quinta-feira, 27 de março de 2014

ALMAS GÊMEAS





Ao meu lado duas mulheres conversavam no restaurante. Uma tinha começado um novo romance e a outra comentava:  "Você teve muita sorte de encontra-lo. Quero dizer, em amo o meu marido, mas ele não é minha alma gêmea."
Essa conversa ficou na minha cabeça durante muito tempo. De onde veio essa ideia  de alma gêmea?
Talvez  uma vez na vida as pessoas encontrem alguém  que as faça pensar que encontraram a pessoa certa. A dinâmica entre ambas é tão perfeita que é como se elas já se conhecessem. Sentem que nasceram para ficarem juntas. Será que se conheceram numa vida passada? Será que encontraram  sua alma gêmea?
Por trás das palavrinhas  "alma gêmea"  existe um mundo de conjeturas: de que existe, em algum lugar deste mundo, uma pessoa destinada para cada um de nós, alguém que fará com que nos sintamos amados, felizes e completos.
Não se sabe muito bem onde teve inicio esse conceito.
Seja qual for sua origem o mito da alma gêmea tornou-se parte da cultura popular. O que não fica claro porém, é como essa busca pela alma  gêmea passou a fazer parte do conceito de vidas passadas . A convivência com uma pessoa no passado não é garantia de felicidade na companhia dela no presente, assim como o convívio  com ela no presente não é garantia de felicidade no futuro.
Se ampliarmos bastante sua definição, uma alma gêmea pode ser alguém cuja presença nos toca lá  no fundo do coração. O fato de essa pessoa tocar a outra de modo tão profundo não significa necessariamente que elas tenham  vivida juntas no passado ou estejam  destinadas a ficarem juntas no futuro ;  significa simplesmente que elas  sentem um grande entrosamento  no presente. Esses encontros são  oportunidades fascinantes para nos conhecermos melhor e à  nossa visão de mundo.

Existem almas gêmeas ?
-Não. Se existissem, negariam os atributos essenciais ao  espirito:
1- A individualidade e o
2- Livre arbítrio.

Lembre-se que livre-arbítrio não é você fazer o que bem entende e jogar a culpa em Deus!
 
(Extraído  do livro  de Segredos de Vidas Passadas)

_______________________________________________________________

Vejam agora o que disseram  mais sobre a alma:

"Uma alma gêmea é aquela que tem  fechaduras que se ajustam as nossas chaves e chaves que se ajustam as nossas fechaduras"    (Richard Bach)

"A alma é uma terrível realidade:
pode-se comprá-la, vendê-la, trocá-la; pode-se envenená-la ou aperfeiçoá-la" (Oscar Wilde)

"A alma  corajosa não é aquela que se dispõe  a revidar o golpe recebido; e sim aquela que sabe se desculpar e esquecer"     (Emmanuel)

"Alma grande é sempre aquela que fita a luz na amplidão sabendo o valor da vela na hora da escuridão"
                                                                                                         (Mario de Azevedo)

"Tudo vale a pena se a alma não é pequena"    (Fernando Pessoa)

"Pois é muito mais grave corromper a  fé  da qual vem a vida da alma, que falsificar dinheiro, pelo qual a vida temporal é sustentada"   (São Tomas de Aquino)

"Dentro de cada alma há uma rosa::
São as qualidades dadas pela natureza.
Dentro de  cada alma temos também os espinhos;
São as nossas faltas"

A Clarice Lispector (1925-1977) escritora e cronista, brasileira, cuja obra tenta explorar as camadas mais profundas da consciência humana em busca  do significado da existência e disse assim:

           Minha Alma
Minha alma tem o peso da luz.Tem o peso da música.
Tem o peso da palavra nunca dita, prestes quem sabe a ser dita.
Tem o peso de uma lembrança. Tem o peso de uma saudade.
Tem o peso  de um olhar. Pesa como pesa uma consciência.
É a lagrima que não se chorou. Tem o imaterial peso da solidão
no meio dos outros.

"Viva com alegria. Ser alegre é sabedoria da alma"

quinta-feira, 20 de março de 2014

OVOS DE PÁSCOA






                                               Olha aí o coelho da Páscoa

Coelhinho da Páscoa
Traga para mim
Um ovo, dois ovos, três ovos ...



Como está se aproximando o mês de abril, mês da  Páscoa, resolvi escrever este texto
Se você que está lendo esta postagem não sabe, ovos de Páscoa tem origem na China e na França.
O que muita gente não sabe é como surgiu essa tradição e de onde são as raízes do ovo de Páscoa.
O ovo em si, simboliza a vida, o nascimento e ressurreição. E, diferente do que muita gente pensa ele carrega esse significado de outras culturas e povos também como romanos, gauleses, chineses e egípcios. Para eles, o ovo representa a forma do Universo.
Há muito tempo, antes de se pensar na ideia  de trocar ovos de chocolate na Páscoa, a tradição girava em torno de  ovos de galinha pintados a mão. Alguns historiadores acreditam que o costume de presentear com ovos coloridos surgiu entre os egípcios antigos, persas e alguns povos germânicos.
Atualmente essa tradição é atribuída  aos chineses, que davam ovos decorados nas festas de primavera explica Marcelo Duarte, jornalista e autor da série de livros "O Guia dos Curiosos".
O símbolo, porém só começou a fazer parte da comemoração de Páscoa no século 12. Quando Luis VII voltou para a França depois da Segunda Cruzada, apesar do fracasso da expedição contra os muculmanos, foi recebido com festas. A data costumava coincidir com o Jejum da Quaresma conta Marcelo
Nos Estados Unidos e na França, a tradição de ovos de galinha coloridos ainda é forte. As crianças costumavam participar de uma caça de ovos. Na Bélgica  as crianças escondem ninhos de palha na grama para que o coelho da Páscoa os encha de ovos.

_______________________________________________

quinta-feira, 13 de março de 2014

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA






                          Para mim o maior inimigo de um governo é um povo culto e saindo nas ruas

Todo dia 14 de março é comemorado  em todo  território brasileiro  o Dia do Vendedor de Livros


Ler:   É  percorrer com a vista o que  está escrito, inteirando-se do conteúdo, entender ou decifrar o sentido , prever, interpretar por meio de leitura, pronunciar em voz alta. Essa é uma definição gramatical, mas a leitura é algo muito mais importante. Ler é uma experiência divertida, que enriquece,   a alma, que alimenta os sonhos.
A leitura é uma prática de grande importância para as pessoas, porém  é vista as vezes, como uma obrigação para lá de chata e maçante, já que quando estamos estudando é preciso ler muito e reler em algumas situações.
Existem alguns livros que  nos permitem viajar e até vivenciar certas histórias como se fizéssemos realmente parte dela, por isso dê asas a sua imaginação através dos livros.
Quando chega o mês de julho e dezembro -  obah!,  chegou as férias escolares e você pode estar se perguntando:  o que fazer?. Que tal viajar, fazer uma viagem diferente das outras, viajar por mundos e dimensões desconhecidas?.
E  isso acontece quando lemos um livro -   saímos  em uma surpreendente viagem cheia de aventuras onde exploramos outros universos.
Existem livros que provocam diferentes sensações -  há livros que nos fazem rir, chorar e até mesmo voltar aos tempos da nossa infância, quando éramos ingênuos ,  inocentes, quando acreditávamos em contos de fadas, papai noel e cegonha que vinha pela chaminé de nossa casa.
Você nunca será mais a mesma pessoa depois de ler um  bom livro.
Você sabe qual a importância da leitura ?
A melhor forma de obter conhecimentos é cercar-se de bons livros. As  tecnologias do mundo moderno fizeram com que as pessoas deixassem a leitura de livros de lado -  isso resultou em jovens cada vez mais desinteressados pelos livros, possuindo  vocabulários cada vez mais pobres.
A leitura é algo crucial para a  aprendizagem do ser humano, pois  é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação.
E também  para conseguirmos boa colocação em vestibulares de boas Universidades e uma boa colocação em concursos públicos
Você sabe como incentivar o seu filho desde criança a começar  a ler? A criança que lê só  tem a ganhar.
O hábito de ler estimular a criatividade e agrega conhecimento. O contato com  a leitura acelera o processo de alfabetização e ajuda as crianças a se relacionar melhor.
Existem 5 passos para despertar o costume da leitura em seu filho:

