terça-feira, 29 de outubro de 2013

O LIVRO







              Há na arte literária, como nas demais três elementos básicos:  o dom, a cultura e a técnica, assim disse Alceu Amoroso Lima.



Estudos da história tem revelado que somos uma civilização  construída  sobre os fundamentos da escrita. O homem, no seu aspecto  histórico-cultural, tem sido , grandemente um produto do livro
Um recente relatório da UNESCO, sobre o hábito da leitura no mundo , conclui que nenhum outro processo de comunicação, inclusive o eletrônico, é instrumento mais adequado de treino  mental e fortalecido do poder da imaginação do que o contato humano  com o material impresso de boa qualidade:
o livro
Cientistas sociais e educadores tem constatado que ao lado da informação de massa, vem se desenvolvendo a " Moderna Sociedade Instruída" -   uma sociedade que não só garante a todos uma instrução básica, mas também  se preocupa com o ensino dos adultos.
No mundo de hoje e no de amanhã, jamais deixaremos de ser alunos. O educador moderno está aperfeiçoando, esse ideal de educação permanente, em jovens e adultos. Nesse contexto  educacional, o livro é o instrumento fundamental.
O mestre Antonio Howaiss, escreveu em seu  magnífico prefácio para A Construção do Livro, de autoria de Emanuel  Araujo assim:
"O livro materialmente, na sua função mais requintada ou mais generalizada presentes-  folhas de papel, impresso, alçadas, coligadas e vestidas numa unidade normalmente portátil (mesmo que a  duas mãos) esse livro  pode desaparecer: mas não desaparecerão, com sua fisicidade, as suas mensagens e seus  códigos. O computador que equivaler à soma de todos os livros será  um servo daqueles dialetos - da linguagem oral,que é sobretudo  resultado dialético da linguagem escrita..."
O livro poderá assim para certos fins, apresentar-se sob outra técnica física. Mas enquanto  perdurar o rigor da leitura a sós, o enlevo da leitura, a emoção  do manuseio sensual das páginas, enquanto isso perdurar, teremos livros-livros, esses  que estão aí  incorporados a nossa maneira de sermos humanos, tanto assim que, onde ele não  é isso , aí impera o atraso, a sotoposição, a exploração.
Jorge Luis Borges, extraordinário  escritor argentino, ele amava infinitamente os livros, conceituou com incrível lucidez e alcance universal, a importância do livro. Eis o seu pensamento:

"Dos muitos instrumentos inventados pelo homem , nenhum pode comparar-se nem de longe ao livro, porque os outros instrumentos são extensões, são mecanismo desse outro mecanismo  que é o  nosso corpo... Em troca o livro  é uma extensão  da memória e da imaginação"

Um país se faz com homens e  livros. Você nunca é o mesmo depois de ler um livro. Porque o livro muda as pessoas, livro muda o mundo.
Se você quer ser mais então leia mais !

_______________________________________________________

Vejam agora o que disseram mais sobre o livro:

"A leitura de um bom livro, quase sempre ilumina, altera e norteia o destino de um homem"
                                                                                          (Pedro Gussen)

"O livro fala e a alma responde. Nenhuma sala de aula pode dar-nos o que aproveitamos lendo um bom livro, porque a leitura de um bom livro é um dialogo incessante. Embrenhe-se em bons livros, leia-os muitas vezes, torne-se sequioso de  de tinta de impressão e sacie-se a ler, pois dos livros emana a fonte de juventude descoberta por poucos"                             (Larry T. Mcgchee)

"Como é o caso dos comprimidos, há leituras que nos fazem dormir e livros que nos deixam despertos"
                                                                                             ( Mada Carrño)

"Nosso século é menos leitor que o passado... È mais um século de andar, de correr, de ouvir, de ver ou de falar e menos de ler"                                                    (Alceu Amoroso Lima)

"Leia mais: um livro é o nosso melhor amigo"

"Se você  só lê os livros que todo mundo está lendo, você só pode pensar o que todo mundo está pensando"                                                          (Haruki Murakami)  



sexta-feira, 25 de outubro de 2013

DITADOS POPULARES NA ERA DIGITAL





Como hoje vivemos na era digital, em meros 50 anos a tecnologia alterou radicalmente o modo de como vivemos. Nenhum aspecto  do cotidiano ficou intocado, nenhuma pessoa escapou à sua influência.
Com a Internet o velho ditado italiano passa enfim  a realidade:  "tutto il mondo é paese"  (o mundo é uma grande aldeia).
Por isso logo abaixo veremos vários ditados populares que foram transportados para a era digital, como segue:

1- A pressa é inimiga da conexão.

2- Amigos, amigos senhas à parte.

3- Antes só do que em chats aborrecidos.

4- O arquivo dado não se olha o formato.

5- Diga-me que chats frequentas e te direi quem tu és.

6- Para bom provedor uma senha basta.

7- Não adianta chorar sobre arquivo deletado.

8- Em briga de namorados virtuais não se mete o mouse.

9- Em terra off-line, quem tem 486 é rei.

10- Hacher que ladra, não morde.

11- Mais vale um  arquivo  no HD do que dois baixando.

12- Mouse sujo se limpa em casa.

13- Melhor prevenir do que formatar.

14- O barato sai caro. E lento

15- Quando a esmola é demais, o santo desconfia que tem virus anexado.

16- Quando um não quer, dois não teclam.

17- Quem ama um 486, Pentium 5 lhe parece.

18- Quem clica seus males multiplica.

19- Quem com vírus  infecta, com vírus  será infectado.

20- Quem envia o que quer, recebe o que não quer.

21- Quem não tem banda larga, caça com modem.

22- Quem nunca errou, que aperte a 1ª tecla.

23- Quem semeia e-mails, colhe spans.

24- Quem tem dedo vai a Roma.com

25- Um é pouco, dois é bom, três  é chat ou lista virtual.

26- Vão-se os arquivos, ficam os back-ups.

27- Diga-me que computador tens e direi quem tu és.

28- Há dois tipos de pessoas na informática. Os que perderam o HD e os que ainda vão  perder...

29- Uma impressora disse para outra: Essa folha é sua ou é impressão minha?

30- Aluno de informática não cola, faz back-up.

31- O problema do computador é o U$B (Usuário Super Burro)

32- Na informática nada se perde, nada se cria. Tudo se copia...
      e depois se cola.

33- O Natal das pessoas viciadas em computador é diferente. No dia 25 de dezembro, o Papai-Noel desce         pelo  cabo de rede , sai pela porta serial e diz:  Feliz Natal, rom , rom, rom !






sexta-feira, 18 de outubro de 2013

CIVILIZAÇÃO PRÉ - COLOMBIANA




O cacto, um símbolo da paisagem mexicana e presença marcante na culinária apimentada e  colorida do país






OS ASTECAS         INCAS   E    MAIAS

As civilizações pré-colombianas, inca, maia e asteca dominaram boa parte das Américas antes da chegada dos europeus ao continente, no século XVI.
A civilização Maia foi a primeira a se consolidar como um Império, atingindo o auge no final do século IX, época em que o território Maia se  estendia do sul do México à Guatemala. Arqueólogos especulam  que guerras ou o esgotamento das terras cultiváveis levou a civilização   a um rápido declínio, a partir do ano 900. No início do século XVI, quando os espanhóis desbravaram a América, os Maias  encontrados eram simples agricultores que apenas praticavam rituais religiosos de seus ancestrais. Já os Astecas estavam no auge nesse período. A civilização deles surgiu mais ao norte do México. Enquanto seus vizinhos "Maias" entravam em decadência, os Astecas começaram a crescer por volta do século XII. Formando alianças com  Estados vizinhos montaram um  Grande Império que ainda estava  expandindo quando ocorreu o contato com os espanhóis, em 1519. Em apenas dois anos , os invasores do Velho Mundo  dominaram o mais importante centro Asteca : Tenochtitlan, a atual capital  do México (a cidade do México é uma das mais populosas do mundo com 22 milhões de habitantes) Era outro império pré-colombiano, que chegava ao fim. Na América do sul os incas viveriam uma  história semelhante. Até o século XIV, eram só mais uma tribo  indígena espalhada pela Cordilheira dos Andes. Mas a partir  do século XV se expandiram , atacando vilas vizinhas.
Quando os espanhóis chegaram, os Incas já dominavam uma  grande área do norte do Equador à região central do Chile. Epidemias e lutas pela sucessão imperial deixaram a civilização  enfraquecida para enfrentar os conquistadores europeus.
Resultado:  assim como fizeram com os astecas, os espanhóis derrotaram rapidamente o império Inca. Só levou 3 anos , 1532 a 1535.

        

                                      A Culinária Mexicana


O cacto, além de ser um símbolo da paisagem mexicana-  e o chili tem presença marcante na culinária do México, assim como o arroz e o feijão no Brasil. Os produtos são facilmente  encontrados "in natura" nas barraquinhas espalhadas pelas praças e feiras da cidade do México e também restaurantes. A pimenta é o tempero mais básico que o sal e é servida até com chocolate.
Já o cacto vai para os pratos e também para os copos em forma de suco.
A bebida típica do país é a Tequila, que também é feita do cacto. O  Maguey tequileiro origina um suco que, ao ser fermentado forma o Pulque,   um vinho muito gostoso que,  depois de destilado, vira tequila.

                                                      
                                                                                       Fonte:   Oeste Revistas.
_________________________________________________________________

terça-feira, 15 de outubro de 2013

O PROFESSOR




O Professor é ...
Engenheiro das idéias
Advogado do conhecimento
Médico que cura a falta do saber
Mestre indispensável em todas as profissões.

Todo dia 15 de outubro é comemorado em todo Brasil, o Dia Do Professor.
Transcender os velhos limites do educar e encontrar um novo paradigma para a educação tem sido uma meta do educador.
Todo ser humano nasce com um grande potencial de criatividade que precisa ser estimulado continuamente, desde os primeiros  anos de vida.
A educação não deve impor limites, a essa capacidade , mas ao contrário, tem que buscar meios para estimulá-la.
Isso pode ser alcançado por uma metodologia de ensino que  respeite a individualidade e  procure descobrir, as tendências vocacionais de cada um.
Quando  se reconhece essas possibilidades, que nem sempre são facilmente perceptíveis, é possível  direcionar o aluno para que ele mesmo assuma sua real vocação e caminhe para um futuro harmonioso e sereno.
Ele descobrirá como vencer mesmo que os mais temerosos obstáculos apresentem-se em seu caminho.
Por isso neste dia 15 de outubro, a todos os professores mediadores do aprender, formadores de opinião e de cidadãos, aqueles que desafiam, que apresentam caminhos, semeadores de sonhos, sábios, apaixonados por ensinar, sempre dispostos a aprender,   eu desejo...

                                       Um feliz Dia dos Professores

Um comentário meu:

Os antigos diziam  que a primeira profissão do mundo é a protituta, a mulher que trabalha na galeria do amor. Mas para mim é o Professor, porque se lá na pré-história alguém fez alguma coisa ele teve que aprender com  outro alguém. Estou partindo do pressuposto  de uma lógica.

_____________________________________________________

Agora vejam o que disseram mais sobre o professor:

"O avanço das tecnologias e mudanças na sociedade dão ao professor papel ainda mais importante. Nada substitui um bom professor."

"Ensinar hoje para não ter que punir amanhã"

"Os benefícios  da instrução nunca são perdidos"        (Franklin  Roosevelt)

"A educação tem raízes amargas, mas os frutos são doces"        ( Aristóteles)

"Aquilo que você mais sabe ensinar é o que você mais precisa  aprender"     (Richard Bach)

"A escola é um laboratório para a vida adulta"

"Educar é impor a realidade ao filho de acordo com a idade"

"É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais"

"Nossa deformação cultural nos faz pensar que cabe a um segmento da sociedade levar cultura a outro. Nós temos é que buscar a  cultura no povo, dando condições para que ela  brote"  (Fernanda Montenegro)

"A cultura está acima da diferença da condição social"      (Confúcio)

"Se você acha a educação cara, é porque ainda não experimentou a ignorância"

"Feliz aquele  que transfere  o que sabe e aprende o que ensina"     Cora Coralina)

Todos os dias
Um Brasil melhor é construido
dentro de uma sala de aula. 

sábado, 12 de outubro de 2013

A CRIANÇA





Grande homem é aquele que não perdeu o coração de criança

Doze de outubro é o nosso dia
dia do tamanho da alegria
doze de outubro
dia da esperança
dia do brinquedo
dia da criança.
   (música da Eliana)

Todo dia 12 de outubro é comemorado no Brasil, o Dia da Criança.
Todo mundo carrega dentro de si uma criança. E todo mundo aprende a  reprimí-la para ser adulto. Crescemos e "temos" que ser sérios. Quantas vezes você não ouviu alguém  dizer, "deixe de criancice".E desde quando precisamos deixar de ser  criança?
Ria de você mesmo, seja ridículo, brinque na chuva, de fazer castelos na areia, de fazer castelos  no ar... sonhe, faça bagunça no meio da rua, cante na hora que der vontade, converse com você mesmo como se tivesse conversando com um amiguinho, assista desenho animado e veja a sua vida como se ela fosse um desenho animado, brinque com uma criança...   como uma criança... fique feliz simplesmente por ficar, sorria e ria sem motivo, ria de você, dos seus dramas, do ridículo das situações.
E acredite na pureza do ser humano... na pureza de criança que talvez esteja  escondida, mas que existe em cada um de nós. Para alguns você vai parecer louco, bobo ou infantil... mostre a língua para esses alguns e diga como criança:  "Sou bobo mas sou feliz"
Esses alguns com certeza tem uma criança maluquinha, doida para fazer bagunça também.
A vida já é muito complicada para vivermos sérios e carrancudos. E isso tudo  não é deixar de viver com seriedade...   é viver com a leveza de uma criança e obrigações de adulto.
Fica muito mais fácil viver assim. Então coloque uma panela  na cabeça e solte o menino maluquinho (a) que existe dentro de você.
Só não vale subir no muro e achar que você sabe voar, né.

Parabéns pelo Dia das Crianças !

             Fonte: Texto de Ziraldo

________________________________________________________

Vejam agora o que disseram mais sobre crianças:

""Crianças adoram brincar...
... e nós  protegê-las"

"Crianças sempre nos surpreendem com idéias e pensamentos que constroem por conta própria"

"Só depende de nós; quem já foi ou ainda é criança"

"Sou uma criança-   hoje na idade:
na deficiência sempre"

Cuidar das nossas crianças é cuidar do futuro"

"A criança que vive com a verdade aprende a ser justa"   (Ronald Russel)

"Proteja as crianças: dê-lhes o que desejaria para si"

"As crianças, tem mais necessidade de modelos do que de críticos"  (Joseph Joubert)

"Quando vejo uma criança, ela inspira-me dois sentimentos: ternura pelo que é, e respeito pelo que pode vir a ser"   (Louis Pasteur)

"Se restar uma só criança o mundo ainda poderá ser melhor"

       HUMORISMO

A  professora pergunta aos alunos:
Quem aqui reza antes das refeições?
Todos levantaram a mão, menos o Joãozinho.
-Joãozinho. você não reza antes das refeições?
-Não "fessora". Lá em casa não precisa. A minha mãe cozinha muito bem.


domingo, 6 de outubro de 2013

A COZINHA DIGITAL






Algum  dia , talvez "impressoras" tridimensionais ligadas a computadores  preparem  as refeições.
A inovação vem dos alunos   Marcelo Coelho  e Amit   Zoram  do Massachusets Institute of Tecnology, que estão criando uma  "Fábrica de  Comida usando as ferramentas do desenho industrial.
Criando camadas de ingredientes da mesma maneira que a cabeça de uma impressora dispõe camadas de tinta, a Cornucópia é "um jeito novo  de pensar na cozinha", diz Coelho. Eis como funciona:
os cilindros de clima de cima são enchidos com os ingredientes da receita, depois o usuário  digita as instruções no computador.
O aparelho junta a combinação correta de ingredientes e usa os bicos injetores que esfriam, aquecem e misturam  os sabores conforme o indicado. se os testes derem certo , a  cozinha automática  estará disponível em  2013
                                                                 Source: Seleções Reader's Digest- dezembro-2010

___________________________________________________________

Enriqueça o Seu Conhecimento

"Não há como falar de amor sem relacioná-lo com a  culinária. No Egito e na Mesopotâmia, o uso de especiarias é par constante no ato amoroso"   (Fernanda de Camargo Moro- historiadora e arqueóloga)

"o ato de comer faz parte dos mecanismos instintivos do homem"

"Aquilo que aprendemos a comer e  apreciar, no âmbito familiar, quando éramos crianças, será carregado como bagagem para a nossa vida adulta"

"Em algum período  do tempo não importa se daqui a vinte ou  quarenta anos, a maioria das pessoas tirará seu sustento de bits e não de átomos"       (Nicolas Negromonte, cientista da computação americano)


       O FOGÃO

Esse singelo e utilíssimo equipamento, tem uma história  de pouco mais de 200 anos. A idéia de uma chapa de metal separando a labareda das panelas -  estas quase sempre de cerâmica , foi popularizada nos Estados Unidos por um  imigrante bávaro, Benjamin Thopson, em 1798. Três décadas depois  surgiria na Europa o fogão de ferro fundido. Não se sonhava ainda com fogão a gás e muito menos com um microondas.

Tem uma música de Os  Titãs, extraida do livro "Jesus não tem dentes no país dos banguelas- 1988, que diz assim:

            COMIDA


Bebida é água
Comida é pasto
Você tem fome de que?
Você tem sede de que?
A gente não quer só comida
A gente quer comida, diversão e arte
a gente não quer só comida
A gente  quer saída para qualquer parte
A gente não quer só comida,
A gente quer bebida, diversão, balé
A gente não quer só comida
A gente quer a vida como a vida quer
Bebida é água...
A gente não quer só comer
A gente  quer comer e, quer fazer amor
A gente não quer só comer,
A gente quer prazer para aliviar a dor
A gente não quer só dinheiro
A gente quer dinheiro e felicidade
A gente não quer  só dinheiro
A gente quer inteiro e não pela metade.