Os Maias não conheceram a Roda
Roda; peça de forma circular e própria para o movimento em torno de um eixo, tudo aquilo que tem forma circular, ajuntamento de pessoas em circulo, brincadeira infantil. Essa é uma definição gramatical para roda.
A roda é considerada a mãe do progresso, seu idealizador não deixou nome para ser cultuado na posteridade. No entanto , essa descoberta é atribuída aos sumérios (povo que viveu na Mesopotâmia as margens dos Rios Tigre e Eufrates) inaugurou uma nova era:
Nos 60 séculos seguintes, a civilização se fez a partir de conjuntos de rodas.
A primeira roda nada informa acerca de sua origem nem do primeiro homem que a usou.
Desde os Sumérios , no quarto milênio antes de Cristo, ela agitou o mundo Mediterrâneo, depois todo Ocidente e ao mesmo tempo garantiu o desenvolvimento econômico da China. Uma maravilha cultuado por intelectuais de todos os tempos.
Filósofos antigos, como Aristóteles, teorizaram sobre ela com admiração e até certa poesia: "O Circulo é (.....) engendrado por algo que se move algo que fica no lugar"
O iluminista Diderot, no século XVIII, ainda a exaltava, mas de forma racional.
"A roda é uma das principais potências da mecânica e é empregada na maior parte das máquinas; efetivamente, as principais máquinas que usamos, como o relógio e o moinho não passam de conjunto de rodas".
É certo que o moinho (quase) desapareceu nos dias atuais e que o relógio já conta com outras técnicas para funcionar, mas no século XX, do automóvel, que sucedeu o do trilho, o desenvolvimento formidável dos transportes terrestres tudo deveu a roda..
____________________________________________
Humorismo
Não sei onde conseguiram essa fórmula.
Você sabia que o número do seu sapato pode determinar a sua idade?
Então pegue o número de seu sapato e multiplique por 5.
Some com 50
Multiplique por 20
Some com 1013 (em 2014 , some com 1014)
Subtraia agora do ano que você nasceu.
Resultado: Os dois números da esquerda é o número do seu sapato e os dois números da direita é a sua idade.
Esperimente fazer você, para ver como dá certo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário