Elas são versáteis, cheias de sabores e se adaptam facilmente a todos os gostos e bolsos
Todo dia 10 de julho é comemorado o Dia Internacional da Pizza, desde o ano de 1985.
Você conhece a história da pizza ?
Diz a história que a primeira pizza apareceu há mais de 6.000 anos e era apenas uma fina camada de massa conhecida como "pão de abrahão" que os hebreus e egípcios consumiam.
Ela se parecia com nosso pão sírio atual e também era chamada de "piscea", daí o nome de pizza. Os italianos, milhares de anos depois, incrementaram a pizza com tomate, e ela era consumida dobrada ao meio como se fosse um sanduiche.
Sua disseminação aconteceu durante a segunda metade do século XIX, em 1889, com dom Raffaele Espósito, um padeiro napolitano que servia o rei Umberto e a rainha Margherita e, para agradar e inovar o cardápio, resolveu adicionar à massa mussarela, tomate e manjericão, ingredientes que reproduziam as cores da bandeira italiana. E, em homenagem a rainha, ele batizou sua receita com o nome de Margherita.
Na sequência padeiros mais criativos começaram a inovar e colocaram na pizza outros ingredientes, como o alho, o alicce e peixes da região.
A fama de Napoles correu o mundo e, assim surgiu a primeira pizzaria: a Port'Alba, ela era um grande ponto de encontro de artistas da época. Entre eles estava Alexandre Dumas (Escritor de Os Três Mosqueteiros) que até mesmo citou em uma de suas obras algumas variações da pizza.
Por muito tempo, ela era vendida em padarias e barracas de rua e consumida no café da manhã. De Napoles para o resto do mundo foi " um pulo" , pois os imigrantes a levaram para vários países e a popularizaram. Ela chegou aos Estados Unidos da América, assim como ao Brasil por intermédio dos imigrantes italianos. Por muito tempo só, se encontravam pizzarias nos redutos e colônias italianas , hoje essa famosa delícia está em qualquer lugar das cidades.
Em Marília -sp-Brasil, cidade onde eu resido, a primeira pizzaria foi inaugurada em 1966 na Avenida Sampaio Vidal e chamava-se Restaurante Capri, vizinho do famoso Bar Marrocos que funcionava 24 horas.
O Restaurante Capri era de propriedade de Osvaldo La Vale e seu sogro Armando Polsineli e foram eles que trouxeram um italiano residente em São Paulo para ensinar seus colaboradores, José Carlos de Souza Vieira e Argemiro Grizotti (o Mirão) que na época era copeiro do restaurante.
Em 1969, os mesmos proprietários transferiram o estabelecimento de local, na mesma avenida, batizando-o de Pizzaria Giovani, onde Argemiro Grizotti tornou-se Pizzaiolo Chefe. Ao longo do tempo Argemiro foi o grande formador de pizzaiolos da região de Marília-sp.
Hoje Marília é conhecida como a cidade Capital da Pizza. A cidade consome 2 mil pizzas por dia e conta com 50 casas , com variações de massas, sabores e recheios. A produção chega a casa de 1,5 mil por mês em cada restaurante.
_______________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário