Olha aí os Black Blocs em mais uma ação conjunta
O que são os Blac blocs?
Black bloc, do inglês black=preto: bloc= agrupamento de pessoas para uma ação conjunta ou propósito comum, diferente de block, bloco sólido de matéria inerte, é o nome dado a uma tática de ação direta, de corte anarquista empreendida por grupos de afinidade, que se reunem mascarados e vestidos de preto, para protestar em manifestações de rua.
Black bloc é basicamente uma estrutura efêmera (passageira), informal, não hierarquica e descentralizada.
Unidos seus integrantes pretendem adquirir força suficiente para confrontar as forças da ordem vigente, o status quo.
A tática surgiu na Alemanha, nos anos 1980, como tática utilizada por autonomistas e anarquistas, para defender os squats (ocupações) contra a ação da polícia e os ataques de grupos neonazistas. Posteriormente suas atividades ganharam atenção da midia fora da Europa.
A diferença do "modus operandi" de outros grupos anticapitalistas, os integrantes do black bloc realizam ataques diretos a propriedade privada, como forma de chamar a atenção para sua posição ao que deram símbolos do capitalismo, as corporações multinacionais e os governos que as apoiam.
As roupas e mascaras pretas que dão nome a tática e, por extensão, também aos grupos que dela se utilizam- tanto visam proteger a integridade física dos indivíduos quanto garantir seu anonimato caracterizando -os, em conjunto, apenas como um único e imenso bloco.
Os blocs nunca andam armados. Objetos simples muitas vezes encontrados pelo caminho (pedras, paus, extintores, placas de transito, vergalhões de aço).
O Black bloc é uma organização?
Algumas pessoas tem a falsa impressão de que podem entrar na "Organização black bloc".
Não existe uma organização fixa do black bloc entre os protestos. Você pode encarar o Black bloc como um coletivo temporário de anarquistas, que fazem parte de um todo numa passeata ou num protesto.
Por que um Black bloc?
Existem vários motivos para justificar
Essas razões incluem:
Solidariedade (um número maciço), Visibilidade, Ideias, Ajuda Mútua , Livre associação e Autonomia
São Paulo e outras grandes cidades brasileiras vivem o terror dos chamados "Black blocs", que se infiltram no movimento de protesto ao preço da passagem de ônibus, trens e metrô e cometem atos de vandalismo.
De ideologia anarquista os Black blocs(bloco negro) não tem lideres para tratar com as autoridades.
De acordo com Francis Dupuis-Deri, professor de Ciência \Política da UQAM (Universidade du Quebec à Montreal- Canadá e autor do livro Les Black Blocs , que pesquisa os grupos há dez anos, a Internet se tornou o seu principal canal de comunicação, porque permite que os grupos interajam rapidamente e organizem protestos.
Esse movimento só ocorreu a partir de maio e junho de 2013, contra o aumento da tarifa do transporte, organizadas pelo Movimento Passe Livre (MPL)
Hoje o maior grupo é o Black Bloc Brasil-BBB com quase 35 mil seguidores seguido pela Black Bloc-RJ com quase 20 mil seguidores.
_______________________________________
A frase mais conhecida dos Black Blocs é:
"Nós fazemos o que os outros não tem coragem de fazer"
* * * * * * * * * * * * *
Nenhum comentário:
Postar um comentário