Leva meu samba, meu mensageiro, este
recado , para o meu amor primeiro. Vai dizer que ela é a razão dos meus ais, não suporto mais.
O Samba é patrimônio imaterial brasileiro. Os principais sambistas que marcaram época foram: Noel Rosa, Ary Barroso, Lamartine Babo, Pixinguinha e Cartola.
Hoje é dia 02 de dezembro, é comemorado o Dia Nacional do Samba.
O Samba veio da Angola e do Congo (Africa), junto com o maracatu. O samba derivou-se do batuque africano, que era dançado em roda; para o centro ia um homem ou uma mulher, executava alguns passos ao som dos tambores e ao ritmo das palmas. Por fim escolhia outro participante para substitui-lo; o sinal da escolha era uma "umbigada" , chamada semba pelos africanos. Debret descreve a dança similar, realizada pelos escravos brasileiros . O compasso era marcado com pancadas de objetos indeterminados : pedacinhos de ferro , de louça, ou então com as palmas das mãos. Dois tempos breves eram seguidos por um longo. Daí originou-se a batida do samba , que desenvolvido no Brasil, guarda ainda o mesmo compasso, a mesma batida dos escravos coloniais.
Já em 1906 era adotado pelos grupos de rua. Depois em 1917 o compositor Ernesto dos Santos. o Donga gravou o 1° samba brasileiro, que levou o nome de Pelo Telefone . O Samba tímido do começo do século agora se impunha. E uma verdadeira revolução se instalou na música popular , com a criação de genero carnavalesco. Inclui além do samba, o frevo, o maxixe e a marcha rancho. E iria gerar uma abundante produção nos anos seguintes.
E por falar em Samba...
"O samba! O mais legítimo sucesso da época! O genuino divertimento popular. Ele seduz pelo atrativo dos quindins da Bahia". Quando a Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro publicou em 20 de novembro de 1878 essas linhas cheias de exclamações o samba ainda não existia como genêro de música. Samba era a função, a brincadeira, o local onde as mais largas camadas populares se divertiam ao som de batuques e de danças na base da umbigada.
O fato de o jornal dizer, porém que o samba seduzia pelo atrativo dos quindins da Bahia" já era bastante significativo . Isso queria indicar em linguagem cheia de segundas intenções que ja por aquele tempo, no Rio de Janeiro , que peneirava na roda, tremendo os quadris eram as baianas doceiras da Cidade Nova, cujos quindins , os cariocas começavam a degustar.
O samba extravasou os limites do Carnaval. Passou a ter vigência o ano inteiro. Formaram-se as rodas de samba , onde os mais hábeis passistas exibiam sua arte. Aos da roda juntaram-se os componentes dos blocos, dos ranchos : estavam formadas as "Escolas de Samba".
______________________________________________________________
A História
O Dia Nacional do Samba surgiu por uma iniciativa do vereador baiano Luis Monteiro da Costa para homenagear, o compositor mineiro Ary Barroso que criou o samba "Na Baixa do Sapateiro", um tributo a Bahia-BA- Brasil. Quando Ary Barroso foi a Bahia pela primeira vez em 2 de dezembro o vereador aprovou uma lei que estabelecia que aquele seria o Dia Nacional do Samba. Mas a data só se tornou uma comemoração nacional em 1963.
Nenhum comentário:
Postar um comentário