Olha aí o Gado Nelore
Origem do Churrasco
Desde os primórdios da humanidade, o consumo da carne como alimento apresenta papel vital para a sobrevivência. Segundo especialistas, os seres humanos, imitando os hábitos e a dieta dos grandes predadores, começaram a caçar e comer carne crua.
Os estudiosos afirmam que, após nossos antepassados aprenderem a dominar o fogo, acabaram, acidentalmente, descobrindo nosso querido churrasco. Eles notaram que a carne, assada ao fogo além de possuir um sabor melhor, poderia ser conservada por mais tempo sem se deteriorar.
Na minha casa o churrasco é um Ex-touro!
A História do Rodízio
Dizem que, assim como o churrasco original, o rodízio também nasceu por acaso.
Por volta da década de 1960, na churrascaria Jacupiranga, localizada na cidade de Registro, interior de São Paulo. No município trabalhava um garcon muito atrapalhado, que sempre errava os pedidos das mesas, causando o maior transtorno no estabelecimento.
Em um desses dias de caos, o garçon já estava começando a deixar os clientes furiosos, levando às mesas os pedidos de carnes trocados. Onde pediam maminha ele levava costela, levava picanha, e assim por diante. O Sr. Albino Ongaratto, dono da churrascaria tentando resolver a situação, pediu para que servisse então todos os pratos em todas as mesas, evitando assim a confusão.
O remendo acabou fazendo sucesso e os clientes aprovaram a criação inusitada do Sr. Albino, já que adoraram comer um pedacinho de cada carne. Enxergando aí uma oportunidade de negócios, a Jacupiranga começou a servir aos fregueses pedaços de carne e cobrar um preço único pelo almoço.
Nascia ali o tradicional e amado rodízio, sistema que hoje faz sucesso não apenas no Brasil, mas no mundo todo.
Esse churrasco foi na minha casa
Vejam agora o que disseram mais sobre churrasco:
"Sonhar é comer um churrasco preparado por gaúchos, numa praia do nordeste, com mulheres mineiras, organizado por paulistas e animado por cariocas." ( Luis Fernando Veríssimo)
"Pesadelo é comer um churrasco preparado por mineiros, numa praia gaúcha, com mulheres nordestinas, organizado por cariocas e animado por paulistas." (Luís Fernando Veríssimo)
"Eu vivo entre dois extremos. Entre o fogo da churrasqueira e o gelo do isopor." Alexandre Sartori )
"A vida é um churrasco e o mundo é a churrasqueira" (anônimo)
"Uma churrasqueira vazia é como um coração sem amor." (Thiago Mendes)
"Primeiro a gente malha, depois a gente enche o bucho de cerveja e churrasco. Tudo é questão de equilíbrio" (Ewerton Único)
"Se eu quisesse agradar a todos, não daria a minha opinião... faria um churrasco." (Sinceridade Ácida)
"Em churrasco de vascaino só tem carne de segunda." (de um flamenguista)
"Onde há fumaça, tem churrasco" (Cícero Thaddeo_
______________________________________________________
Postado por Prof. Augusto Amoroso de Lima, professor de História e Sociologia aposentado
e Funcionário Público Estadual da Pesquisa Cientifica e Tecnológica, também aposentado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário