sexta-feira, 31 de agosto de 2012

UMA GRANDE CONFUSÃO





                   BAH!     CHEGA DE  CONFUSÃO .........



                                        Outro dia encontrei um guri desses que andam pela rua sem carpim, de bragueta aberta soltando  pandorga. Eu vinha de bici descendo a lomba para ir  na lancheria comprar  bergamota...  Se  você não é gaucho provavelmente não entendeu nada do que  eu estava contando . No  Rio Grande do Sul , a gente chama tangerina de bergamota   e carne moída de guisado.  Bidê que  a maioria usa no banheiro, é o nome  é o nome que damos para  mesinha-de-cabeceira,  que em alguns lugares chamam de criado-mudo. E por aí vai.  A privada nós chamamos  de patente. Dizem que isso  começou  com a chegada dos primeiros vasos   sanitários de louça, vindos da Inglaterra, que traziam impresso    "Patent" numero tal.   E pegou. Ir aos pés no Rio GRande do Sul é fazer cocô.   Eu acho  trielegante,  poético. "Com licença, vou aos pés e já volto". 
Uma amiga carioca foi passear em Porto Alegre e precisou de médico.  A primeira pergunta  foi: Vais aos pés normalmente,   minha filha ?   Ela na mesma hora levantou e começou a fazer flexão.
O Brasil tem dessas coisas , é um país  maravilhoso , com português como lingua oficial.  Mas cheio de dialetos  diferentes  . No Rio de Janeiro  é  "E aí merrrmão?     Sangue bom !  Vai rolá  umach  paradach".   Até eu entender  que merrmão  era  meu irmão, levou um bom tempo.
Em São Paulo eles botam  um "i" a mais na frente  do "n" .
"Orra meu !  tô por deintro, mas não  tô inteindeindo "      E no interior  falam um erre  todo enrolado:   A  Ferrnanda marrcô a porrteira"     Dá um nó na lingua. A vantagem é que a pronuncia deles no inglês é ótima.
                                            Em Mins, quer dizer , em Minas Gerais  eles engolem  letras e falam  Belzonte,  Nossenhora e qualquer objeto é chamado de trem. Lembrei-me daquela  história do mineirinho na plataforma da Estação....     Quando  ouviu  um apito falou apontando as malas :   "Muié, pega os trem  que o  bicho  tá vindo".
                                              No |Nordeste  é tudo meu rei, bichinho, ó xente. Pai é painho,  mãe é mainha, vó é voinha.
                                               Em Porto Alegre, uma empresa tentou lançar um serviço de entregas à domicilio de comida chinesa, o Tele-China.  Só que um dos significados de china no Rio Grande do Sul é prostituta .   Claro que não deu certo .  Imagina a confusão , um cara pede uma loira as duas da manhã, recebe sujestão de frango xadrez  com rolinho primavera. Banana  caramelada !     O que  é que um cara vai querer  com banana  caramelada no meio da madrugada ?
                                                Tudo isso é muito engraçado. Mas as vezes o problema se torna sério.

                                             BAH!     Chega de tanta confusão ....

                                                                             (Source:   Kledir  Ramil
____________________________________________________________
             

Em tempo:

É difícil dizer o que o gaucho sabe fazer melhor:

Churrasco
Chimarrão
ou receber os  amigos.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

DIA NACIONAL DO COMBATE AO FUMO






                                                            Culpado ou Inocente  ?


Todo dia 29 de agosto é comemorado  em todo Brasil o Dia Nacional  do Combate ao Fumo, por isso  vou me deter a falar somente sobre  a Mulher e o Fumo
Não se sabe bem ainda por que  a mulher é mais susceptível  a tornar-se  dependente do fumo do que o homem, mas isso acontece. Todos nós, infelizmente devemos ter notado que há muitas mulheres fumando em nossos dias. Elas tem uma  fixação no cigarro bem maior do que  o homem. Se contarmos na rua quantos passam com cigarros nos lábios,  vamos ficar surpresos ao verificarmos que o numero  de mulheres é bem maior do que o de  homens.

