Antonio Stradivarius em sua oficina
STRADIVARIUS O REI DOS VIOLINOS
Essa é uma história de um genial fabricantes de violinos. Antonio Stradivarius, artesão italiano do século XVII, fabricou l.ll6 instrumentos ao longo de sua vida de artista.
Há mais de 300 anos na região de Cremona. norte da Itália, havia uma aldeia , onde os moradores fabricavam violino, viola e violoncelo. Misteriosamente todas as pessoas que viviam ali eram artesãos que fabricavam instrumentos musicais de corda.
A razão disso era certamente o fato de ser uma região próxima dos Alpes.
As maravilhosas árvores que vieram crescendo milhares de anos numa floresta muito fria, eram certamente uma espécie de pinheiro com veios extremamente delicados, que havia em abundância naquela época.
Cremona que é denominada "Aldeia dos fabricantes de violino" , alí nasceu um menino chamado Antonio Stradivarius em 1644.
Ele trabalhava com ferramentas simples e produzia seus mágicos violinos. Ele era muito metódico, para ele os detalhes eram importantes. Ele fazia questão de desenhar as peças dos instrumentos, tal como os braços e a curvatura central.Naturalmente há alguns desses violinos relativamente bons que existem até hoje , mas a qualidade é totalmente diferentes dos aclamados Stradivarius que foram fabricados por ele. Existem atualmente no mundo de 300 a 400 violinos legítimos Stradivarius.
Até hoje os especialistas pesquisam e procuram descobrir o segredo do Stradivarius. A maioria é de opinião que a excepcional sonoridade de qualquer Stradivarius era da pelo verniz empregado. Mas não se sabe , de fato se é esse detalhe mágico.
Antonio Stradivarius levou a solução do problema para o túmulo.
Finalmente em 1737 ele morre ao 93 anos, quando provalmente fabricou o último violino
Texto extraído do livro de Mariko Senju Krite, que també toca um desses famosos violinos Stradivarius.
Lendo e aprendendo:
É difícil dizer o que o gaucho faz de melhor:
a) churrasco
b) chimarrão
c) ou receber os amigos
Nenhum comentário:
Postar um comentário