quarta-feira, 28 de março de 2012
PAULO FREIRE
A Receita de um otimista utópico.
Paulo Freire é considerado o maior pedagogo brasileiro, para ele o Brasil que se debate sob o pesadissimo fardo do analfabetismo, aliás como qualquer país do terceiro mundo ou quarto mundo. Há esperanças de quebrar essa quilométrica barreira existente ?
A resposta é simples e está na cabeça de todo cidadão brasileiro preocupado com o futuro de seu país.
Nas palavras do professor Paulo Freire, um dos maiores experts em educação do mundo, ela vem cheia de otimismo, apesar da voz quase sumida. "Nos temos saídas, temos como superar obstáculos terríveis para confrontar a situação dramática no Brasil. Vamos vencer, sou um otimista por natureza".
Para o polêmico educador, respeitado nacional e internacionalmente por seu conhecimento do método de alfabetização que foi exportado para diversos países, tudo depende das autoridades.
"Reconheço que a educação é um investimento caro, muito caro. Mas é também uma questão de se reorientar os gastos públicos , de se fazer uma análise racional do orçamento e de se eleger prioridades para aplicação destas verbas. Por exemplo os homens públicos elegem como prioridades a construção de viadutos, ou túneis para sanar problemas de trânsito ou deixar a cidade mais bonita" assevera o mestre.
Mas Freire adverte : "Não sou contra o embelezamento das cidades ou acho que determinada obra deva ser deixada de lado . O que eu não admito é que a população mais carente pague este embelezamento para os mais ricos com a sua dor , que é o distanciamento , acesso cada vez mais difícil a educação".
Entretanto, Freire afirma que é um otimista utópico e que a situação, mesmo que lentamente está mudando.
"A sociedade brasileira foi fabricada sob a tutela do autoritarismo. Continuamos carregando este traço cultural, ou seja, a administração pública brasileira é profundamente colonial. E isto não se apaga com a borracha, mas estamos evoluindo. Por isso me considero um utópico positivo. Vejo dias melhores.
Esta entrevista Paulo Freire deu em Maio de 1993
____________________________________________________
Frases ditas por Paulo Freire:
"Fazer politica para mim, é trabalhar para a coletividade e não nomear parentes para dirigir bancos ou cupar cargos em qualquer escalão do governo"
"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda"
"Usamos palavras não para conquistar o povo, mas para liberta-lo"
"É muito mais cômodo para o educador ser autoritário em classe , porque a prepotência não exige competência, nem respeito e dispensa explicações".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário