quarta-feira, 30 de agosto de 2017

O BOM COMBATE






                       Esse é um soldado espartano, combatia o bom combate
"Existem derrotas, mas não existe o sofrimento. Um verdadeiro guerreiro sabe que ao perder uma batalha, está melhorando sua arte de manejar a espada. Saberá lutar  com mais  habilidade no próximo combate."         (Paulo Coelho)

O homem nunca  pode parar de sonhar.
O sonho é o alimento da alma, como  a comida é o alimento do corpo.
Como diz Chico Xavier o maior  dos médiuns do Brasil:
"O homem não morrer quando deixa de respirar, morre quando deixa de sonhar, porque o sonho é a matéria prima da realidade."
Muitas vezes em nossa existência, vemos nossos sonhos desfeitos e nossos desejos frustrados, mas é preciso  continuar sonhando senão nossa alma morre e Ágape (banquete, almoço, confraternização) não penetra nela. Muito sangue já rolou no campo diante dos seus olhos, e aí foram travadas algumas das batalhas mais cruéis da Reconquista. Quem estava com a razão ou com a verdade, não tem importância: o importante é saber que  ambos os lados estavam combatendo o Bom Combate.
O Bom Combate é aquele que é travado porque o nosso corpo pede. Nas épocas heróicas no tempo dos cavaleiros andantes isti era fácil, havia terra para  conquistar e muita coisa para fazer. Hoje em dia porém, o mundo mudou muito, e o Bom Combate foi transportado dos campos de batalha para nós mesmos.
O Bom Combate é aquele que é travado em nome de nossos sonhos. Quando eles  explodem em nós com todo seu vigor-  na juventude- nós temos muita coragem, mas ainda não aprendemos a lutar. Depois de muito  esforço, terminamos aprendendo a lutar. e então já não temos a  coragem para combater. Por causa disso  nós voltamos contra nós e combatemos a nós mesmos e passamos a ser nosso pior inimigo. Dizemos que nossos sonhos eram infantis, difíceis de realizar ou fruto de nosso  desconhecimento das realidades da vida. Matamos. nossos sonhos porque temos medo de  combater o Bom Combate.
As pessoas que nada faziam estavam sempre cansadas, não davam conta do pouco trabalho que
precisavam realizar, e se quexavam constantemente que o dia era curto demais. Na verdade elas tinham medo de combater o Bom Combate.
Enfim não importa nem a vitória nem a derrota, o que interessa apenas é combater o Bom Combate.
(Fonte: Paulo Coelho, do livro O Diário de um Mago)


Vejam agora as citações sobre o Bom Combate:

"No Bom Combate atacar ou fugir fazem parte da luta. O que não faz parte da luta é ficar paralisado de medo"   (Paulo Coelho)

"A vitória é para quem Combate o Bom Combate" (Pr. Luis Fernando)

"Combati o bom combate. Sofri e chorei. Desisti; arrependido voltei a luta. Cultivei a fé e a esperança. Agora sou vencedor"   (Warley Tomaz).
,
"Nenhum homem é uma ilha. Para combater o Bom Combate, precisamos de ajuda," (Paulo Coelho)


___________________________________________________________

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

O DESCOBRIMENTO DO BRASIL



Esse é um Índio Tarairiu, tribo extinta



 Quando o branco europeu aqui chegou existiam aproximadamente 4 milhões de índios.
hoje estima-se aproximadamente 700 mil índios.



Como eu fui professor de história por muitos anos (hoje sou aposentado), resolvi falar sobre o descobrimento do Brasil.
Quando Pedro Alvares Cabral aqui chegou, o escrivão mor de nome Pero Vaz de Caminha, redigiu uma carta ao Rei de Portugal, contando a descoberta. 
Ele viu aquela terra fértil, ele narrou na carta que "em se plantando tudo dá", mas Portugal não queria plantar nada, ele queria uma colônia afim de explorá-la, porque o descobrimento do Brasil estava inserido no contexto do Mercantilismo (Capitalismo Comercial os países tinham necessidade de ter colônia afim de se amoedar , explorando-a).
Essa carta que ele escreveu é um documento que estava arquivado em Portugal, hoje no Brasil. Ela ficou sendo um documento como uma certidão de nascimento do Brasil.
Você que está lendo esse blog neste momento, sabia que o Brasil é o único país do mundo que tem certidão de nascimento?
Aí nosso país foi colonizado por degredados, pela escória da sociedade portuguesa, por isso não tinha como progredir, porque já começava os roubos das riquezas naturais (pau brasil. prata e ouro). O ouro brasileiro que era mandado camuflado  para Europa , foi quem financiou  a Revolução Industrial Inglesa. 
Começava  a malandragem, a corrupção, que vai  culminar  hoje  com a lava jato.

____________________________________________________


Lendo e Aprendendo:

Câmara Cascudo autor do Dicionário do folclore nacional, conta o caso de
"um velho caçador tradicional nos sertões do Rio Grande do Norte, de apelido
Mandai que embora profissional, não caçava nos dias de sexta  feira por ser, dizia,
dia da caça e não do caçador.
Nas tardes e noites de sexta feira, havendo luar o caçador via aparecer um veado
branco com os olhos de fogo, que  mastigaria o cano da espingarda, como se fosse
"cana de açúcar". 


Pensamento:
Estudar o passado para compreender o presente e iluminar o futuro.

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

DIA DA AVE




A Galinha Magricela

A galinha magricela
E bota dez e bota cem e bota mil
A galinha magricela
Bota ovo, bota banca
De mais bela do Brasil      (Turma do Balão Mágico)


Todo dia 05 de outubro é comemorado em todo território  nacional o Dia da Ave, por isso vou escrever sobre uma ave doméstica conhecida por todos -    a galinha.
Galinha é o nome popular da ave Gallus gallus. É um dos animais mais domesticados do mundo. Acredita-se que o costume tenha começado, na Ásia, mais precisamente na Índia, há cerca de 4 mil anos.
Cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, em St. Louis- Estados Unidos, divulgaram em 10  de dezembro de 2004 que 60% dos genes da galinha são iguais aos dos humanos. Ou seja isso indica que tivemos um ancestral comum.
As galinhas criadas soltas utilizam o bico para ciscar o chão à procura de vegetais, insetos e minhocas, além dos grãos de milho e outros alimentos que recebem do criador. Com o hábito de ciscar a ave acaba também  comendo pequenas pedrinhas que ajudam na digestão do alimento.
Você pode perguntar: se a galinha tem asas, por que é que não consegue voar?. Na verdade, a galinha voa, mas os seus voos são rasantes e curtos, atingindo cerca de 10 metros. Durante a evolução da espécie, a galinha foi domesticada e perdeu a necessidade de voar, para fugir de predadores; ficar no solo era seguro para essa ave.
Assim, ela também não tem muito desenvolvidos os ossos pneumáticos, os  sacos aéreos e a musculatura peitoral e das asas, que auxiliam nos voos das aves migratórias, por exemplo:
A galinha choca é a que está pronta para chocar os ovos. Quer ficar o tempo todo no ninho. Fica muito valente e pode bicar doido quem quer que tente tirá-la do ninho. Você pode  perguntar: por que as galinhas não quebram os ovos quando vão chocar?  Na realidade, na hora de chocar os ovos a galinha não põe o peso dela sobre os ovos. O seu corpo contorna os ovos, mantendo-os quentes e protegidos.
Os pintinho quando nascem são muitos sensíveis ao frio, por isso devem ser aquecidos. Essa tarefa é feita na natureza pela própria galinha ou na criação comercial pelo homem com o uso de aquecedores (chocadeiras). Quando a ave cresce acontece o contrário, já com o corpo todo coberto de penas ela sofre com o calor nos dias mais quentes, parando de comer e tomando mais água para se refrescar.

Curiosidades sobre o ovo. 

1- A cor da casca do ovo indica apenas a cor da galinha, ou seja ovos brancos são originários de galinhas brncas e os vermelhos de galinhas vermelha

2- O ovo contém tudo o que a vida necessita, menos vitamina C

3- Não existem diferenças nutricionais significativas entre os ovos caipira e de granja.
                          Fonte: Sergio Puppin- Revista Boa Forma, agosto-2007.


Quem veio primeiro?
O ovo ou a galinha.

Apesar de o senso comum dizer que o ovo veio primeiro, há cientistas que afirmam que foi a galinha que surgiu antes de botar ovo..
Segundo Charles Darwin, em seu livro A Origem das Espécies, um clássico científico,  tem uma teoria que  diz que  uma espécie evoluiu de outra, mais primitiva. As aves, galinha inclusive vieram dos dinossauros que já colocavam ovos (aparece no filme Jurassic Parque). Os animais cujo embrião se desenvolve dentro de um ovo são  chamados de ovíparos- no grupo também estão os peixes, anfíbios, répteis, insetos, moluscos e aracnídeos.
Já  por outra linha de raciocíneo, uma pesquisa das universidades inglesas Sheffield e Warwich, de 2010, afirmam que a formação da casca do ovo da galinha depende de uma proteína que só é encontrada nos ovários desse tipo de ave. Desse jeito, o ovo da galinha só  poderia ter vindo depois da galinha

Vejam  citações sobre as galinhas e ovos:

"de grão em  grão a galinha enche o papo." (ditado popular)

"Galinha = O procedimento de que se vale um ovo para produzir outro ovo."

"Eu crio cães, galinhas, crio até vermes no meu lixo, só não crio espectativas"

'Temos uma chance em um bilhão. Então temos uma chance." (do filme A fuga das galinhas)

"As galinhas que botam os menores ovos, são as que mais fazem barulho no terreiro" (Janicello)

"A diferença entre a galinha e o político é que o político cacareja e não bota ovo." (Millôr Fernandes)

"A ave sai do ovo; O ovo é o mundo. Quem quiser nascer precisa destruir um mundo" (Hermann Hesse, escritor  do livro O Lobo da Estepe)

"A galinha que persegue pato morre afogada." (Arnaldo Jabor)

"Há amizades que valem a pena, mas a tua vale a galinha inteira." (desconhecido)

"A riqueza endurece mais rapidamente um coração do que a água a ferver endurece um ovo." (Ludwig Borne)

___________________________________________________

Postado por Professor Augusto Amoroso de Lima
Prof. de Sociologia, História e func. público estadual na Pesquisa Científica e Tecnológica aposentado.Tenho dois livros editados.



segunda-feira, 7 de agosto de 2017

TERESA DE BENGUELA




                                Essa é Teresa de Benguela- Líder Quilombola


"De pai pra filho o racismo passa, em forma de piadas que teriam bem mais graça se  não fosse o retrato da nossa ignorância, transmitindo a discriminação desde a infância.
E o que as crianças aprendem brincando, é nada mais nada menos do que a estupidez se propagando."      (Gabriel  Pensador)


Muitas pessoas que estão lendo este blog, talvez não sabem que em abril de 2014 a Câmara dos Deputados, aprovou a proposta do Senado que instituiu o dia 25 de julho como Dia Nacional de Teresa de Benguela e da Mulher Negra. Foi aprovado também, a inclusão no calendário comemorativo brasileiro o 25 de julho Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha.
Com esses projetos de lei aprovados no Brasil reafirma a importância da data que foi instituída no calendário feminista no lº Encontro de Mulheres  Afro latino americanas e Afro Caribenhas que aconteceu  em 1992, na República Dominicana.
Iniciativas como estas vêm ao encontro da necessidade do reconhecimento da história das mulheres negras que estiveram no centro das  lutas e movimentos sociais e culturais. Pouco se conhece sobre nossas heroínas negras, como Dandara, Luiza Mahin, Carolina Maria de Jesus, Mãe Menininha, Laudelina Mello, Teresa de Benguela e tantas outras.
Vocês sabem quem Teresa de Benguela?
Foi uma líder quilombola que viveu no atual Estado do Mato Grosso, no Brasil durante o século XVIII.
Foi esposa de José Piolho, que chefiava o Quilombo do Piolho (ou Quariterê),  entre o rio Guaporé (atual fronteira entre Mato Grosso e Bolívia) e a atual cidade de Cuiabá. Com a morte de José Piolho,Teresa se tornou a rainha do quilombo, e sob sua liderança a comunidade negra e indígena resistiu à escravidão por duas  décadas, sobrevivendo até 1770, quando o quilombo foi destruído pelas forças de Luiz Pinto de Souza Coutinho e a população que era de 79 negros e 30 índios, foi morta ou aprisionada.
Apesar da pouca representatividade na história oficial do país, Teresa é comparada ao líder negro Zumbi dos Palmares. Ela é a "Rainha do Pantanal" do período  colonial. (Fonte Jornal da Manhã de 25.07.2017)

Vejamos agora o que mentes brilhantes disseram sobre escravidão:

"Aquele que é feito escravo por uma força maior do que a sua, ama a liberdade, é capaz de morrer por ela, nunca chegou a ser escravo."    (Zumbi dos Palmares)

"Zumbi dos Palmares
morreu mas, ainda
vive na mente de milhares."

"A escravidão atingiu o seu auge no modo de produção capitalista, na forma de trabalho assalariado"

"O dinheiro representa uma nova forma de escravidão impessoal, em lugar da antiga escravidão pessoal."    (Leon Tostoi)


__________________________________________________
Postado por: Augusto Amoroso de Lima
Prof. de História e Sociologia, e Funcionário da Pesquisa Científica
e Tecnológica, aposentado