segunda-feira, 25 de novembro de 2013

A SERENATA






Origem da Palavra SERENATA:

A palavra serenata , vem do italiano   SERA= NOITE  e do sereno, adjetivo que indica céu estável, sem  nuvens;  deixar uma coisa "ao sereno" era deixar ao ar livre e, portanto recebendo a umidade que cai do céu noturno.  (boa noite em italiano é   " bona sera").
A serenata era uma música apropriada para a noite, geralmente tocada (ou cantada) por um  galante cavalheiro sob a janela de sua amada.
Embora o termo também designe , tecnicamente, uma peça de música instrumental leve, com predominância  de sopros, seu sentido usual ainda é o  antigo, evocando violões e vozes suaves que executam músicas bem comportadas diante da casa de alguém  a que se quer agradar.
Li outro dia uma história de um rapaz, de sua experiência com a serenata, que era assim:


À Janela , com amor

Um rapaz apaixonado, uma bela adormecida, um violão e uma janela. No começo do século passado, eram esses os protagonistas da declaração de amor perfeita -   salvo quando um intrometido dava as caras: o balde de água fria jogado pelos vizinhos irritados com a serenata.
Com o passar dos tempos, os amantes que pretendiam usar a música para se declarar  assumiram novas formas de abrir o coração. A fita cassete gravada com aquelas canções, por exemplo, era sim um ato apaixonado -  mas também bastante  acomodado. Foi isso que eu percebi quando me vi  onze andares abaixo da janela aonde minha voz deveria chegar, soterrado pelos sons da metrópole e ainda ameaçado por uma chuva iminente.
Decidi levar o meu plano para outro palco: a casa dos meus pais, na calmaria do interior.
Como minha namorada ainda não conhecia minha família, nem desconfiou do meu real interesse na viagem.
Então lá fomos nós, igualmente apreensivos, mas por motivos distintos:  ela devido ao primeiro encontro com os sogros; eu pelo ineditismo  da declaração  e pelo risco  de constranger em vez de agradar. Esperei  a noite chegar, sai de casa com cuidado e soltei a voz. Ao contrário  de um show , aprendi  que numa serenata pode levar algum  tempo até que o público se manifeste. Mas ela apareceu -  quase na metade da música, mas apareceu. E,  embora olhasse para os lados, desconfiada, tinha um sorriso  no rosto daqueles que a gente se culpa por não estar com uma  máquina fotográfica em mãos.

                                              Fonte:  Revista Sorria

______________________________________________________

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

DITADOS POPULARES





Você vai me dizer que nunca bateu aquela dúvida do porquê de falarem alguns ditados populares?
Então vamos ver logo abaixo a origem de alguns deles:

1-Vai  Tomar  Banho

Em " Casa Grande e Sensala"  Gilberto Freire analisa os hábitos de higiene dos índios versus os do colonizador português. Depois das Cruzadas, como corolário dos contatos comerciais, o europeu se contagiou de sífilis e de outras doenças transmissíveis e desenvolveu medo ao banho e horror à nudez, o que muito  agradou a Igreja. Ora, o índio não conhecia a sífilis e se lavava da cabeça aos pés nos banhos de rio, além de usar folhas de árvores para limpar os bebês e lavar no rio  as redes nas quais dormiam. Ora, o cheiro exalado pelo corpo dos portugueses, abafado em roupas que não eram trocadas com frequência e raramente lavadas, aliado à falta de banho, causava repugnância aos índios, quando estavam fartos de  receber ordens dos portugueses, mandavam que fossem tomar banho.

2- Pensando na morte da Bezerra

A história mais aceitável, para explicar a origem do termo é proveniente das tradições hebraicas, onde os bezerros eram sacrificados pra Deus como forma de redenção dos pecados. Um filho  do rei  Absalão  tinha grande apego a uma bezerra que foi sacrificada. Assim  após o animal  morrer ele ficou se lamentando e pensando na morte  da Bezerra. Após alguns meses o garoto morreu.

3- Pra Inglês  Ver

A expressão surgiu  por volta de 1830, quando a  Inglaterra exigiu que o Brasil aprovasse  leis que impedissem  o tráfico de escravos. No entanto todos sabiam que essas leis não seriam cumpridas, assim essas  leis eram criadas apenas  "pra inglês ver". Dai surgiu o termo.

4- Anda à Toa.

Toa é a corda com que uma embarcação reboca a outra. Um navio que está a toa, é o que não tem leme nem rumo, indo pra onde o navio que o reboca determinar.

5- Quem não tem cão caça com gato

Na verdade, a expressão, com o passar dos  anos, se adulterou. Inicialmente se dizia quem não tem cão caça como  gato, ou seja sozinho, se esgueirando, astutamente, traiçoeiramente, como fazem os gatos.

6- Água  mole em Pedra Dura tanto bate até que fura

Um de seus primeiros registros  literário  foi feito pelo escritor latino  Ovídio  (43 a.C- 18 a.C) autor de celebres livros como A arte de Amar e Metamorfoses, que foi exilado sem que soubesse o motivo. Escreveu o poeta:"A água mole cava a pedra dura". É  tradição das culturas dos países em que a  escrita não é muito difundida formar rimas nesse tipo de frase, pra que sua memorização seja facilitada. Foi o que fizeram com o provérbio portugueses e brasileiros.

7- Da pá  Virada

A origem do ditado é em relação ao instrumento, a pá. Quando a pá está virada para baixo, voltada para o solo, está inútil, abandonada, decorrentemente pelo homem vagabundo, irresponsável, parasita.

8- NHENHENHÉM

Nheê em tupi, quer dizer falar. Quando os portugueses chegaram ao Brasil os indígenas não entendiam  aquela falação estranha e diziam que os portugueses ficavam a dizer "nhen-nhen-nhen. ( o presidente Fernando Henrique Cardoso é  que gosta de usar esse termo).

9- A Dar Com o Pau.

O substantivo "pau" figura  em várias expressões brasileiras. Esta expressão teve origem nos navios negreiros. Os negros  capturados preferiam morrer durante a travessia, e para isso  deixavam de comer.Então , criou-se o  "pau de comer" que era atravessado na boca dos escravos e os marinheiros jogavam sopa e angu pro estomago dos infelizes, a dar com o pau. O povo brasileiro incorporou a expressão.

                                                           Fonte:  O Sabidão

_____________________________________________________




terça-feira, 12 de novembro de 2013

A LIÇÃO DA BORBOLETA




                                            
                                                           Butterfly

Sou como a borboleta
Tudo o que quero é liberdade
Não quero ser maltratado
Nem exportado desse meu chão
                     ( Benito de Paula)


Um dia uma pequena abertura apareceu em um casulo.
Um homem sentou e observou por várias horas, a Borboleta se esforçava para fazer com que  o seu corpo passasse  através daquele  pequeno buraco
Então  pareceu que ela havia parado  de fazer qualquer progresso.
Parecia que ela tinha ido o mais longe  que podia, e não conseguia ir mais.
Então o homem decidiu ajudar a borboleta.
Ele pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo. A borboleta saiu facilmente(metamorfose).
Mas o seu corpo estava murcho e era pequeno e tinha as asas amassadas.
O homem continuou a observar a borboleta. Ele esperava que, a qualquer momento as asas dela se abrissem e se esticassem para serem capazes de suportar o corpo que iria se firmar a tempo.
Nada aconteceu !
Na verdade, a borboleta passou o tempo de sua vida rastejando com o corpo murcho e as asas  encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar.
O que o homem, na sua gentileza e vontade de ajudar não compreendia, era  que o casulo apertado e o esforço da borboleta para passar através da  pequena abertura era o modo com que Deus fazia que o fluido do corpo da  borboleta fosse para as  suas asas , de forma  que ela  estaria pronta para voar uma vez que estivesse livre do casulo.
Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos em nossa  vida.
Se Deus nos permitisse passar  através de nossas vidas sem quaisquer obstáculos, ele nos deixaria aleijados.
Nós não iríamos ser tão fortes como podemos ter sido.
Nós nunca  poderíamos voar.
                                                                   (Parábola da Borboleta)

_________________________________________________

Lendo e aprendendo
O processo da lagarta se encasular e dali algum tempo ela se transforma em borboleta, damos o nome de metamorfose.
Olha o que disse Cassiano Ricardo sobre metamorfose em sua obra Martin Cererê:

Metamorfose

Meu avô foi buscar prata
Mas a prata virou índio 

Meu avô foi buscar índio
Mas o índio virou ouro

Meu avô foi buscar ouro
Mas o ouro virou terra

Meu avô foi buscar terra
e a terra virou fronteira

Meu avô ainda intrigado
foi modelar a fronteira


Raul Seixas, cantor brasileiro, roqueiro. falou assim:

"Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do 
que ter a velha opinião formada sobre tudo"

"O que a lagarta chama de tragédia, o mestre chama de borboleta"
                                               (Richard Bach)

terça-feira, 5 de novembro de 2013

A FELICIDADE





Felicidade é uma  cidade pequenina
É uma casinha é uma colina
Qualquer lugar que se ilumina
Quando a gente quer amar
                (Simone)



Em qual, quer lugar do mundo, de norte a sul de leste a oeste todo mundo quer ser feliz. Não é uma das tarefas   mais fáceis. A princípio bastaria ter saúde, dinheiro e amor, mas isso não é tudo porque os nossos desejos são ainda mais complexos.
Porque nós sempre queremos  mais e  para sermos felizes é preciso estabelecer limites.
O escritor Mario Quintana tem um texto onde ele diz assim:

"A vida não é um jogo onde só quem  testa seus limites é que leva o prêmio . Não sejamos vítimas ingênuas desta tal complexidade. Se  a meta está demais, reduza-a. Se você não  está de acordo, com as regras, demita-se. Invente seu próprio jogo. Faça o que for necessário para ser feliz.
Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você  pode encontra-la e deixa-la ir embora por não perceber sua simplicidade"

Aí vem aquela frese tão famosa. "A gente era feliz e não sabia"
Mas qual é a idade para ser  feliz?
Existe somente uma idade para a  gente ser feliz, somente uma época na  vida de cada pessoa em que é possível sonhar e fazer planos e ter energia bastante para realiza-las a despeito  de todas as dificuldades e obstáculos.
Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente e desfrutar tudo com  toda intensidade sem medo, nem  culpa de sentir prazer.
Fase dourada em que a gente pode criar e recriar a vida, vestir-se com todas as cores e experimentar todos os sabores e entregar-se a todos os amores sem preconceito nem pudor.
Tempo de entusiasmo e coragem em que  todo desafio é mais um convite à luta  que a gente enfrenta com toda disposição  de tentar algo  NOVO, de NOVO e de NOVO e quantas vezes for preciso.
Essa idade tão fugaz na vida da gente chama-se  Presente.
_____________________________________

O Charles Chaplin, maior gênio do cinema, chamado também  de "Carlitos" tem um versos que diz assim:

                                  SORRIA
Sorri quando a dor de torturar
E a saudade atormentar
Os teus dias tristonhos vazios
Sorri quando tudo terminar
Quando nada mais restar
Do teu sonho encantador
Sorri quando o sol perder a luz
E sentires uma cruz
Nos teus ombros cansados
Sorri vai mentindo a sua dor
E ao notar que tu sorris
Todo mundo irá supor
Que és feliz

Agora vejam o que disseram mais sobre a Felicidade, verdadeiras pérolas de sabedoria:

"Há pessoas que tem tudo para serem felizes, exceto a felicidade"  ( Sacha Guitry)

"A felicidade não é um lugar aonde chegaremos um dia, é uma forma de vida, é uma maneira de caminhar. Tão simples como  pão com manteiga"       (Anônimo)

"Aquilo a que chamamos felicidade consiste na harmonia e na serenidade, na consciência de uma finalidade, numa orientação positiva, convencida e decidida do espírito, ou seja na paz da alma" (Thomas Mann)