1- O exemplo da leitura começa em casa, com o incentivo dos pais

2- Leve sempre seus filhos a livrarias, revistarias, bibliotecas e sebo( estabelecimento onde se vendem livros, gibis ou discos usados) sempre que puder.

3- Dê livros, gibis, revistas de presente a eles regularmente.

4- Enquanto seus filhos ainda não tem idade de ir para a escola, não sabe ainda ler, conte histórias para eles.

5- Por fim depois de cada história, peça ao seu filho para inventar um final diferente para a trama.
______________________________________________
Vejam o que disseram mais  sobre a leitura:

"Como é o caso dos comprimidos, há leituras que nos fazem dormir e livros que nos deixam espertos"
                                                                                         (Mada Carrño)

"Sagrado é o esforço dos que buscam os novos horizontes do saber"

"A leitura  de um bom livro quase sempre ilumina, altera e norteia o destino de um homem"
                                                                                        (Pedro Gussen)

"O estimulo à leitura nos desperta para o mundo, fazendo do dia a dia uma escola, que pode nos ensinar a todo o momento"    Alguém disse um dia ...


segunda-feira, 10 de março de 2014

O CÉTICO E O LÚCIDO






No ventre de uma mulher grávida estavam dois bebês. O primeiro pergunta ao outro;

1º Você acredita  na vida após o nascimento?
2º Certamente. Algo tem de haver após o nascimento. Talvez estejamos aqui principalmente porque precisamos nos preparar para o que  seremos mais tarde.

1º  Bobagem não há vida após o nascimento. Como verdadeiramente seria essa vida?
2º Eu não sei exatamente, mas certamente haverá mais luz do que  aqui.
    Talvez caminhemos com nossos próprios pés e comeremos com a boca

1º Isso é um absurdo! Caminhar é impossível. E comer com a boca! . É  totalmente ridículo! O cordão umbilical nos alimenta. Eu digo  somente uma coisa:  A vida após o nascimento está excluída   -   o cordão umbilical é muito curto.
2º Na verdade certamente há algo.
    Talvez seja apenas um pouco diferente do que estamos  habituados aqui.

1º Mas ninguém  nunca voltou de lá depois do nascimento. O parto apenas encerra a vida. E afinal de contas, a vida  é nada mais do que  a angustia prolongada na escuridão .
2º Bem eu  não sei  exatamente como  será depois do nascimento, mas com certeza veremos a mamãe e ela cuidará de nós.

1º  Mamãe ?  Você acredita em mamãe?
     E onde supostamente  ela está ?
2º Onde ? Em tudo à nossa volta! Nela  e através dela nós vivemos. Sem ela tudo isso não existiria.

1º Eu não acredito! Eu nunca vi nenhuma mãe, por isso é claro que não existe nenhuma
2º Bem às vezes quando  estamos  em silêncio, você pode ouvi-la cantando, ou sente como ela afaga  nosso mundo. Saiba  que eu penso que só a vida real nos espera e agora  apenas estamos nos preparando para ela ...
  Pense Nisso ...
Interessante ! ! !

A pessoa que escreveu esse texto foi muito iluminada.
Já havíamos pensado dessa maneira?
Inteligente a forma utilizada  para refletirmos sobre uma dúvida que atormenta a maioria da humanidade.
Como achar que não existe vida após o nascimento ???

Essa questão é a mesma de não  acreditar, em vida após a morte ! ! !
Usar o óbvio para explicar o duvidoso.

Aliás...   Como será a vida após a morte ?

                                                                                  (Anônimo)

______________________________________________________