sábado, 13 de abril de 2013
O BEIJO
Bésame , Bésame Mucho...
Beijo: tocar alguém ou algo com os lábios, com suavidade ou paixão. Mas é claro que o beijo significa muito mais que isso. Todo dia 13 de abril é comemorado o DIA DO BEIJO.
As possíveis consequências do beijo não parecem exageradas quando analisamos o que acontece no organismo no momento do contato. "Dos 12 pares de nervos cranianos que temos, cinco são estimulados quando beijamos, enviando mensagens dos lábios, da língua e do nariz ao cérebro, que processa todos os movimentos que acontecem, segundo o DR. Armaury Mendes Junior , pós graduado em Sexologia pela Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana. Trinta e quatro músculos funcionam ao mesmo tempo e há liberação de oxitocina. Também conhecida como "hormônio da união" , o nível de oxitocina aumenta depois do beijo. "
Na hora de beijar, o nariz tem papel importante. Não se trocam só olhares significativos, mas também aromas, antes e depois do beijo. Há algum tempo, não se acreditava que os seres humanos, pudessem perceber os feromônios , que promovem o namoro e o acasalamento em muitas espécies de animais.
Origem do Beijo
Examinando a cadeia evolutiva, é fácil imaginar a origem desse delicioso costume humano. "Alguns primatas alimentam os filhos boca a boca, primeiro mastigando a comida e depois passando-a para o filhote; essa pode ter sido a origem do beijo". diz Amaury. Tanto o primatólogo Frans de Waal quanto o etólogo Eibl-Eibesfeld apoiam a teoria. o beijo sem transferência de comida é uma expressão quase universal de amor e afeição entre os seres humanos.
Nossos " primos " chipanzés também se beijam; não só para se alimentar , mas como saudação ou, segundo a antropóloga física Diana Platas , como reconciliação depois de um conflito.
Sigmund Freud achava que a origem do beijo, está no modo como os bebês se alimentam. "Hoje sabemos que , para sugar, usamos os mesmos músculos e movimentos do beijo."
Freud considerava o beijo como a busca do seio da mãe, nos lábios dos outros. "Adoramos beijar porque o beijo esteve presente em nosso primeiro amor verdadeiro."
Podemos aprender a beijar? Não, já nascemos sabendo beijar "Este ato está impresso no DNA do ser humano. Não existe quem beije bem ou mal" O que proporciona um bom beijo é a química entre as pessoas. Se houver química o beijo será maravilhoso, se não houver, o beijo fracassa" Isso é o que afirma Pedro Paulo Carneiro autor do livro Dossiê do Beijo.
__________________________________________________________________
Vejam agora logo abaixo o que disseram sobre o beijo:
"Beijo na testa, é sinal de carinho e no queixo é vontade de subir mais um pouquinho"
"Beijar-te é como morder uma nuvem" (Anita Laos)
"O Beijo é a maneira mais simples de demonstrar carinho por alguém ... "
"O beijo é a menor distância entre dois apaixonados"
"O beijo é o toque de duas bocas que se calam para ouvir a voz do coração"
"O beijo mais gostoso é aquele que foi trocado mil vezes com os olhos antes de chegar a boca"
"O primeiro beijo da-se com os olhos" (O. K. Bernhardt)
"O beijo é uma forma de diálogo" (George Sand)
"O beijo é uma estrofe que duas bocas rimam" (Coelho Neto)
"O beijo é um segredo que se diz na boca e não no ouvido"
"O beijo é o truque agradável que a natureza criou para interromper a conversa quando as palavras se tornam supérfluas "
"Um beijo legítimo nunca vale tanto como um beijo furtado" (Guy Maupasssant)
A Ciência do Beijo (The Science of Kissing)
No subconsciente ambos os parceiros percebem sinais da saúde um do outro, do potencial reprodutivo e até da compatibilidade dos códigos genéticos.
Você sabia?
Foi um beijinho insosso, de boca fechada disse o ator Walter Foster. Mas aquele foi o primeiro beijo da Televisão brasileira.
Foster tomou Vida Alves nos braços e deu-lhe um beijo. Era 21 de dezembro de 1951. A emissora recebeu inúmeras cartas de protesto pela "Imoralidade que ameaçava os lares brasileiros"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário