segunda-feira, 25 de novembro de 2013
A SERENATA
Origem da Palavra SERENATA:
A palavra serenata , vem do italiano SERA= NOITE e do sereno, adjetivo que indica céu estável, sem nuvens; deixar uma coisa "ao sereno" era deixar ao ar livre e, portanto recebendo a umidade que cai do céu noturno. (boa noite em italiano é " bona sera").
A serenata era uma música apropriada para a noite, geralmente tocada (ou cantada) por um galante cavalheiro sob a janela de sua amada.
Embora o termo também designe , tecnicamente, uma peça de música instrumental leve, com predominância de sopros, seu sentido usual ainda é o antigo, evocando violões e vozes suaves que executam músicas bem comportadas diante da casa de alguém a que se quer agradar.
Li outro dia uma história de um rapaz, de sua experiência com a serenata, que era assim:
À Janela , com amor
Um rapaz apaixonado, uma bela adormecida, um violão e uma janela. No começo do século passado, eram esses os protagonistas da declaração de amor perfeita - salvo quando um intrometido dava as caras: o balde de água fria jogado pelos vizinhos irritados com a serenata.
Com o passar dos tempos, os amantes que pretendiam usar a música para se declarar assumiram novas formas de abrir o coração. A fita cassete gravada com aquelas canções, por exemplo, era sim um ato apaixonado - mas também bastante acomodado. Foi isso que eu percebi quando me vi onze andares abaixo da janela aonde minha voz deveria chegar, soterrado pelos sons da metrópole e ainda ameaçado por uma chuva iminente.
Decidi levar o meu plano para outro palco: a casa dos meus pais, na calmaria do interior.
Como minha namorada ainda não conhecia minha família, nem desconfiou do meu real interesse na viagem.
Então lá fomos nós, igualmente apreensivos, mas por motivos distintos: ela devido ao primeiro encontro com os sogros; eu pelo ineditismo da declaração e pelo risco de constranger em vez de agradar. Esperei a noite chegar, sai de casa com cuidado e soltei a voz. Ao contrário de um show , aprendi que numa serenata pode levar algum tempo até que o público se manifeste. Mas ela apareceu - quase na metade da música, mas apareceu. E, embora olhasse para os lados, desconfiada, tinha um sorriso no rosto daqueles que a gente se culpa por não estar com uma máquina fotográfica em mãos.
Fonte: Revista Sorria
______________________________________________________
quarta-feira, 20 de novembro de 2013
DITADOS POPULARES
Você vai me dizer que nunca bateu aquela dúvida do porquê de falarem alguns ditados populares?
Então vamos ver logo abaixo a origem de alguns deles:
1-Vai Tomar Banho
Em " Casa Grande e Sensala" Gilberto Freire analisa os hábitos de higiene dos índios versus os do colonizador português. Depois das Cruzadas, como corolário dos contatos comerciais, o europeu se contagiou de sífilis e de outras doenças transmissíveis e desenvolveu medo ao banho e horror à nudez, o que muito agradou a Igreja. Ora, o índio não conhecia a sífilis e se lavava da cabeça aos pés nos banhos de rio, além de usar folhas de árvores para limpar os bebês e lavar no rio as redes nas quais dormiam. Ora, o cheiro exalado pelo corpo dos portugueses, abafado em roupas que não eram trocadas com frequência e raramente lavadas, aliado à falta de banho, causava repugnância aos índios, quando estavam fartos de receber ordens dos portugueses, mandavam que fossem tomar banho.
2- Pensando na morte da Bezerra
A história mais aceitável, para explicar a origem do termo é proveniente das tradições hebraicas, onde os bezerros eram sacrificados pra Deus como forma de redenção dos pecados. Um filho do rei Absalão tinha grande apego a uma bezerra que foi sacrificada. Assim após o animal morrer ele ficou se lamentando e pensando na morte da Bezerra. Após alguns meses o garoto morreu.
3- Pra Inglês Ver
A expressão surgiu por volta de 1830, quando a Inglaterra exigiu que o Brasil aprovasse leis que impedissem o tráfico de escravos. No entanto todos sabiam que essas leis não seriam cumpridas, assim essas leis eram criadas apenas "pra inglês ver". Dai surgiu o termo.
4- Anda à Toa.
Toa é a corda com que uma embarcação reboca a outra. Um navio que está a toa, é o que não tem leme nem rumo, indo pra onde o navio que o reboca determinar.
5- Quem não tem cão caça com gato
Na verdade, a expressão, com o passar dos anos, se adulterou. Inicialmente se dizia quem não tem cão caça como gato, ou seja sozinho, se esgueirando, astutamente, traiçoeiramente, como fazem os gatos.
6- Água mole em Pedra Dura tanto bate até que fura
Um de seus primeiros registros literário foi feito pelo escritor latino Ovídio (43 a.C- 18 a.C) autor de celebres livros como A arte de Amar e Metamorfoses, que foi exilado sem que soubesse o motivo. Escreveu o poeta:"A água mole cava a pedra dura". É tradição das culturas dos países em que a escrita não é muito difundida formar rimas nesse tipo de frase, pra que sua memorização seja facilitada. Foi o que fizeram com o provérbio portugueses e brasileiros.
7- Da pá Virada
A origem do ditado é em relação ao instrumento, a pá. Quando a pá está virada para baixo, voltada para o solo, está inútil, abandonada, decorrentemente pelo homem vagabundo, irresponsável, parasita.
8- NHENHENHÉM
Nheê em tupi, quer dizer falar. Quando os portugueses chegaram ao Brasil os indígenas não entendiam aquela falação estranha e diziam que os portugueses ficavam a dizer "nhen-nhen-nhen. ( o presidente Fernando Henrique Cardoso é que gosta de usar esse termo).
9- A Dar Com o Pau.
O substantivo "pau" figura em várias expressões brasileiras. Esta expressão teve origem nos navios negreiros. Os negros capturados preferiam morrer durante a travessia, e para isso deixavam de comer.Então , criou-se o "pau de comer" que era atravessado na boca dos escravos e os marinheiros jogavam sopa e angu pro estomago dos infelizes, a dar com o pau. O povo brasileiro incorporou a expressão.
Fonte: O Sabidão
_____________________________________________________
terça-feira, 12 de novembro de 2013
A LIÇÃO DA BORBOLETA
Butterfly
Sou como a borboleta
Tudo o que quero é liberdade
Não quero ser maltratado
Nem exportado desse meu chão
( Benito de Paula)
Um dia uma pequena abertura apareceu em um casulo.
Um homem sentou e observou por várias horas, a Borboleta se esforçava para fazer com que o seu corpo passasse através daquele pequeno buraco
Então pareceu que ela havia parado de fazer qualquer progresso.
Parecia que ela tinha ido o mais longe que podia, e não conseguia ir mais.
Então o homem decidiu ajudar a borboleta.
Ele pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo. A borboleta saiu facilmente(metamorfose).
Mas o seu corpo estava murcho e era pequeno e tinha as asas amassadas.
O homem continuou a observar a borboleta. Ele esperava que, a qualquer momento as asas dela se abrissem e se esticassem para serem capazes de suportar o corpo que iria se firmar a tempo.
Nada aconteceu !
Na verdade, a borboleta passou o tempo de sua vida rastejando com o corpo murcho e as asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar.
O que o homem, na sua gentileza e vontade de ajudar não compreendia, era que o casulo apertado e o esforço da borboleta para passar através da pequena abertura era o modo com que Deus fazia que o fluido do corpo da borboleta fosse para as suas asas , de forma que ela estaria pronta para voar uma vez que estivesse livre do casulo.
Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos em nossa vida.
Se Deus nos permitisse passar através de nossas vidas sem quaisquer obstáculos, ele nos deixaria aleijados.
Nós não iríamos ser tão fortes como podemos ter sido.
Nós nunca poderíamos voar.
(Parábola da Borboleta)
_________________________________________________
Lendo e aprendendo
O processo da lagarta se encasular e dali algum tempo ela se transforma em borboleta, damos o nome de metamorfose.
Olha o que disse Cassiano Ricardo sobre metamorfose em sua obra Martin Cererê:
Metamorfose
Meu avô foi buscar prata
Mas a prata virou índio
Meu avô foi buscar índio
Mas o índio virou ouro
Meu avô foi buscar ouro
Mas o ouro virou terra
Meu avô foi buscar terra
e a terra virou fronteira
Meu avô ainda intrigado
foi modelar a fronteira
Raul Seixas, cantor brasileiro, roqueiro. falou assim:
"Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do
que ter a velha opinião formada sobre tudo"
"O que a lagarta chama de tragédia, o mestre chama de borboleta"
(Richard Bach)
terça-feira, 5 de novembro de 2013
A FELICIDADE
Felicidade é uma cidade pequenina
É uma casinha é uma colina
Qualquer lugar que se ilumina
Quando a gente quer amar
(Simone)
Em qual, quer lugar do mundo, de norte a sul de leste a oeste todo mundo quer ser feliz. Não é uma das tarefas mais fáceis. A princípio bastaria ter saúde, dinheiro e amor, mas isso não é tudo porque os nossos desejos são ainda mais complexos.
Porque nós sempre queremos mais e para sermos felizes é preciso estabelecer limites.
O escritor Mario Quintana tem um texto onde ele diz assim:
"A vida não é um jogo onde só quem testa seus limites é que leva o prêmio . Não sejamos vítimas ingênuas desta tal complexidade. Se a meta está demais, reduza-a. Se você não está de acordo, com as regras, demita-se. Invente seu próprio jogo. Faça o que for necessário para ser feliz.
Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontra-la e deixa-la ir embora por não perceber sua simplicidade"
Aí vem aquela frese tão famosa. "A gente era feliz e não sabia"
Mas qual é a idade para ser feliz?
Existe somente uma idade para a gente ser feliz, somente uma época na vida de cada pessoa em que é possível sonhar e fazer planos e ter energia bastante para realiza-las a despeito de todas as dificuldades e obstáculos.
Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente e desfrutar tudo com toda intensidade sem medo, nem culpa de sentir prazer.
Fase dourada em que a gente pode criar e recriar a vida, vestir-se com todas as cores e experimentar todos os sabores e entregar-se a todos os amores sem preconceito nem pudor.
Tempo de entusiasmo e coragem em que todo desafio é mais um convite à luta que a gente enfrenta com toda disposição de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO e quantas vezes for preciso.
Essa idade tão fugaz na vida da gente chama-se Presente.
_____________________________________
O Charles Chaplin, maior gênio do cinema, chamado também de "Carlitos" tem um versos que diz assim:
SORRIA
Sorri quando a dor de torturar
E a saudade atormentar
Os teus dias tristonhos vazios
Sorri quando tudo terminar
Quando nada mais restar
Do teu sonho encantador
Sorri quando o sol perder a luz
E sentires uma cruz
Nos teus ombros cansados
Sorri vai mentindo a sua dor
E ao notar que tu sorris
Todo mundo irá supor
Que és feliz
Agora vejam o que disseram mais sobre a Felicidade, verdadeiras pérolas de sabedoria:
"Há pessoas que tem tudo para serem felizes, exceto a felicidade" ( Sacha Guitry)
"A felicidade não é um lugar aonde chegaremos um dia, é uma forma de vida, é uma maneira de caminhar. Tão simples como pão com manteiga" (Anônimo)
"Aquilo a que chamamos felicidade consiste na harmonia e na serenidade, na consciência de uma finalidade, numa orientação positiva, convencida e decidida do espírito, ou seja na paz da alma" (Thomas Mann)
Assinar:
Postagens (Atom)