                                  Por que e desde quando  a Mulher Fuma  ?

A sociedade humana, em seus  encontros e desencontros, em suas  estabilidades  e instabilidades, sujeita a  situações mais diversas , através de suas invenções e de buscas, anda tentando descobrir os fatores que contribuem para  a sua felicidade.
Todavia nem tudo  que o homem inventou lhe produz a verdadeira felicidade. O homem civilizado  copiou de nativos, um hábito primitivo que tem trazido à humanidade mais mortes do que todas as guerras  somadas.
Sabemos que a mulher começou a fumar  logo após a II Grande Guerra Mundial. Antes disso , a mulher  que fosse encontrada fumando era olhada com certa reserva. Mas de lá paca cá  as coisas mudaram  muito. Na medida que a mulher  procurou sua libertação  no desejo  de provar  não mais  constituir  o "Sexo Frágil", um mecanismo  bem montado  e solidamente financiado  com o objetivo de obter  grandes lucros, através  de um perfeito , esquema  de manipulação da publicidade  começou a acenar  com valores  , com vistas a atrair a  mulher a cultivar o hábito de fumar.
Estatisticas recentes , verificou-se  entre as mulheres que o grupo  com maior indice  de consumo de cigarros é o de mulheres separadas de seus esposos, e o segundo , o de mulheres  solteiras entre vinte  e vinte e quatro  anos de idade.
É lamentavel que a mulher, na ânsia de mostrar ao mundo  que é tão livre e forte quanto o homem , tenha caído na mesma fraqueza do homem, o que demonstra  não ser a mulher  nem tão livre  nem forte como pretende ser.

                      O Fumo e a  Beleza da Mulher

                                              A mulher não foi feita para ser  assim tão agredida no seu todo  pelos venenos do fumo. Sabemos que ela luta para conservar a beleza e permanecer jovem, e esse tipo de luta deve ser aplaudido , estimulado, para  sentir-se mais feminina, mais  completa, e até  mais apta no desempenho de seu papel . Porém , não há nenhum processo tão eficiente quanto ao fumo  para torna-la mais envelhecida e desfigurada. O cigarro é um mecanismo de destruição da beleza feminina.


                        O Fumo  e as Mãos da Mulher.

                                              Vitor Hugo escritor francês , escreveu os Miseráveis (livro da literatura  universal)  aos 29 anos de idade falou sobre as mãos  da mulher. Ele dizia assim:
"Uma mulher não podia ser bonita se não tivesse as mãos bonitas"
Os   males do fumo  nas mãos da mulher começam com a impregnação do alcatrão, deixando seus dedos amarelados.
Quando verificamos o que a mulher sabe fazer de feminino, ela o faz  com as mãos.
Com as mãos ela acaricia, embala o bebê, prepara o alimento para toda a família, borda, toca piano,  faz uma pintura, costura,  arruma a casa, escreve uma carta de amor, dá lenitivo ao filho e abençoa um filho que parte talvez para sente e no fim tece o casaco de lã para o neto que vem.
Você mulher que fuma e está lendo este blog, o que  você está fazendo para se livrar  desse vício ?

                                 (Parte desse texto foi extraido do livro  O Fumo no Banco dos Réus-  João Batista D. Costa)

___________________________________________

   CURIOSIDADE

A Organização Mundial de Saúde estima que no mundo  inteiro, vendem-se  dez milhões de cigarros por minuto.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

CONTOS ANTIGOS




               É  SÓ  DESENHAR UM  CACHORRINHO   !!!



                                           Como dever  para  o dia seguinte eu tinha que desenhar um lance de escada. Terminando o desenho, ia  fechar o tinteiro, quando deixei  cair um pingo de tinta no papel, fazendo um borrão. Já era tarde, e comecei a chorar.
Meu pai carinhoso , veio  saber o que havia, e olhando  para o desenho disse :    "Não fique tão triste, minha filha.
Você não vê que esse borrão é tal e qual a mancha preta que tem no pelo um cachorro  fox-terrier ?
Agora é só você  desenhar o cachorro em volta da mancha e está  tudo  arranjado.
Não desanime tão facilmente, pois muitas vezes um pouco de persistência e imaginação nos permite tirar proveito até do  infortunio.
                                              Lembre-se que:

Raramente  as desgraças são tão grandes  quanto nos parece a primeira vista.

Consolada, desenhei o cachorro em volta do borrão de tinta, e tive  a surpresa, no  dia  seguinte, de ver  o meu desenho  considerado  o melhor da classe.
Vocês  vejam o que se pode  fazer  com um pouco de imaginação, disse a professora. Não acham que este cachorrinho veio dar  muito mais graça ao desenho da escada ?
Quando as coisas não correm bem e o futuro  me parece negro , ouço ainda  nos meus ouvidos  as palavras animadoras de meu pai :    "Com um pouco de persistência e imaginação  pode-se tirar proveito até do infortunio".


                                                        Susam  Cooper   - Estados Unidos
                                                                         (Maio - 1944)

sábado, 25 de agosto de 2012

ROSA DO DESERTO




                                                BEAUTIFUL  ! ! !

                                              

                                                Essa rosa do deserto da foto é minha, ela é também conhecida como  FORMOSA. Eu tenho duas , a branca e essa  que voces estão vendo.
                                                Essa planta precisa de uma drenagem rápida, por isso é plantada na areia grossa,  pedregulho e humus de minhoca  na razão 1-1-1. Misturar tudo.
                                                É melhor trocar a areia e passar  a planta para um vaso maior, pelo menos uma vez por ano.
                                               Se a temperatura  ambiente foi abaixo de 12 graus, a planta deverá ser guardada dentro de casa. Em  épocas de chuva, ficar atento para a  rosa não  tomar muita chuva.
                                                Deixar a planta tomar sol o dia todo, ou por um periodo  mínimo de 5 horas diária à tarde.
                                                 No verão regue a planta duas vezes por semana . E no periodo de  inverno  regue apenas uma vez por semana. Deixar a água escorrer  até o fundo do vaso.


                                  ADUBAÇÃO

               Adubar no  início  do mês de setembro e a cada  40 dias, até o mês de maio do ano seguinte

               Importante:       Não adube nunca  no periodo de inverno !

A formulação da adubação é a seguinte:

4%  nitrogenio  (N)
14% fósforo     (P)
8%  potássio    (K)

                                            Quando você adquirir  uma muda  da Rosa do Deserto, siga ao pé da letra as instruções contidas  nessa minha publicação , que a planta dá flor 4 vezes por ano.


_______________________________________

Em se falando em flores...

"Há quem esteja sempre se queixando porque as rosas tem espinhos. Eu me sinto  grato porque os espenhos tem rosas"                    (Karr)

"Quem distribui flores, antes perfuma as próprias mãos"

"Todas as flores do futuro estão nas sementes de hoje"       (provérbio chines)

"As verdades são como as rosas, tem espinho"

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O FOLCLORE




Folclore cultura que vem do povo. A foto acima retrata sob o alucinante som do berimbau, a dança que é uma  luta: eis a  capoeira   digna representante  do bom  folclore brasileiro.

                              

                                      Todo dia 22 de agosto é comemorado em todo territorio brasileiro o  DIA DO FOLCLORE.   Entende-se por folclore  o conjunto de tradições, lendas e crença  de um país, expressas em  provérbios, canções, contos, lendas, etc. É a ciencia dos costumes e usos  populares, conjunto de  canções populares de uma época ou região.
Inicialmente a palavra folclore é formada de dois antigos vocábulos  saxônicos:

FOLK -      povo
LORE-  estudo, ciência e, por extensão
              atividade
                    Folclore assim abrangeria contos, lendas, mitos , em suma tudo aquilo que, posteriormente, se catalogaria como integrante da literatura oral dos povos, incluindo a música, elemento inseparável da  poesia popular e a dança.
                    Anos mais tarde, por  proposta do estudioso George Laurence Gomme, discutia-se um sentido mais amplo para a  palavra folclore. Deveria compreender :

a) narrativas tradicionais (contos populares, contos de  heróis, baladas, canções, lendas locais
b) costumes tradicionais (festas, cerimônias, jogos)
c) superstições e crendices ( bruxaria, astrologia, práticas de feitiçarias)

                      Logo abaixo segue uma lenda que faz parte do folclore brasileiro:


                                   A  LENDA DE  ITANHAÉM


                                                 Na praia de Itanhaém vivia Arapoã-Tuê, antepassado  de tribos que se tornaram célebres -   OS TIMBIRAS.   Era muito considerado por todos graças a seus ensinamentos.
                                                  Ele dormia numa rocha junto a praia e dali transmitia  aos demais  indios seus conhecimentos. Um dia disse que ao morrer , coltaria  como um  pobo branco vindo de muito longe, onde o céu  parece encontrar o mar. E então . dizia ele , eu lhes ensinarei  uma nova religião e uma nova lingua.
                                                   Arapoã-Tuê  morreu. Os anos passaram. NInguém esqueceu a promessa do chefe. A tribo acreditava no renascimento. Assim,  séculos mais tarde, quando os portugueses vieram, os Timbiras viram nesse fato a profecia do pagé. Mas o mais importante ocorreu quando Anchieta ali viveu entre os indios e  transformou em  "casa" a mesma rocha em frente  ao mar e lhes ensinava a lingua portuguesa e a religião católica.
                                                    Os indios exclamavam: Arapoã-Tuê. Ele voltou !
                                                    Para os indios Anchieta nada mais fora do que o grande pajé, que voltara século mais tarde.

domingo, 19 de agosto de 2012

DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA






                                  Todo dia 19 de agosto é comemorado o Dia Mundial da Fotografia.

                        A fotografia é o processo de congelamento de uma imagem.

                                     Diga xiiiis!   Xis e parabéns pela a fotografia!
                                     A palavra fotografia é derivada de duas palavras gregas:

"fhotos"  quer dizer luz     e
"graphein"  quer dizer escrevo, é a escrita, ou melhor, a expressão  da luz. Para obter-se esta impressão, concorrem um    fenômeno óptico    e   um  fenômeno  químico.
 Aposto que você deve ter um monte delas. É legal ter fotos dos amigos da gente na praia, nas festas, com as pessoas  da família.
Mais legal ainda é ver as  fotos depois de ter registrado todos esses momentos. E essa diversão só foi possível hoje porque há muito tempo atrás, em Paris, no dia 19 de agosto de 1839, foi anunciada e apresentada ao mundo a tal fotografia   -    desenvolvida pelos franceses  Louis M. Daguérre e Niepce.
Que tal comemorar tirando uma foto agora mesmo?
É um bom jeito  de homenagear essa colorida, divertida e tão valiosa descoberta.
Hoje com a evolução da tecnologia todas as pessoas  te uma máquina digital e os albuns de família estão em disquete.


DIGA  xiiiis!

                                                                DIGA  uisque !

                                                                                                                 DIGA giz!

_______________________________________________

Alguém disse :

"A câmera fotográfica nos retrata por fora, mas o trabalho nos retrata por dentro "

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

COISAS INCRÍVEIS





                                              Outro dia estava lendo sobre um autor de um texto sobre coisas incríveis, ele está recebendo excelentes opiniões e críticas do público americano e canadense . Seu nome é Neil Pasricha. Quando ele começou  a sua meta era encontrar mil  coisas incríveis.
                                               Coisas incríveis, se passa no cotidiano, é o que nos vamos ver logo abaixo:

               Coisa incrível é :

1- Escutar alguém sorrir  do outro lado da linha.

2- Lamber as pás da batedeira com restos de massa de bolo.

3- Pagar por alguma coisa com a quantia exata.

4- Você acordar e se dar conta de que é sábado.

5- Você estourar  plástico - bolha.

6- Você conseguir descascar  a laranja de uma  vez  só.

7- Receber algo realmente escrito  a mão pelo correio.

8- Lembrar-se de como somos  abençoados de estarmos aquí , agora.

9- Você já teve a sensação maravilhora de consertar o defeito de um  aparelho eletrônico com um só tapa.

l0- Você já teve  a sensação incrível  de dormir com uma das pernas fora do cobertor e a outra dentro.

11- Você já teve a sensação de fazer xixi depois de segurar um tempão.
        Que alivio.........

12- Você já correu na folhinha e descobriu que o seu aniversário cai na sexta-feira.

13- Você já conversou com o melhor amigo seu e na manhã ele sumiu. Você descobriu que ele tinha se         suicidado.

14- Já sorriu e pensou em bons amigos que  já se foram deste mundo.

15- Coisa  incrível é quando um colega  destrava a máquina de xerox para a gente.

16- Coisa incrível é sair do serviço para casa e só  encontrar sinal verde no semáforo.

17- Não há nada mais incrível, revolucionário no cheiro de pão quentinho de manhã cedo.

18- Coisa incrível é quando você  vai  para a escola no seu último dia de aula.

___________________________________________________

sábado, 11 de agosto de 2012

DIA DOS PAIS



                            Meu pai, meu querido, meu velho, meu amigo....



                                                    Todo segundo domingo do mês de  agosto, é comemorado em todo o Brasil o Dia dos Pais.
                                                     É um dia muito festivo, muito especial, que faz parte da estação mais fria  do ano , o inverno. Este dia por ser tão especial, aquece cada coração  e faz parecer que estamos no verão.
                                                      Você que é  p a i   merece toda homenagem do mundo por ser um  ser iluminado,  um ser muito especial.
                                                       Pai,   paizinho,   paizão, meu velho....

                                                                                   Parabéns pelo seu dia.


                                                      O Roberto Carlos , cantor brasileiro, cantou um dia  assim:


                   P  A  I

Nem mesmo o céu, nem as estrelas
Nem mesmo o mar e o infinito
Nada é maior que o meu amor,
nem mais bonito .....

Nunca se esqueça nem um segundo
Que eu tenho o amor maior do mundo
Como é grande o meu amor
por você .....

                                  Li  em um convite  de formatura onde os formandos estavam fazendo agradecimentos aos pais, que dizia assim :


                AOS PAIS

"As sementes do medo  não brotarão
nos nossos olhos inocentes.
Nem a noite marcará com tinta
opaca nosso pequeno coração
Voces  nos ajudaram, e agora
alcançaremos nossa bandeira
Muito alto, onde nenhum sapato
pode alcançar. E brincaremos
com o vento, e o  arco-iris ;
e cantaremos  canções , livres
como as borboletas;   sem bicho
papão, nem boi da cara preta"

Obrigado por tudo e para sempre.

                TEUS FILHOS.

____________________________________________

                        Agora vejam o que disseram sobre pais:

"Pai, você é tudo o que  um dia nós sonhamos ser"

"É na vida que a gente aprende que   "PAI" pode ser o melhor sinônimo de  "PROFESSOR"

"Os pais falam na geração  moderna como se não tivessem nada que ver com ela"   (Tony Pettito)

"Meu herói favorito usa grava
Tem o poder do super abração
E sua missão é me proteger
O nome dele é  Super Pai"

"A expressão tal pai, tal filho costuma gerar  certo desconforto
no meio profissional"

"Aprendemos a ser filhos depois que  somos pais.
Só aprendemos a ser pai depois que somos avós"

"Pai, não eduque seu filho para ser rico, eduque-o para ser  feliz.
Assim ele saberá o valor das coisas e não o seu preço"

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

VOCÊ ACREDITA EM SORTE ?





                                         Se você  acredita em sorte, para ser coerente você tem que acreditar em azar também, senão a sorte e o azar vão virar uma coincidência.
                                          Realizar os  desejos é fácil. É so ir a uma fonte dos desejos e fazer um pedido e atirar  uma moedinha nas aguas. Casar também  não dá trabalho, basta  comer um  pedaço do bolo de Santo Antonio no dia dele  ou pegar  o buquê  da noiva e pronto. Matrimonio na certa !
                                           Para espantar visita, uma vassoura atrás da porta, mas para que ela volte  é o dono da casa  quem deve abrir a maçaneta quando ela for embora. E se  uma  joaninha pousar  no seu ombro, agradeça é o seu dia de sorte !
                                            Ninguèm  sabe de onde vieram  esses rituais que não segue  nenhuma lógica, ou quem começou com eles. Desde  que o mundo  é mundo , quando  o homem olhou para a vida e achou que podia controla-la, convivemos  com as supertições, de um jeito  inexplicavel .
                                             Esses pequenos hábitos organizam os fatos dos dias, devolvendo a eles o seu mistério. Eu me lembro dos almoços em casa , quando um talher  caía no chão. Se fosse  uma faca, era um homem bravo que entraria pela porta. Se fosse uma colher, vinha uma mulher faladeira. E se fosse garfo que caía ? perguntavamos  olhando para fora espiando qual o tipo de pessoa que  deveria estar  virando a esquina. E como  para o garfo não havia nada previsto inventávamos: vai chegar  uma criança de cabelo espetado ! ou um menino magrelo !
                                              Esse olhar mágico para as coisas  foi moldando, lentamente, o modo  de enxergar a vida. É como se cada um desses  gestos, guardasse um segredo , uma possibilidade de trazer algo maravilhoso e inesperado. De repente  encontro alguém  desviando do mesmo gato  preto em um  sorriso cúmplice , ou buscando o prato de lentilhas na ceia do ano novo. Sete lentilhas ou sete uvas?
                                               Na praia pulando 7 ondas no dia 31 de dezembro e como se todas aquelas pessoas todas vestidas  de branco, jogando  na agua flores  para Yemanjá, pedindo amor e felicidade no meio do mar.
                                                Se funciona  ou não, não  importa. Mas não custa nada fazer. Senão , pode dar um azar.....    ou melhor má sorte, que só de ouvir essa palavra bato 3 vezes na madeira, para afastar o mau-olhado.

                                                                                       Rita  Loyola

_____________________________________________________

Vejam agora o que disseram sobre azar e sorte:

"Se bater na madeira isolasse o azar, pica-pau não estaria  em extinção"

"Se pé de coelho desse sorte, coelho encontraria cenoura  em cada
 moita que passase"                        ( Neimar Barros)


"Quem põe ferradura atrás da porta para dar sorte,  tem mentalidade
suficiente para um dia usa-la na sola do pé"
                                                       (Neimar Barros)


"As vezes é preciso de pouco para que a sorte esteja a seu favor, tais como:
Amor    -       Sorte-        Trabalho"




terça-feira, 7 de agosto de 2012

A SABEDORIA INDIGENA







Quando o branco europeu  aqui chegou, os indios já moravam aqui. Eles são os verdadeiros donos da terra.
Dentre os muitos legados indígenas, à  sociedade que foi constituida em seu território, os  mais   importantes foram sem duvida, o do sangue e genes.




                    



                           Quando a caravela despontou
no horizonte começou o declínio  de uma raça. O homem branco trazia os paus-de-fogo (armas), micróbios letais  e uma cultura inacessível ao indígena.
                                 Essas três armas destruiram os indios do Brasil. Em alguns séculos, foram reduzidos a algumas dezenas de milhares de individuos.
                                  Nações inteiras foram extintas e uma grande parte do acervo cultural perdeu-se ou  degenerou.Subsistem atualmente no Brasil onze áreas culturais indígenas, apenas. Dia 19 de abril é comemorado  no Brasil o Dia do Indio.
                                 As  frases que virão logo abaixo pertencem ao acervo da sabedoria indígena. Então vamos a elas :






"Tudo na Terra tem um propósito, cada doença uma erva para curar . Cada pessoa  uma missão para cumprir.  Esta é a concepção  dos indios sobre a existência......."
                                                                                                   (India Salish )


"Que meus inimigos sejam fortes e bravos para que eu não sinta  remorsos ao derrota-los"
                                                                                            (Provérbio  Sioux )


"Não basta falar sobre a paz, é preciso pensar, sentir, agir e  viver em paz"
                                                                                          (Provérbio  Shenandoah)


"Seremos conhecidos para sempre pelas pegadas que deixamos"
                                                               (Indios Dakota)

"No dia do seu nascimento, você  chorou e o mundo  se alegrou.
Viva sua vida de modo  que no dia de sua morte , o mundo  chore e você se alegre."
                                                                         (Indio Cherokee )


"Somente após a última árvore  ser cortada.
Somente após o último rio ser envenenado
após o último peixe ser pescado
Somente então o homem   descobrirá
que dinheiro não pode ser comido"
                    (Provérbio Cree )



sábado, 4 de agosto de 2012

CURIOSIDADES INTERESSANTES




                                             Você sabia que todo grande lider é um grande curioso? Com a curiosidade o lider torna-se  mais criativo e estabelece  melhores vinculos com a organização de seu trabalho e na relação com as pessoas  ao seu  redor.

                                1- QUANTOS LITROS DE  ÁGUA HÁ NOS OCEANOS?

Na matemática das águas, os numeros são os seguintes: 71% da superficie do planeta  Terra  são ocupados  por água. Deste percentual, 97%  constituem água do mar, o que equivale  a pouco mais de  1,368 bilhão  de quilometros cúbicos. Entre os quatro oceanos existentes, o maior é o Pacífico com 707,6 milhões  de   quilometros cúbicos de água. Em segundo  vem o Atlantico, com  323,6  milhões de  quilometros cúbicos. Depois  é a vez do Oceano Indico, que tem  291 milhões  de quilometros cúbicos de água. O Antartico  tem 28,8 milhões e o  menor  o  Artico com 17  milhões de quilometros cúbicos de água.


                               2- PORQUE Q PALMA DA MÃO  E A SOLA DO PÉ  NÃO SE BRONZEIAM ?

Porque a pele  dessas partes são diferentes: a derme é mais grossa do que as demais áreas do corpo


                                3-QUAL A DIFERENÇA ENTRE RAIO, RELÃMPAGO E TROVÃO  ?

O raioé uma descarga elétrica produzida entre duas  núvens eletrizadas ou entre a Terra e a núverns.
O relâmpago é a luz do raio.     O trovão é o som dele.

                                4- PORQUE AS BOLHAS DE SABÃO SÃO REDONDAS ?

A bolha  é uma película de líquido  cheia de ar. O ar faz pressão  para fora , enquanto a atração  entre as moléculas de água puxa a película  para dentro. A forma arredondada da bolha resulta do  equilíbrio entre as duas forças.

                                  5- QUANDO COMEÇOU OFICIALMENTE O SÉCULO XXI ?

No dia 1º  de janeiro de 2001, uma segunda-feira. Nunca existiu  o ano zero em nosso calendário, certo? Então começamos a contar  do ano 1 . Assim somando 2 mil anos ao ano 1, teremos 2001.
Na passagem do século XIX,  para o século XX, No entanto , as duas datas foram bastante festejadas.

                                    6- QUAL O COLÉGIO MAIS ANTIGO DO BRASIL?

É o Colégio D. Pedro II.  Ele foi fundado em 1837, no Rio de Janeiro afirma o jornalista e poeta Luiz de Aquino. O segundo mais antigo foi fundado em 1846, é o Liceu de Goias, hoje conhecido como Liceu de Goiânia.

                                                         Source:   O guia dos curiosos de Marcelo Duarte.


_________________________________________________________________

Ler para Aprender


"Se você acha a educação cara, experimente a ignorância"

"O sorriso é o cartão de visita das pessoas saudáveis"

"O herói que pratica  incrível façanha por acaso faz alarde de sua coragem, de seu denôdo, de sua nobreza ? Não.   A modestia glorifica"
                                                                                                      (Golfredo C. Coccono)