quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

S A U D A D E






Todo dia 30 de janeiro é comemorado o Dia da Saudade
Saudade é a lembrança triste e suave de um  bem passado, de pessoa, situação ou coisa  ausente, acompanhada do desejo de faze-las voltar ou de revive-las, pesar pela ausência  de alguém que nos é querido , nostalgia.
É lembrança nostalgica e ao nosso tempo, suave de pessoa distinta ou extinta.
Está aí  uma maneira muito seca de definir   S A U D A D E  digamos  até um modo Aureliano(dicionário) de definição.

Saudade é sentimento
Saudade é estado
Saudade é caso
Saudade é resultado

Como definir saudade?
Como explicar o que é ou o que não é?
Talvez a definição saudade tenha a  mesma dificuldade da definição de paixão, amor.
Saudade é a saudade....  de um  momento edificante de uma pessoa marcante, de um olhar penetrante, de um  toque arrepiante , de um beijo, de um cheiro....
Saudade é lembrar a torta de  banana  da mamãe, do doce de abóbora da titia, do seriado de  Chips, de Pirata no espaço, de tocar as campainhas e sair correndo, do pique esconde, do jogar ovo no aniversariante, Romeu e Julieta em desenho, do carrinho de churros que buzinava na porta de casa, do beijo da professora do Jardim de Infância, da gincana para arrecadar alimentos, e em seguida ver a alegria de uma criança ao receber sua primeira bola, do primeiro beijo, da primeira paixão, do sobrinho, das lágrimas do amigo ao se despedir, da vovó que se foi, do ex-futuro amigão que se foi , do carinho do desconhecido, da palavra amiga do professor , dos amores não correspondidos, das loucuras  cometidas, das insanidades cometidas em prol de  uma paixão.... do ontem,  do hoje, do amanhã, do sempre.
Saudade é sentir falta daquela pessoa ; é o sentir falta daquela oportunidade que teve e não foi aproveitada; é o sentir  falta do momento que poderia falar...  me calei.
Saudade é a certeza de ter vivido lindos momentos, lindas histórias , inesquecíveis amores, intransponíveis loucuras, do beijo na fila do  cinema, da voltinha no shopping, das crônicas personalizadas, e por que não falar  nos poemas  dedicados !
Saudade é ter vivido sem medo , sem  rancor, sem pudor. Imprudente que tenho sido, não importa o comentado.... o que interessa é ter vivido.
Saudade é ter mergulhado  de cabeça no presente e ter aprendido a sempre  mergulhar novamente.
Saudade...  então,  é tudo o que se lembra e faz com que o coração chore de emoção.
                                                            Source : Texto de Lidia Eugênio


____________________________________________________________
Agora vejam o que disseram sobre saudade:

"Saudade é a luz viva que ilumina a estrada do passado"     

"A melhor medicina contra a saudade  é a falta de memória"  (Carlos Drummond de Andrade)

"A casa da saudade  chama-se memória: é uma cabana pequenina a um canto do coração"
                                                                                (Coelho Neto)

"A saudade é o alimento vão de um espirito desocupado. É preciso, acima de tudo, evitar a saudade ocupando sempre o espirito com novas sensações e novas imaginações" (Gabriele D'Annunzio)

"A saudade é o passar e o repassar das memórias  antigas"   (Machado de Assis)

"A saudade é um lago transparente a refletir sempre a imagem  da pessoa ausente"

"A saudade eterniza a presença de quem se foi. Com o tempo esta dor  se aquieta, se transforma em silêncio que espera, pelos braços da vida um dia reencontrar"    ( Padre Fábio Melo)

"Saudade palavra triste, quando se perde um grande amor"

"A saudade pelos vivos é dor suave"   (Camilo Castelo Branco)

"A saudade não mata, mas martiriza um sincero coração"

"A saudade é um sentimento do coração que vem da sensibilidade e não da razão" (D. Duarte)

"A saudade é um pouco dessa incerteza da separação"     (José Américo de Almeida)

_____________________________



Em Tempo:   Saudade é uma palavra que só existe na lingua´portuguesa, não tem tradução.

sábado, 26 de janeiro de 2013

O DENTE DO OURIÇO-DO-MAR







Você acha que teve um projeto  para acontecer tudo isso relatado logo abaixo? Não  só o homem tem projeto nas coisas que faz.
Usando seus cinco dentes, o ouriço-do-mar escava na rocha para construir seu esconderijo.
Mesmo triturando e raspando, seus dentes estão sempre afiados
"Isso é muito superior a qualquer ferramenta usada para  cortar e triturar que conhecemos e usamos", comenta Pupa Gilbert, professora de física da Universidade de Wisconsin-Madison , Estados Unidos. Qual é o  segredo do ouriço-do-mar?
Analise o seguinte: O dente do  ouriço-do-mar é composto de cristais aglutinados. Mas  "há pontos de  ruptura em locais predeterminados dentro do dente" explica Pupa Gilbert.
O material orgânico mais fraco nesses pontos     -     como pequenas perfurações numa folha de papel -  facilita  o despreendimento das camadas desgastadas do dente, expondo uma ponta nova e afiada. Visto que o dente continua crescendo numa extremidade e se afiando na outra, ele nunca perde o corte.
Gilbert chama  o dente desse invertebrado  de   "uma das pouquissímas estruturas na natureza que afiam a si mesmas"
Conhecer o funcionamento do dente do ouriço-do-mar apresenta possibilidades empolgantes para os  fabricantes de ferramentas.
Essa teoria , poderia  resultar no desenvolvimento de ferramentas que se afiam com o uso.   "O segredo  está no mecanismo usado pelo  ouriço", diz  Pupa Gilbert.
O que você acha?  Será que  o dente do  ouriço-do-mar, com sua capacidade  de afiar a si mesmo , surgiu por obra do acaso?  Ou teve um projeto ?

______________________________________________

                         Volta as Aulas


Fevereiro  é o mês do volta às  aulas, e já começa na proxima semana.
Uma das melhores maneiras de ajudar seu filho na volta às aulas é lembrar tudo  o que a escola tem de bom. Fale das pessoas que ele mais gosta e irá reencontra-las, ajude-o a  relembrar os passeios e atividades do outro ano que ele mais gostou.Está aí  uma maneira do seu filho voltar as aulas mais contente.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

LEITURAS AMENAS






1-   BOA PERGUNTA
      
       Tenho  uma sensação esquisita ao ver aqueles homens e mulheres na televisão dizerem-me, que posso  fazer uma fortuna em bens imobiliarios.
        Mesmo sem ter um tostão e individuos com ar bem  sucedido dizendo como é fácil enriquecer por meio de investimentos em industrias novas e em pleno desenvolvimento.
        Por que haveria alguém que estivesse a ganhar bom  dinheiro, partilhar o seu  segredo comigo?  Por que  haveriam os peritos que sabem  como enriquecer na Bolsa , nas corridas de cavalos e nas loterias vender-me  suas informações.   
                                                                           (Post Gazette)


2-   A   CAMA

       A cama composta de um estrado amarrado com correias e de  uma cabeceira, é conhecida desde o Egito faraônico e da Grécia Antiga.
       Ulisses, o herói da Guerra de Tróia, teria construido sua cama com as próprias  mãos. A Etruria e Roma usavam a cama fosse para descansar , fosse para fazer as refeições. Os romances franceses  do Século XII  falam da  "cama para deitar".
        Na Idade Média as camas  eram feitas pelos fabricantes de  baús  e estofadas pelos fabricantes de  fronhas e mantas  e  de  cordas . As  camas  onde dormiam todos juntos   -  homens , mulheres e cães    -  tinham  dois metros de largura, e as criadas  precisavam usar um   "pau de cama" para estender lençois e cobertores. Bernardo  Castro , um industrial italiano no Estados Unidos, inventou  o sofá-cama conversível na década de  30 .
O colchão d'agua  foi bolado pelo americano Charles P. Hall, em 1967, para combater sua insônia.
                                                                                           (O Sabidão)


3- A FONTE DE ALEGRIA.

Que alegria eu ser a própria vida!          Estou vivo!             Estou vivo!        Estou vivo!.  Com o coração repleto de  alegria pela benção  de estar vivo, abro os olhos e vejo diante de mim o mundo pleno de luz.
A clara luz do sol, matinal brilha  nas folhagens novas das  árvores do  jardim, fazendo-as palpitar a vida.
Em meio ao pulsar da vida das  folhagens, move-se, saltitante, uma outra manifestação  da vida:     Um pardal, com suas penas  brilhando como ouro devido ao reflexo  do sol, pula de um galho para outro.
O próprio ar parece dançar alegremente. Tanto  dentro de mim, como ao meu redor só existe o mundo de luz, o mundo  resplandecente da vida.

                                                                                (Sabedoria da Vida)

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

A COMPETIÇÃO





                                O comerciante que procura conquistar os fregueses de outro comerciante e os estudantes que lutam por uma  vaga no vestibular, estão todos envolvidos em uma  competição.
                                 Há necessidades que estimulam mais a competição que outras. Entre as tribos indígenas, geralmente não há um  "espirito  competitivo" tão acentuado como em nossa sociedade. As sociedades modernas -  principalmente nos países capitalistas   -  estimulam os individuos a competirem em todas as suas  atividades   -    na escola, no trabalho, e até no lazer.
                                  A competição é uma força que leva os individuos a agirem uns contra os outros, em busca de um melhor   "lugar ao sol".   A competição nasce da vontade  de ocupar uma posição social mais elevada, de ter uma importância maior no grupo social, de conseguir riqueza, o poder.
                                   Como nem todos podem   "subir", e  alguns não conseguem  atingir seus objetivos, pode ocorrer  o sentimento de inferioridade. Esse sentimento pode levar o individuo  a reagir, a tentar  se superar, como  pode levá-lo  a uma depressão  e a um  (destino) desanimo ainda maior.
                                     Os pedagogos criticam competição escolar. A pressão da família dos amigos e da sociedade de modo geral para que o adolescente conquiste   uma vaga no ensino superior e o esforço que ele empreende para atender a essas  expectativas podem comprometer todo  o seu desenvolvimento afetivo e social.
                                      A afirmação é da pedagoga Fátima Freire, orientadora da Escola Poço do Visconde e formada em Psicopedagogia no Instituto  Jean Piaget,  de Genebra- Suiça.
                                       Segundo ela, a competição imposta aos jovens e a ideologia de valorização  apenas do intelecto os transformam em  "pessoas robotizadas"   incapazes de desenvolver seu lado  emocional. A concorrência entre jovens e até  entre crianças em idade  pré-escolar (muitas escolas particulares fazem exames de seleção  para admissão  de crianças  na primeira série  do primeiro grau).

__________________________________________________



Lendo e aprendendo

Pense bem nisso........

Nem sempre a liberdade  sexual adquirida  nas últimas décadas é uma conquista positiva . A facilidade também pode ser um entrave ao aprofundamento  das relações, estimulando a desistência diante das  primeiras dificuldades. Sabemos que  não se constrói um vinculo profundo , em poucos meses. Para conhecer alguém , é necessário enfrentar problemas.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

OS MEDOS





Está com medo e sem coragem de se confrontar ? Ficou assustado ao ver quanto ainda tem de ser feito ?
A coragem e o medo sempre andaram juntos; você  vai ter que superar o medo  de se encontrar,   de encontrar  seus tesouros e também  ganhar mais coragem  para ir superando os outros medos que aparecem  ao longo  da caçada, que poderão  impedi-lo  de chegar ao objetivo.
Assim como a dor lhe mostra que algo está errado com seu corpo, o medo o leva a ser mais cuidadoso , a procurar o terreno  mais seguro , a andar  abaixado em zona de perigo, a poupar suas forças.
Para que você tenha uma vida plena e significativa, é preciso  vencer um dos maiores obstáculos: o medo de perder;  sobretudo o medo  de perder alguém , o medo  de perder  o emprego ou de perder algum bem.
O medo de perder é o medo  de nos tornarmos dispensáveis para a  pessoa com a qual nos relacionamos ou na qual investimos alguma coisa. E isso  só vai  ser superado quando você aprender a mudar o  "medo de  perder"  pela   " vontade de  ganhar",   e você passará a ver  não só os riscos, mas tambem  as oportunidades, e quando ganhar não terá medo de perder o que ganhou.
E o medo descontrolado, o pânico que o leva a se prender em  casa com grades  e trancas, ter uma vida social menos  intensa e ficar cada vez mais sozinho. Alguma mudança tem deve ser feita para que esse medo não o domine mais. Mudar para um bairro ou cidade menos perigosos, não se  meter mais em situações de risco. As vezes basta acender a luz ou acordar que o medo  some.
Se tiver medo de viajar de avião, mesmo sabendo que é um dos veiculos mais seguros   -     ande mais de avião .  Medo de falar em público ? Arranje formas  de falar mais em público, e assim vai vencendo os seus  medos um por um .
Uma pessoa que perdeu a mãe muito cedo passou a   "morrer de medo da morte". Sentindo-se culpada, abandonada e impotente diante desse medo , acabou por enfrentar o problema,  estudou filosofia e hoje é uma  especialista em morte. E não chora mais  quando se lembra da mãe.
O medo é seu , está ai dentro da sua cabeça, e você foi treinado desde a infância para ter medo do bicho-papão, da policia, de bruxas e outros medos inocentes.
Se desde  pequeno você  fosse treinado para ver a policia  como amiga, protetora, hoje teríamos uma policia mais respeitada, tanto pelo cidadão comum, como pelos bandidos.

Seja mais ousado, sem medos e vá a luta para criar algo melhor para todos.

Source:  Seja um caçador de Tesouros de Cesar Barros

___________________________________________________________

Veja agora o que falaram sobre o medo:

"Ter medo de amar é medo da vida, e os que  temem a vida já estão em boa parte mortos"
                                                                                           (Beltrand Russel)

"O medo está baseado no desconhecimento. A gente só tem medo do desconhecido"

"O medo é apenas uma comoção  necessitando  de um ajuste de atitude"
                                                                                   (San Jose Mercury News)

O medo faz qom que  a pessoa, adote comportamentos negativos diante das oportunidades"

"O medo pode manter-nos acordados a noite toda, mas a fé sempre é um  bom travesseiro"
                                                                             (Philip Gulley)

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

É IMPORTANTE TER CUNHADO






                                    Em São Paulo, um cara passou mal no meio da rua, caiu e foi  levado para o setor de emmergência de  um hospital particular, pertencente à  Universidade Católica, administrado totalmente por Freiras.
                                    Lá verificou-se que teria  que ser urgentemente operado do coração, o que foi  feito  com total êxito
                                    Quando acordou a seu lado estava a Freira responsável  pela tesouraria do Hospital e que lhe disse prontamente.
-Caro  Senhor , sua operação foi bem  sucedida e o Senhor está salvo.
Entretanto, há um assunto que  precisa de sua  urgente atenção:
- Como o senhor pretende pagar a conta do hospital?

E a cobrança começou...

- O senhor tem seguro-saúde ?
- Não Irmã.
- Tem cartão de crédito ?
-Não irmã.
-Pode pagar em dinheiro ?
-Não tenho dinheiro,  irmã.

E a Freira começou a suar frio, antevendo a tragédia de perder, o recebimento da conta hospitalar !
Continuou com o
 questionamento:
- Em cheque então, o senhor pode pagar ?
-Também não, irmã
  A essa altura a Freira  já estava a beira de um ataque.

E continuou ...

-Bem o senhor tem algum parente que possa pagar a conta ?
- Ah...   Irmã, eu tenho somente uma irmã solteirona, que é freira, mas não tem  um tostão.
 A Freira, corrigindo-o :
-Desculpe que lhe corrija, mas  as freiras não são  solteironas, como o senhor disse. Elas são  casadas com Deus ! ! !

-Magnifíco ! Então por favor mande a conta pro meu
 cunhado !

Assim  nasceu a expressão :

                         
                                           "Deus lhe pague"
____________________________________________________________

          HUMORISMO

Você sabia que o número do seu sapato pode determinar a sua idade ?
Só não sei  aonde  conseguiram essa fórmula.

Pegue o número do seu sapato e multiplique por  5
Some com  50
Multiplique por  20
Agora some com 1012
Subtraia agora do ano que você nasceu.
Resultado:
Os dois números da esquerda é o número  do seu sapato e os dois números da  direita  é a sua idade..

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

A ESPERANÇA






                                     Esperança é a disposição do espirito que induz a esperar, a realização de coisa desejada ou  prometida  -    expectativa.
Todo dia 31 de dezembro é comemorado  o dia da Esperança, talvez por ser  o dia seguinte um novo ano, dia em que as esperanças  se renovam. A cor verde  significa, representa a esperança.
A esperança é uma crença emocional na possibilidade de resultados positivos relacionados com eventos e circunstancias da  vida pessoal.
Existe na mitologia grega  uma ave chamada  Fenix, que quando  morria entrava em autocombustão e passando algum tempo renascia das cinzas. A fenix significava a esperança e continuidade da via após a morte.
Ela tinha as penas vermelhas e douradas, as cores do sol nascente, possuia  uma voz melodiosa que se tornava  triste  quando a morte se aproximava.

Vamos ver agora o que pessoas  disseram  sobre a Esperança:

!Sem esperança, não há saudade, não há desejo de um amanhã melhor, nem sequer a crença de que a proxima geração  trará a grande transformação"                            (Paul Quinett)

"A esperança é o coringa definitivo, que Cristo nos deu para não termos  desculpas de abandonar a luta pela metade."                                     (Neimar Barros)

"A esperança não murcha, ela não cansa. Também como ela não sucumbe a crença. Vão-se sonhos nas asas da descrença. , voltam sonhos nas asas da esperaça."             (Augusto dos Anjos)

"A esperança é a maior  a mais   dificil vitória que um homem pode ter sobre a alma"                

"A esperança é a última que morre"                     (dito popular)

"Lagrima sem revolta é orvalho sem esperança"

A esperança corresponde  a aspiração de felicidade existente no coração de cada pessoa"

"Medo e  esperança são os dois  grandes instrumentos para o controle do homem"    (Rousseau)

"A esperaça é uma coisa boa, talvez a melhor, é o que é bom nunca morre"  (Stephen King)

"Esperança alguma resiste aos assédios do ciúme" (O ciúme é punhal que mata a mais firme  das esperanças)      ( Miguel de Cervantes)

"Muitas das coisas mais importantes do mundo foram conseguidas por pessoas  que  continuaram tentando quando parecia não haver nenhuma esperança de sucesso "    (Dale Carnegie)

"O homem pode ser resistente as palavras, forte nas argumentações, mas não sobrevive sem esperança"           (Padre Xavier)

"Quem perde a esperança, perde o sentido da vida. O próprio antônimo dessa palavra é desespero"

"Um homem disse:  perdi a esperança. Deus  disse: perdi um homem"

_________________________________________________

Glossário:

FENIX  =  Ave fabulosa que vivia cerca de quinhentos anos, morria queimada  e renascia das próprias cinzas. (Mitologia)  No sentido  figurado, uma pessoa  rara, de singular merecimento..