal lê, mal escreve, mal ouve, mal vê. " Essa frase é do grande Monteiro Lobatto.
O assunto vem bem a calhar, especialmente depois que a Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) divulgou um levantamento de resultados preocupantes: os universitários não leem mais do que 1 a 4 livros por ano.
Há faculdades como a Federal do Maranhão em que os 23,24% dos estudantes não tocam em um livro sequer durante o ano. Na outra ponta da estatistica está a Federal do Rio Grande do Sul, da qual 23% dos alunos leem mais de dez obras no periodo . O comportamento do estudante, especialmente aqueles que pendem para o mau exemplo maranhense deve ser recriminado.
Nos livros estão as idéias e conceitos capazes de ampliar a capacidade analítica dos leitores, que ganham lastro para reflexões mais aprofundadas sobre a realidade e as próprias atividades profissionais, habilidade apreciada na atuação e formação de lideres.
Para cultivar o hábito da leitura , é preciso empenho, disciplina e uma dose generosa de interesse , especialmente por parte dessa nova geração conectada com as informações rápidas - e por não dizer rasas.?
Por fim, lembre-se sempre da máxima : " conhecimento não ocupa espaço."
Torne-se uma assíduo frequentador da biblioteca da sua cidade. Nos últimos anos não foram poucos os relatos de instituições que foram fechadas pela falta de procura de público.
(Luiz Gonzaga Bertelli- presidente da APH e diretor da FIESP)
_____________________________________________________________________
Para gostar de ler
Eis como ensinar os filhos a tomar gosto pelos livros:
-Se a criança pede para que você conte sempre as mesmas histórias , faça o que ela pede. Procure ler para ela todos os dias : isso estimula a inteligência e o vocabulário.
-Gesticule e interprete a leitura para torna-la mais interessante.
-Ouça com atenção os comentários da criança sobre o livro.
-Demonstre interesse pelos livros que a escola indica e incentive seu filho a também contar histórias para você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário